sexta-feira, 8 de março de 2024

TESOURO DE EXEMPLOS (306/310)

 

306. POR TER QUEBRADO UM VASO

Um grande nobre de Roma convidou à sua mesa o imperador Augusto. Durante o festim, um escravo quebrou um vaso de cristal, pelo que seu amo o condenou à morte. Indignado, Augusto quebrou toda a baixela, dizendo: 'Cruel! Ignoras que a vida de um homem é mais preciosa que todas estas baixelas?'

Deus, às vezes, faz o mesmo com algum pecador: tira-lhe todos os bens para que abra os olhos e veja o grande mal que fêz, porque se lhe deixa com estes males até ao fim, o castigo será mais terrível.

307. ÉS UMA GRANDE PECADORA

São Filipe Néri  foi visitar a Irmã Escolástica, da Congregação de Santa Marta, que se julgava condenada, e disse-lhe:
➖ O céu lhe pertence: ele é seu.
➖ É impossível, senhor padre - disse ela.
➖ Aí está a sua loucura - respondeu o santo ➖ Por quem morreu Jesus?
➖ Pelos pecadores.
➖ Pois bem, a senhora é uma grande pecadora e Jesus morreu para salvá-la; portanto, o céu é seu.

308. DEUS EXISTE

Tornou-se muito conhecido nos Estados Unidos o ateu Whitney. Encontrando-se, últimamente, num hotel de Baltimore em companhia de alguns amigos, começaram a falar de assuntos religiosos. Whitney negou impiamente a existência de Deus, e acrescentou: 'Vou provar-vos claramente que Deus não existe. Exijo que o assim chamado Todo-Poderoso me mate imediatamente; não o fará porque não existe'.

Apenas o ateu atinha pronunciado essa blasfêmia e já caiu por terra. Os amigos acudiram, mas em vão. O homem estava morto. A morte trágica desse ateu causou por toda a parte uma terrível impressão (N. Y. H., 1904).

309. NAPOLEÃO E LAPLACE

O imperador Napoleão I perguntou um dia ao ímpio astrônomo Laplace se admitia a existência de Deus. Laplace respondeu: 'Estudei e observei minuciosamente o firmamento e não encontrei Deus'. Napoleão acertadamente observou: 'Coisa estranha! Se encontro uma obra de arte, suponho um artista, e se contemplo o universo, essa obra tão maravilhosa em si e em todas as suas partes, digo a mim mesmo: Deve ser obra de um artista que é tanto mais superior que o universo, pois sobrepuja tôdas as obras-primas feitas pelos homens. Uma máquina pressupõe o engenheiro, uma casa um construtor, o relógio um relojoeiro... A simples razão nos diz isto, e não é preciso ser grande sábio para possuir um tal conhecimento'.

310. A GRATIDÃO PARA COM DEUS

A venerável Amélia de Vannes tinha o santo costume de elevar o seu espírito a Deus. Vendo um cão, por exemplo, ela fazia esta consideração: Este animal é amigo do homem; fiel e grato, acompanha-o sempre, faz-lhe festa, retribui com carícias o bom trato que se lhe dá. O homem, porém, que recebe de Deus benefícios sem conta, benefícios a cada instante - o homem, pela salvação do qual Deus deu seu Filho Unigênito, muitas vêzes se esquece de agradecer ao seu supremo benfeitor. Se toma um alimento, não se lembra de quem o deu; se se entrega ao repouso, nenhuma palavra de gratidão pelos benefícios que recebeu no decorrer do dia. O cão, o animal grato, envergonha o homem ingrato e mal agradecido.

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)