sábado, 20 de maio de 2017

CAMPANHAS DA FRATERNIDADE NO BRASIL (IV)

TERCEIRA FASE (cont.): 2000 - 2017

As premissas das campanhas da fraternidade no século XXI têm mantido o mesmo foco central nas questões e problemas sociais mais específicos à realidade do Brasil, a exemplo das campanhas anteriores. Além das campanhas tradicionais, coordenadas pela CNBB, foram realizadas, neste período, quatro Campanhas da Fraternidade Ecumênicas, envolvendo as igrejas participantes do chamado Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)*: a primeira CFE com o tema 'Dignidade Humana e Paz' foi realizada no ano 2000, a segunda, em 2005, teve como tema 'Solidariedade e Paz'; a terceira, em 2010, discutiu o papel da economia na sociedade com o tema 'Economia e vida' e a quarta, realizada em 2016, contemplou com o tema 'Casa Comum, nossa responsabilidade', a discussão sobre o direito ao saneamento básico para todas as pessoas.

* que tem como membros participantes a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e a Igreja Presbiteriana Unida.

37. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2000

Tema: Novo Milênio sem Exclusões

Lema: Dignidade Humana e Paz

Objetivo Geral: Unir as Igrejas cristãs no testemunho comum da promoção de uma vida digna para todos, na denúncia das ameaças à dignidade humana e no anúncio do evangelho da paz.

38. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2001

Tema: Campanha da Fraternidade

Lema: Vida Sim, Drogas Não!

Objetivo Geral: Mobilizar a comunidade eclesial e a sociedade brasileira para enfrentar corajosamente o grave e complexo problema das drogas, que arruina milhares de vidas e afeta profundamente a paz social.

39. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2002



Tema: Fraternidade e os povos indígenas

Lema: Por uma terra sem males

Objetivo Geral: Motivar a conversão das pessoas, da sociedade e da própria Igreja para a solidariedade, a justiça, o respeito e a partilha, dando especial destaque, desta vez, aos povos indígenas.


40. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2003

Tema: Fraternidade e pessoas idosas

Lema: Vida, dignidade e esperança

Objetivo Geral: Motivar todas as pessoas, para que, iluminadas por valores evangélicos, sejam construtoras de novos relacionamentos, novas estruturas, que assegurem valorização integral às pessoas idosas e respeito aos seus direitos.


41. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2004


Tema: Fraternidade e água

Lema: Água, fonte de vida

Objetivo Geral: Conscientizar a sociedade que a água é fonte da vida, uma necessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para que este direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras.


42. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2005


Tema: Campanha da Fraternidade Ecumênica

Lema: Felizes os que promovem a paz

Objetivo Geral: Unir Igrejas cristãs e pessoas de boa vontade na superação da violência, promovendo a solidariedade e a construção de uma cultura de paz.


43. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2006


Tema: Fraternidade e Pessoas com Deficiências

Lema: Levanta-te, vem para o meio!

Objetivo Geral: Conhecer melhor a realidade das pessoas com deficiência e refletir sobre a sua situação, à luz da Palavra de Deus e da ética cristã, para suscitar maior fraternidade e solidariedade em relação às pessoas com deficiência, promovendo sua dignidade e seus direitos.

44. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2007


Tema: Fraternidade e Amazônia

Lema: Vida e missão neste chão

Objetivo Geral: Conhecer os valores e a criatividade dos povos da Amazônia e as agressões que sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural, a fim de chamar à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento humano baseados nos valores humanos e evangélicos.

45. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2008


Tema: Fraternidade e Defesa da Vida Humana

Lema: Escolhe, pois, a vida (Dt 30,19)

Objetivo Geral: Levar a Igreja e a sociedade a defender e a promover a vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural, compreendida como dom de Deus e corresponsabilidade de todos, na busca de sua plenificação.


46. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2009


Tema: Fraternidade e Segurança Pública

Lema: A paz é fruto da justiça (Is 32, 17)

Objetivo Geral: Suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.

47. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2010


Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24)

Tema: Economia e Vida

Objetivo Geral: Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.

48. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2011

Lema: A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta

Objetivo Geral: Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam a enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

49. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2012

Lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (Eclo 38,8)

Tema: Fraternidade e saúde pública

Objetivo geral: o grande objetivo da campanha deste ano é refletir sobre a realidade da saúde no país em vista de uma vida saudável. Sabemos que a vida, a saúde e a doença são um mistério, verdadeiros dons de Deus, ambas relacionadas à ordem corporal e à espiritual, necessitando sempre de cura.

50. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2013

Lema: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)

Tema: Fraternidade e Juventude

Objetivo geral: acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.


51. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2014

Lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou

Tema: Fraternidade e Tráfico Humano

Objetivo geral: identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

52. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2015

Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade

Lema: Eu vim para servir ( Mc 10,45)

Objetivo geral : aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.


53. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2016

Lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.

Tema: Casa comum, nossa responsabilidade

Objetivo Geral:  o objetivo principal da iniciativa é chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

54. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2017

Lema: Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15).

Tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida

Objetivo Geral: cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.