sexta-feira, 15 de março de 2024

QUANDO O INFERNO É AQUI...


Na sexta-feira passada desta Quaresma, dia 08/03 e dia internacional da mulher, a França passou a incorporar um dispositivo legal que determina a possibilidade da interrupção voluntária da gravidez como um direito previsto na Constituição. Com isso, o país tornou-se o único do mundo a garantir a interrupção voluntária da gravidez na própria Constituição.

Na França, as mulheres já tinham o direito ao aborto garantido por lei desde 1975, permitindo que as mulheres abortassem até a 14ª semana de gestação. Mas agora, como direito constitucional, é praticamente cerceado qualquer potencial tentativa de impedimento para uma interrupção voluntária de uma gravidez na França. A aprovação do projeto foi esmagadora nas casas legislativas e teve grande apoio popular. O passo seguinte do governo francês é a promoção desta legislação constitucional do aborto para todos os demais países da União Europeia.

Que rumos da história puderam levar a França a esse abismo de fé e de confrontação a Deus? A França sempre foi conhecida como a 'filha primogênita da Igreja', porque os francos foram o primeiro dos povos bárbaros a serem convertidos ao catolicismo, no evendo do batismo do Rei Clóvis por São Remígio (em 25 de dezembro do ano 496). Desde então, a França passou a ter um papel singular na história da Igreja e da Civilização Cristã, berço de um portentoso número de santos e santas (São Bernardo de Claraval, Santa Joana d'Arc, São Vicente de Paulo, São Luís Grignion de Montfort, Santa Teresa de Lisieux, Santa Margarida Maria Alacoque, São João Maria Vianney...) e de manifestações da própria Mãe de Deus. Nossa Senhora manifestou-se em território francês por três vezes: em 1830 como Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, em 1846 como Nossa Senhora de La Salette e, em 1858, como Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Lourdes. Nenhum outro país foi agraciado com tantas aparições.

Quando se voou tão alto e se perde as asas, a queda tende a ser tenebrosa. Por certo seria uma temeridade imaginar o destino de qualquer nação, cristã ou não, que desconsidera o direito à vida dos seus filhos mais vulneráveis, que legaliza na própria constituição a matança destes inocentes. Mas o que pensar do futuro se tal nação é a 'filha primogênita da Igreja' e, por isso, contemplada com tantos privilégios do Céu? Que nação da terra pode ser capaz de confrontar na época atual com a França a partir de agora, em termos do abandono das graças da Providência Divina e de sublimar à exaustão os limites da ira santa de Deus?