371. ENORME PERDA
Nero, antes de ser imperador, numa noite de jogo perdeu um milhão de sestércios. Sua mãe mandou por sobre uma mesa uma quantia igual em moedas e disse-lhe: 'Vê o que perdeste, o que te custou uma só noite de jogo!' Ao ver aquilo, Nero concebeu grande horror àquela espécie de jogo.
372. A MÃO COM QUE JURARA
Rodolfo da Suécia jurara fidelidade ao imperador Henrique IV. Rebelou-se, violando o seu juramento, e na batalha de Merseburgo sofreu a amputação da mão direita por parte de Godofredo de Bouillon. Rodolfo, agonizando, contemplava a mão truncada e exclamou: 'E' a mão com que eu tinha jurado fidelidade ao meu imperador!'
373. MARTÍRIO DE SÃO CANUTO
São Canuto, rei da Dinamarca, ordenara que em seu reino se pagasse o dízimo à Igreja, como era de justiça. Um tal Blancon excitou o povo, o qual, indignado contra o soberano, deu-lhe morte cruel. Deus enviou sobre a Dinamarca uma terrível carestia, enquanto que nos povos vizinhos havia abundância de tudo. Êsse castigo não cessou enquanto o povo não reconheceu o seu crime e pediu perdão a Deus.
374. NÃO MURMURAR
Santo Agostinho não admitia que, em sua presença, se murmurasse ou ofendesse a honra do próximo. Razão por que mandou por sobre a sua mesa esta inscrição: 'A esta mesa não se assente quem fala mal do ausente'.
375. NÃO TINHA O NECESSÁRIO
Apresentou-se ao missionário um velho chinês, que lhe pediu que mandasse construir uma igreja em sua vila. Respondeu-lhe o missionário que não era possível por não dispor dos meios necessários.
➖ Eu vos ajudarei - disse o chinês.
➖ Sim; mas seriam necessários cerca de dois mil escudos - respondeu o missionário ao ver a aparência tão pobre de seu interlocutor.
➖Eu os tenho e estão à vossa disposição - disse o velho - porque há quarenta anos que penso na necessidade de uma igreja e, gastando apenas o necessário, para comer e vestir, consegui economizar essa soma. Um belíssimo exemplo de um pagão convertido.
(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)