terça-feira, 13 de outubro de 2020

250 DOGMAS DE FÉ DA IGREJA CATÓLICA (VI)

PARTE IX - BATISMO

169. O batismo é um verdadeiro sacramento instituído por Jesus Cristo.

170. A matéria remota do sacramento do batismo é a verdade e a água natural.

171. O batismo confere a graça da justificação.

172. O batismo efetiva a remissão de todos os castigos do pecado, tanto eterno quanto temporal.

173. Mesmo recebido imerecidamente, o batismo válido imprime na alma do receptor uma marca espiritual indelével, o Caráter Batismal, e por esta razão, o sacramento não pode ser repetido.

174. O batismo pela água (baptismus fluminis) é, desde a promulgação do Evangelho, necessário para todo o homem sem exceção para a sua salvação.

175. O batismo pode ser validamente administrado por qualquer pessoa.

176. O batismo pode ser recebido por qualquer pessoa em perigo de vida e que ainda não tenha sido batizada.

177. O batismo de uma criança recém-nascida é válido e lícito.


PARTE X - CONFIRMAÇÃO

178. A confirmação é um verdadeiro sacramento propriamente assim chamado.

179. A confirmação imprime sobre a alma uma marca espiritual indelével, e por esta razão, não pode ser repetida.

180. O ministro ordinário da confirmação é somente o bispo. 
(Em casos de força maior, também um padre pode ser nomeado pelo bispo a fim de administrar este sacramento).


PARTE XI - A SANTA EUCARISTIA

181. O Corpo e o Sangue de Jesus Cristo estão verdadeiramente, realmente e substancialmente presente na Eucaristia.

182. Cristo torna-se presente no Sacramento do Altar pela transformação de toda a substância do pão em seu Corpo e de toda a substância do vinho em seu Sangue.

183. Os acidentes do pão e vinho continuam após a transformação da substância.

184. O Corpo e Sangue de Cristo juntos com a sua Alma e Divindade e, portanto, todo o Cristo, estão verdadeiramente presentes na Eucaristia.

185. O Cristo Completo está presente sob cada uma das duas Espécies.

186. Quando qualquer Espécie consagrada é dividida, o Cristo Completo está presente em cada parte das Espécies.

187. Após o término da Consagração, o Corpo e Sangue estão permanentemente presente na Eucaristia.

188. O Culto da Adoração (latria) deve ser dado ao Cristo presente na Eucaristia.

189. A Eucaristia é um verdadeiro sacramento instituído por Jesus Cristo.

190. A matéria para a consumação da Eucaristia é o pão e o vinho.

191. Para a criança antes da idade da razão, a recepção da Eucaristia não é necessária para a salvação.

192. A comunhão sob duas espécies não é necessária para qualquer membro individual dos fieis, quer pela razão do preceito divino, quer como meio da salvação.

193. O poder da consagração reside apenas nos sacerdotes consagrados validamente.

194. O sacramento da eucaristia pode ser validamente recebido por todas as pessoas batizadas em perigo de vida, incluindo crianças jovens.

195. Para a recepção válida da eucaristia, são necessários o estado de graça e a disposição apropriada e devota.

196. A Santa Missa é um sacrifício verdadeiro e distinto.

197. No Sacrifício da Missa, o Sacrifício de Cristo na Cruz é feito presente, a sua memória celebrada e o seu poder salvífico empregado.

198. No Sacrifício da Missa e no Sacrifício da Cruz, o Dom Sacrifical e o Sacerdote Sacrificante Primário são idênticos; apenas a natureza e o modo de oferecimento são diferentes.

199. O Sacrifício da Missa não é meramente um sacrifício de louvor e ação de graças, mas também um sacrifício da expiação e impetração.

(Compilação da obra 'Fundamentos do Dogma Católico', de Ludwig Ott)