1. Eu tenho um Anjo da Guarda?
Sim, qualquer ser humano tem um anjo da guarda.
2. Quando eu recebi o meu Anjo da Guarda?
No momento da vossa concepção. O vosso anjo foi-vos dado mesmo antes das graças do batismo! Isto é porque os anjos são dados aos seres humanos em virtude da nossa razão e não da nossa graça batismal.
3. O meu anjo foi Anjo da Guarda de alguém antes de mim?
Provavelmente não. Cada ser humano recebe um anjo. No entanto, é teoricamente possível (apesar de muito improvável) que um anjo possa ser reposicionado se o seu primeiro humano for condenado ao inferno.
4. O meu Anjo da Guarda vai estar comigo na próxima vida?
Se fordes para o Céu, o vosso anjo estará convosco na glória como companheiro e amigo eterno. Ao contrário, se fordes para o inferno, o anjo vai deixar-vos e, em vez dele, recebereis um demônio que vos há de atormentar para todo o sempre.
5. O meu Anjo da Guarda já me conhecia antes de nascer?
Sim. Não só pelo conhecimento natural dos anjos, mas também por um conhecimento especial dado por Deus: o vosso anjo conheceu-vos desde o momento da sua entrada no Céu, depois da sua criação.
6. O meu Anjo da Guarda é um arcanjo?
Quase com certeza não. Parece que os anjos da guarda são todos escolhidos do coro mais baixo de anjos, chamado 'Anjos'. Os Arcanjos estão sobre este coro e não parecem ter a função dos anjos da guarda. É possível que um anjo da guarda possa receber ajuda e conselhos dos arcanjos, ou mesmo de um serafim.
7. O meu Anjo está sempre comigo?
Sim, o vosso anjo vigia-vos sempre porque Deus vos guia sempre com a sua Providência. Um anjo está localmente presente quando atua como causa completa e imediata em um corpo; assim, o anjo até pode estar localmente presente aos vossos pés. Em qualquer dos casos, o vosso anjo está espiritualmente presente na vossa alma; a não ser no caso daqueles condenados ao inferno depois da morte.
8. Os meus pecados fazem o meu Anjo da Guarda ficar triste?
Não. O vosso anjo goza da visão perfeita de Deus e, portanto, não pode estar triste, pois todos aqueles que veem Deus estão felizes com perfeição. Tal como Deus permite que pequem, também o vosso anjo permite que caiam - isso não o faz ficar triste, porque ele tem sempre alegria ao olhar para o plano de Deus. Ainda assim, é provável que o vosso anjo experimente um desgosto geral com os vossos pecados.
9. O meu Anjo da Guarda luta contra o demônio em meu favor?
Claro! Lembrem-se do livro de Tobias: Rafael salvou Tobias dos demônios que estavam a atormentar Sara.
10. O meu Anjo da Guarda pode trabalhar com outros Anjos da Guarda para obter algo muito bom?
Sim, com certeza. O Padre Pio enviava regularmente o seu anjo da guarda para trabalhar com outros anjos. Os anjos regozijam-se em trabalhar juntos para o nosso maior bem.
11. O meu Anjo da Guarda pode 'discutir' com outros Anjos da Guarda?
Num certo sentido, sim. Os vários anjos da guarda trabalham a um nível mais imediato quando guiam a espécie humana. Assim, apesar de todos os anjos da guarda estarem totalmente dedicados ao plano de Deus, é possível que existam movimentos contrários parciais ou temporários na forma como este plano é concretizado. São Tomás usa isto como uma interpretação da divisão entre Gabriel e o anjo da Pérsia no livro de Daniel. Como diz o Doutor Angélico: 'Diz-se que os anjos se resistem uns aos outros; não que as suas vontades estejam em oposição, visto que são uma só mente no que toca ao cumprimento dos decretos divinos, mas sim que as coisas sobre as quais procuram conhecimento estão em oposição' (ST I, q.113, a.8).
12. O meu Anjo da Guarda pode afetar a realidade física à minha volta?
Sim. Santa Gemma Galgani pedia regularmente ao seu anjo da guarda para enviar cartas por ela: muitas cartas foram enviadas e entregues ao seu diretor espiritual, enquanto ele estava em Roma.
13. Posso dar um nome ao meu Anjo da Guarda?
Talvez, mas temos que ter em conta que normalmente compete ao superior nomear o inferior. Assim, não parece próprio a um ser humano dar nome a um anjo.
14. O meu Anjo tem um nome?
Quase com certeza, sim. Deus nomeou todos os seus anjos - ou talvez os anjos superiores deram nomes aos inferiores.
15. Como é que eu descubro o nome do meu Anjo da Guarda?
Pode-se perguntar, obviamente, mas é também possível que isso não vos seja revelado nesta vida. Penso que no Céu todos saberemos os nomes dos nossos anjos da guarda.
16. É possível ter uma devoção exagerada ao nosso Anjo?
Desde que se tenha em mente que o vosso anjo é uma expressão do amor e da Providência de Deus (e não um ser para ser considerado sozinho), não há perigo em deter uma devoção demasiado forte ao vosso anjo da guarda.
17. Jesus Cristo tinha um Anjo da Guarda?
Sim, como qualquer outro ser humano, Cristo tinha um anjo da guarda. É provável que o seu anjo da guarda fosse o maior de todos os anjos do coro inferior de anjos.
18. O Anticristo vai ter um Anjo da Guarda?
Terá um anjo da guarda como qualquer outro ser humano. Mesmo que ele venha a ser um grande inimigo de Deus, o Senhor vai continuar a amá-lo - a expressão deste amor é o dom gratuito de possuir um anjo da guarda.
19. Quantos Anjos existem no coro dos Anjos?
Existem incomparavelmente muito mais anjos que seres humanos. Assim, apesar de os anjos da guarda só serem escolhidos do coro mais baixo dos anjos, é provável que o coro tenha bem mais anjos que o número de humanos que já existiram, existem e hão de existir.
20. Quantos Anjos da Guarda podem existir?
O único limite ao número de Anjos da Guarda é o número de seres humanos que hão de existir e não o número de anjos existentes no coro dos anjos.
Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!