👉 São Pio X (século XX): 'Vi um dos meus sucessores fugindo por cima dos corpos de muitos dos seus irmãos. Encontrará refúgio disfarçado em algum lugar e, depois de um curto período, terá uma morte cruel. A atual maldade do mundo é apenas o começo das iniquidades que devem ocorrer antes do fim do mundo'.
👉 Pio XII (século XX): 'Acreditamos que a hora atual é uma fase terrível dos acontecimentos preditos por Jesus Cristo. Parece que as trevas estão prestes a dominar o mundo e a humanidade será refém de uma crise suprema'.
Comentários: Depois de citar explicitamente São Pio X e Pio XII, o papa João XXIII apresentou palavras francamente contrastantes na abertura do Concílio Vaticano II: 'Sentimo-nos obrigados a discordar dos profetas da escuridão, que estão sempre a prever desastres, como se o fim do mundo estivesse próximo. Na ordem atual das coisas, a Divina Providência conduz a humanidade a uma nova ordem das relações humanas que, por esforço próprio dos homens e mesmo para além das suas próprias expectativas, se orientam para a realização dos superiores e inescrutáveis desígnios de Deus. E tudo, mesmo as diferenças humanas, conduz ao bem maior da Igreja'.
Com base nesta declaração, não podemos deixar de observar que João XXIII discordou de São Pio X e Pio XII, bem como de todas as almas santas que receberam revelações privadas anteriores. Além disso, deveríamos acreditar então que os esforços dos homens levarão, automaticamente, por assim dizer, ao cumprimento dos desígnios de Deus, mesmo que os esforços dos homens atuais não sejam visivelmente dirigidos para a maior glória de Deus. Não posso deixar de recordar uma das teses mais queridas de Teilhard de Chardin (cujos livros foram condenados pelo Santo Ofício), que equiparava o progresso humano (tecnológico ou outro) ao desenvolvimento espiritual. A última frase da passagem acima agrava ainda mais este pedaço de humanismo teilhardiano ao afirmar que mesmo as diferenças conduzem ao bem maior da Igreja. Permita-me sugerir que, desde 1962, quando este discurso foi proferido, as crescentes diferenças no seio da Igreja Católica não parecem ter feito muito bem! Karl Marx ensinou que os conflitos e as divergências funcionam sempre para o bem da causa em causa, mas não estávamos preparados para ouvir isto da boca de um papa. No entanto, para fazer justiça ao bom Papa João XXIII, devo acrescentar que este discurso de abertura foi escrito para ele pelo então Cardeal Montini.
👉 Bispo Christianos Ageda (século XII): 'No século XX, haverá guerras e conflitos que durarão muito tempo; províncias inteiras serão esvaziadas dos seus habitantes, e reinos inteiros serão lançados no caos. Em muitos lugares a terra ficará sem cultivo e haverá grandes massacres dos membros das classes mais altas. A mão direita do mundo temerá a esquerda, e o norte prevalecerá sobre o sul'.
👉 Abade Joaquim Merlin (século XIII): 'Depois de muitos e longos sofrimentos suportados pelos cristãos, e depois de uma grande efusão de sangue inocente, o Senhor dará paz e felicidade às nações desoladas. Um papa notável estará sentado no trono pontifício sob a proteção especial dos anjos. Santo e cheio de doçura, ele há de desfazer todos os erros; recuperará o Estado da Igreja e reunirá os poderes temporais exilados. Será venerado por todos e recuperará o Reino de Jerusalém. Reunirá as Igrejas do Oriente e do Ocidente. A santidade deste Pontífice benéfico será tão grande que os mais altos potentados se curvarão na sua presença. Todos os homens voltarão à Igreja primitiva, e haverá um só Pastor, uma só Lei, um só Mestre - humilde, modesto e temente a Deus. Antes de se estabelecer firme e solidamente na Santa Sé, porém, haverá inúmeras guerras e conflitos violentos durante os quais o Trono sagrado será abalado. Mas, pelo favor da misericórdia divina, movida pelas orações dos fiéis, tudo correrá tão bem que eles poderão cantar hinos de ação de graças à glória do Senhor. Para obter estes felizes resultados, tendo necessidade de um poderoso auxílio temporal, o Santo Pontífice pedirá a colaboração do generoso Rei da França'.
Comentários: Todas estas referências a reis, tronos e reinos pode parecer tão irremediavelmente desatualizada que o leitor pode sentir-se tentado a rejeitar todas estas profecias como fantasias. Eu o sei bem; todos nós fomos educados na convicção de que as formas populares de governo são sinônimo de progresso, e que a democracia e o progresso são inseparáveis. Por conseguinte, com base nestas premissas, pensa-se que um regresso a formas de governo não populares significa necessariamente um regresso à Idade das Trevas. Mas não devemos ser demasiado otimistas na nossa avaliação do mundo moderno. A história das civilizações passadas mostra que os governos têm sido, na sua maioria, não-populares, e ninguém negará que algumas das civilizações extintas atingiram, de fato, padrões muito elevados... Ao rever as civilizações passadas num livro anterior que publiquei em língua francesa, dei provas de que esses períodos gozavam de uma estabilidade comparativa. Houve guerras, é certo, mas essas guerras não envolviam toda a nação e todo o povo, como acontece atualmente, mas apenas os exércitos regulares de soldados profissionais. De fato, foi Napoleão I quem primeiro introduziu o recrutamento obrigatório em grande escala, obrigando assim as outras nações europeias a seguirem o exemplo. Assim, o mito da 'soberania popular' deu rapidamente lugar à verdadeira maldição do envolvimento popular na guerra. A história mostra ainda que os períodos de governos populares foram também períodos de decadência e degenerescência e que acabaram, no caos e na anarquia, como as brilhantes civilizações que acabei de referir. Estas são lições que não devemos esquecer; e, se não as esquecermos, talvez nos ajudem a reavaliar o valor dos ensinamentos que nos foram transmitidos nos nossos tempos de escola sobre o 'progresso' moderno - ensinamentos que seguem fielmente a cartilha de uma certa filosofia judaico-maçônica.
Agora, o ponto que eu gostaria de salientar é o seguinte: a catástrofe que se aproxima será de tal magnitude que toda a nossa civilização seria destruída se não fosse a presença da Igreja. É a Igreja que salvará a civilização. E a totalidade dos erros da nossa era moderna será exposta e rejeitada por aqueles que sobreviverem, o que explica o súbito retorno a formas não-populares de governo.
👉 João de Vatiguerro (século XIII): 'Os saques, a pilhagem e a devastação dessa cidade famosíssima que é a capital e o fascínio da França terão lugar quando a Igreja e o mundo estiverem gravemente perturbados. O papa mudará de residência e a Igreja não será defendida durante vinte e cinco meses ou mais, porque, durante todo esse tempo, não haverá papa em Roma, nem imperador e nem governante na França. Mas, depois disso, um jovem príncipe cativo recuperará a Coroa dos Lírios e estenderá os seus domínios por todo o mundo. Depois de muitas tribulações, será eleito um papa entre os que sobreviveram às perseguições. Com a sua santidade, ele reformará o clero e o mundo inteiro venerará a Igreja pela sua santidade, virtude e perfeição'
Comentários: Esta é a primeira de muitas referências à destruição de Paris, que terá lugar num período em que a Igreja e o mundo estarão em caos profundo. Esta é também a primeira de muitas referências ao exílio do papa e à desocupação da Santa Sé. A França estará envolvida com uma guerra civil assassina, mas será salva pelo Príncipe - o futuro Grande Rei.
Aqui uma palavra de cautela: embora o Príncipe seja coroado Rei de França, e embora se diga 'que estenderá os seus domínios por todo o mundo', isto não deve ser entendido como significando que a França conquistará o mundo inteiro - e isso por duas razões diferentes: primeiro, porque este Rei será também coroado Rei de outros países europeus (e pode inclusive não ser francês). Será, de fato, Imperador da Europa, e é como tal que estenderá os seus domínios por todo o mundo. Segundo, porque 'por todo o mundo' não significa 'pelo mundo inteiro'. Seria estranho supor que um imperador europeu quisesse dominar todos os povos da Europa, África, América e Austrália. Significa, na verdade, que ele dominará e guiará várias nações em certas partes do mundo e que exercerá forte influência sobre as outras.
(Excertos da obra 'Catholic Prophecy: The Coming Chastisement', de Yves Durant)