sexta-feira, 21 de junho de 2013

O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO (IV)


O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO

PARTE V - 1879 (I)

Setembro de 1879 (Retiro): 'Nós vemos São Miguel como vemos os anjos. Ele não tem corpo. Ele vem para levar as almas que terminaram a sua purificação. É ele quem as conduz para o Céu. Ele está entre os Serafins, como disse o monsenhor. Ele é o anjo mais elevado no Céu. Nossos próprios Anjos da Guarda vêm nos ver, mas São Miguel é muito mais belo do que eles. Quanto à Santíssima Virgem, nós a vemos em  corpo. Ela vem ao Purgatório em suas festas e volta para o Céu com muitas almas. Enquanto ela está conosco, não sofremos. São Miguel a acompanha. Quando ele vem sozinho, sofremos como de costume. Quando eu falei para você sobre o Grande e o Segundo Purgatório, era para tentar fazer você entender que existem diferentes estágios no Purgatório. Assim eu chamo de Grande Purgatório o lugar onde as almas são mais culpadas, e onde eu fiquei por dois anos sem poder dar um sinal dos tormentos que estava sofrendo. O ano em que você ouviu os meus gemidos, quando eu comecei a falar com você, eu ainda estava neste mesmo lugar.

No Segundo Purgatório, que ainda é o Purgatório mas muito diferente do primeiro, a pessoa sofre muito, mas menos do que no grande lugar de expiação. Há um terceiro estágio, que é o do Purgatório de desejo, onde não existe fogo. As almas que não desejaram ardentemente o Céu o suficiente, que não amaram a Deus o suficiente, estão lá. É aí que eu estou neste momento. Além disso, nestas três partes do Purgatório, existem muitos graus de variação. Pouco a pouco, à medida em que a alma torna-se purificada, seus sofrimentos são alterados. Agora, você realmente vai despertar e se dar a Deus? Quanto tempo eu tenho atormentado você sobre este assunto! O retiro foi um bom e vai dar frutos. O diabo é que não está satisfeito.

Deus ama muito o padre que deu o Retiro. Diga-lhe que lhe agradeço muito pelo memento que ele prometeu fazer em minha intenção na Santa Missa. Da minha parte, não serei ingrata e eu vou pedir a Deus para dar-lhe as graças que necessita. Você fez bem em dizer-lhe esta noite tudo o que eu lhe disse. A comunidade lucrou com a sua vinda, mas foi para você especialmente que ele veio. São Miguel, que a tem amado e protegido por tanto tempo, tinha o desejo que um de seus padres missionários soubesse tudo o que eu lhe disse. Deus tem seus próprios desígnios em tudo isso e você vai conhecê-los mais tarde. Mais tarde, você poderá lhe dar informações mais precisas sobre São Miguel.

Você me pergunta se o padre P. é agradável a Deus? Isto é o que você vai dizer a ele. Se ele continuar a agir como tem feito até este momento, ele é agradável aos olhos de Deus. O que Ele mais gosta nele é a sua grande pureza de intenção, seu espírito interior e sua bondade para com as almas. Diga a ele que se  continuar a unir-se cada vez mais e mais ao Coração de Jesus, quanto mais íntima esta união se tornar,  todas as suas ações e toda a sua vida serão mais meritórias na eternidade e para maior proveito das almas. Deus não espera dele uma perfeição corriqueira.

Diga a ele para estar ciente, em seus retiros e missões, em recomendar fortemente a Deus o oferecimento de suas ações diárias. Este conselho não é só para as pessoas no mundo, mas também para as comunidades religiosas. As pessoas nem sempre pensam bastante sobre isso e, consequentemente, muitas boas ações em si mesmas não receberão nenhuma recompensa no último dia, porque não foram oferecidas antes a Deus. Se o padre perceber que nem sempre suas palavras produzem os frutos que ele gostaria, que não perca nunca a coragem. Ele deve se lembrar de que Deus está contente e satisfeito com seus esforços, mesmo que ele tenha conseguido colocar nos corações de seus ouvintes apenas um pouco de amor, e mesmo que só por um quarto de hora. 

Deus me deu a conhecer isso porque o padre não a recebeu mal no outro dia quando você foi falar com ele. Faça tudo como ele pediu a você e escreva para ele tudo o que você aprendeu de mim. Não se esqueça de nada e tire proveito do conselho que ele lhe der sobre este assunto. Digo a você, mais uma vez, que foi Deus quem o enviou. Deus tem grandes desígnios em relação a tudo o que Ele faz nestes assuntos. Seja muito fiel a todas as graças que Jesus lhe dá. Mais tarde, se, como espero, Deus der a conhecer mais alguma coisa para o padre, eu lhe direi. Agradeça-o novamente por suas orações e diga a ele que eu não sou ingrata. Eu rezarei por ele, como eu faço para você no momento.

Pondere bem a ideia de que Deus quer que você seja uma santa. Você pode dizer que isso não tem nada de novo, pois Jesus a tem buscado por longo tempo, e eu também, mas agora é realmente tempo para começar a aplicar-se seriamente nessa missão. Você viu isso de uma maneira contundente durante este retiro. Não coloque obstáculos nos caminhos da graça. Deixe Deus levá-la como Ele quer, mas, acima de tudo, não resista à mais simples de Suas inspirações. Coloque a natureza e a si mesma de lado; então, quando você se livrar desse fardo, vá em frente sem fatigar-se.

Reze também por mim para que eu possa em breve estar unida ao objeto dos meus mais ardentes e persistentes desejos. Eu serei mais útil para você no Céu do que aqui. Você teve um bom pensamento quando, no dia do encerramento do retiro, me convidou para vir adorar Jesus presente em seu coração, durante a sua ação de graças após a Comunhão. Se você tivesse feito isso mais cedo, eu teria obtido muito alívio. Faça isso no futuro, antes de todas as suas orações. Ofereça também uma parte do seu trabalho por mim; como tenho um desejo tão ardente de ver a Deus!

Seus pequenos cadernos agradam muito a Deus. Este é o caminho mais curto para a grande perfeição e para uma união íntima com Jesus. Eu tenho esperado muito tempo para você mostrar um pouco mais de amor em todas as suas ações. Quanto mais a alma ama a Jesus, mais meritórias estas se tornam a Ele. Somente o amor será recompensado no Céu. Tudo o que for feito, por qualquer outro motivo, será considerado como nada. Ame a Jesus verdadeiramente, de uma vez por todas, como Ele quer que você O ame. Então eu também me beneficiarei e terei grande alívio em todos os meus sofrimentos'.

Deus está mais satisfeito comigo nestes últimos dias?

'Sim, Ele está contente porque você está se esforçando mais para agradá-lO. Você já reparou na Sua bondade e especial vigilância sobre você? Ele também não lhe tem dado muitas alegrias nestes dias? Ele sempre procederá assim com você. Quanto mais você fizer por Ele, mais Ele haverá de fazer por você. Estou muito feliz em ver que você está realmente começando a amar a Deus, que é tão bom, e trabalhar seriamente na sua perfeição. Se, permanecendo um pouco mais no Purgatório, eu pudesse obter que você chegasse à perfeição que Deus exige de você de modo a realizar os seus desígnios, eu estaria disposta a suportar esse sofrimento. Nunca olhe para trás para examinar sua conduta no passado. Deixe-se estar inteiramente nas mãos de Deus e siga em frente prontamente. Sua vida deve ser resumida em duas palavras: amor e sacrifício. Sacrifício de manhã à noite, mas sempre feito com amor. Se você soubesse o que Deus é, não haveria sacrifício que não estivesse disposta a fazer, nenhum sofrimento que você não padecesse por Ele. Se você pudesse vê-lO, mesmo por um minuto, você seria perfeitamente satisfeita e consolada... O que não será, então, vê-lO por toda a eternidade?

Não há meio termo para você. Algumas almas podem se salvar por outros meios, mas não você. Você vai ser um grande santa ou uma grande pecadora. A escolha é sua. Você se lembra como há muito tempo atrás, durante um de seus primeiros retiros, você ficou muito impressionada com estas palavras: Há algumas almas para as quais não há meio termo, ou serão anjos ou serão demônios? Aplique isso a si mesma. E reconheça que estas palavras foram ditas para você'.

13 de agosto de 1879: 'Tenho muitas coisas para lhe dizer que só você e padre vão entender. Você já pensou em agradecer a Deus por tê-lo enviado a você? Reze por ele todos os dias'.

Qual é a melhor maneira de honrar São Miguel?

'A melhor e mais eficaz maneira de glorificá-lo no Céu é honrá-lo na terra e difundir a devoção às almas do Purgatório, e dar a conhecer a grande missão que ele desenvolve junto às almas sofredoras. É ele quem está encarregado por Deus de conduzir as almas do lugar de expiação e trazê-las para a Morada Eterna após a purificação. Cada vez que uma alma chega, aumenta-se o número dos eleitos, Deus é glorificado, e esta glória de alguma forma se comunica também com o próprio ministro do Céu. É uma honra para ele apresentar ao Senhor as almas que cantarão agradecimentos e misericórdias por toda a eternidade. Eu nunca poderia fazê-la entender o amor intenso que o Arcanjo Celestial tem por seu Divino Mestre, e do amor que Deus, por sua vez, tem por São Miguel. Nem posso transmitir-lhe uma ideia verdadeira do amor e da compaixão que São Miguel tem por nós. Ele nos encoraja em nossos sofrimentos, falando-nos do Céu.

Diga ao Padre que, se ele deseja agradar São Miguel, ele deverá recomendar insistentemente a devoção às almas do Purgatório. As pessoas no mundo não pensam nisso. Quando eles perdem seus parentes ou amigos, eles dizem algumas orações, choram durante alguns dias e esse é o fim de tudo. As almas ficam abandonadas. É verdade que elas merecem isso porque, quando estavam na terra, também negligenciaram os mortos. O Juiz Divino lida conosco neste mundo de acordo com nossas ações no primeiro. Aqueles que esqueceram as santas almas são esquecidos agora, por sua vez. Isto é apenas justo. Talvez se tivessem lembrado de rezar pelos mortos e conversado um pouco sobre o Purgatório, poderiam ter agido de forma diferente. Quando Deus permite, nós podemos nos comunicar diretamente com São Miguel na forma em que os espíritos se comunicam'.

Como é celebrada a Festa de São Miguel do Purgatório?

‘Naquele dia, São Miguel vem ao Purgatório e retorna para o Céu com um grande número de almas, especialmente com aquelas que tenham sido em vida devotas a ele’.

Que glória São Miguel recebe no seu dia de festa na terra?

‘Quando a festa de um santo é comemorada na terra, ele recebe um aumento de glória acidental no Céu, mesmo quando não seja realmente lembrado na terra. Ele recebe uma recompensa especial em memória de algum ato particular de suas virtudes heroicas, ou de alguma glória particular dada a Deus em um determinado momento. Este prêmio consiste em um aumento de glória acidental associada à felicidade que a memória dessa boa ação na terra produz nele. A glória acidental que o Arcanjo recebe é muito superior à dos outros santos, porque esta glória é proporcional à grandeza do mérito de quem a recebe e ao valor da ação que mereceu a recompensa’.

Você sabe o que acontece na terra?

‘Eu só sei o que acontece na medida em que a vontade de Deus permite. Meu conhecimento é muito limitado. Conheço um pouco sobre a comunidade, mas isso é tudo. Não sei nada sobre o que se passa na alma de outras pessoas, a não ser no seu caso. Isso é porque Deus permite para a sua perfeição. O que, às vezes, lhe tenho dito sobre certas pessoas e o que eu vou lhe dizer, só sei de Deus no momento. Por exemplo, eu não sei o que é a vontade de Deus em relação aos pais do seu pai. Talvez mais tarde eu possa saber. Vou rezar a Deus por eles e recomendá-los a São Miguel.

Eu posso informá-la sobre os diferentes graus do Purgatório, porque eu passei por eles. Na Grande Purgatório, existem vários estágios. Na parte mais baixa e mais dolorosa, que é como um inferno temporário, estão os pecadores que cometeram crimes terríveis durante a sua vida e cuja morte surpreendeu-os naquele estado. Foi quase por um milagre que eles foram salvos, muitas vezes pelas santas orações dos pais ou de outras pessoas piedosas. Às vezes, eles nem sequer tiveram tempo para confessar seus pecados e o mundo os tomava como perdidos, mas Deus, cuja misericórdia é infinita, deu-lhes, no momento da morte, o arrependimento necessário para a sua salvação por conta de uma ou mais boas ações que realizaram durante a vida. Para essas almas, o purgatório é terrível. É um verdadeiro inferno, com a diferença de que, no inferno, as almas amaldiçoam a Deus, ao passo que nós O louvamos e O agradecemos por nos salvar.

Em seguida, têm-se as almas que, apesar de não ter cometido grandes crimes como as outras, foram indiferentes a Deus. Elas não cumpriram os preceitos pascais e também se converteram no momento da morte. Talvez ficaram impossibilitadas de receber a Sagrada Comunhão. Elas estarão no Purgatório pelos seus longos anos de indiferença. Eles sofrem dores inauditas e estão abandonadas, sem receber quaisquer benefícios das orações que lhes possam ser feitas. Estão neste estágio religiosos de ambos os sexos, que foram tíbios, negligentes em suas funções, indiferentes para com Jesus e também os sacerdotes que não exerceram o seu ministério sagrado com a reverência devida à Majestade Soberana e que não imprimiram plenamente o amor de Deus às almas confiadas aos seus cuidados. Eu estava nesta fase do Purgatório.

No Segundo Purgatório, estão as almas daqueles que morreram com pecados veniais não totalmente expiados antes da morte ou com pecados mortais que foram perdoados, mas para os quais não deram uma inteira satisfação para a Justiça Divina. Nesta parte do Purgatório, há também diferentes graus de acordo com os méritos de cada alma. Assim, o purgatório das almas consagradas ou daquelas que receberam graças mais abundantes é mais longo e muito mais doloroso do que ao das pessoas comuns do mundo.

Por fim, há o Purgatório do Desejo, que é chamado de Vestíbulo (do Céu). Muito poucos escapam dele. Para evitá-lo completamente, é preciso desejar ardentemente o Céu e a Plena Visão de Deus. Isso é raro, mais raro do que as pessoas pensam porque, mesmo as pessoas piedosas, têm medo de Deus e não têm, portanto, um desejo realmente pleno de ir para o Céu. Este Purgatório também apresenta um martírio muito doloroso como os outros. A privação da visão de Jesus Amado é causa de grande sofrimento!’

Vocês se conhecem no Purgatório?

‘Sim, da maneira como as almas se conhecem. Não há nomes no outro mundo. Você não pode comparar o Purgatório com a terra. Quando a alma é livre e liberada de sua redoma mortal, o seu nome está enterrado no túmulo junto com o corpo. Eu só posso lhe dar uma pálida ideia sobre a natureza do Purgatório. Pelas luzes que Deus lhe concede, você se torna mais capaz de compreendê-lo do que os outros. Mas o que é tudo isso para a realidade? Aqui nós estamos perdidos na vontade de Deus, enquanto na terra, não importa quão grande se possa ser santo, a vontade própria tem sempre um certo domínio sobre si mesmo. Quanto a nós... não temos mais agora vontade própria de nada; nós sabemos e percebemos somente o que agrada a Deus dar-nos a conhecer e nada mais’.

Vocês conversam entre si no Purgatório?

‘As almas comunicam entre si quando Deus o permite, e na maneira das almas, mas sem palavras. Sim, é verdade que eu falo com você, mas você é um espírito? Será que você me entenderia se eu não pronunciasse as palavras? Mas, em relação a mim, como Deus o quer, eu compreendo você sem que você tenha que pronunciar qualquer palavra dos seus lábios. Há comunicação entre os espíritos e as almas na terra. Assim, quando você tem um bom pensamento ou um santo desejo, eles lhe foram comunicados pelo seu Anjo da Guarda ou por algum santo e, às vezes, pelo próprio Deus. Essa é a linguagem das almas’.

Onde fica o Purgatório?

‘Ele está no centro da terra, perto do inferno, como você viu, um dia após a Sagrada Comunhão. O grande número de almas não está confinado a um espaço limitado. Há milhares e milhares de almas lá. Mas então qual é o espaço que uma alma ocupa? A cada dia, milhares de almas vêm para o Purgatório e a maioria delas permanece aqui por trinta a quarenta anos, algumas por períodos mais longos, outras por períodos mais curtos. Digo isso em termos de cálculos terrenos, porque aqui é muito diferente. Ah, se as pessoas soubessem e entendessem o que é o Purgatório e o que significa saber que estamos aqui por nossa culpa. Eu tenho estado aqui por oito anos e parece-me que foram dez mil! 

Oh, meu Deus! Diga tudo isso ao Padre, para que ele possa aprender comigo o que é este lugar de sofrimento e para torná-lo mais conhecido no futuro. Ele poderá, então, descobrir por si mesmo o quão proveitoso é ter uma grande devoção às santas almas do Purgatório. Deus concede muitas vezes mais graças por intercessão destas almas sofredoras do que por meio das orações aos santos. Quando o Padre quiser obter alguma coisa, com maior certeza, peça por intermédio das almas que mais amaram Nossa Senhora. São estas, mais que todas, que Ela deseja liberar. Ele verá, então, se sua oração foi ouvida ou não.

Existem algumas almas que não ficam o tempo todo no Purgatório propriamente dito... Por exemplo, eu posso acompanhá-la onde quer que você vá mas, enquanto você descansa durante a noite, eu sofro mais, porque então eu estou realmente no Purgatório.

O Padre estava muito certo quando disse a você para nunca buscar nada que não seja a santa vontade de Deus em tudo o que você faz. Fazer a Sua vontade em tudo o que acontece com você, seja na alegria ou na tristeza, será para a sua felicidade. Oh, seja duplamente boa para agradar a Deus, que é tão bom, que é tão particularmente bom para você. Tenha os olhos da alma sempre abertos para antecipar Seus menores desejos. Esteja adiante dEle, por assim dizer, para agradá-lO. Quanto mais você tentar agradar a Deus, mais Ele lhe dará em troca. Ele nunca vai deixar-se vencer em generosidade. Pelo contrário, Ele sempre lhe dará mais do que Lhe é dado. Seja, portanto, persistente em devotar-se ao Seu amor e glória!

A mulher inglesa, que se afogou junto ao Monte São Miguel, foi direto para o Céu. Ela teve a contrição necessária no momento da morte e, ao mesmo tempo, o batismo de desejo. Tudo isso aconteceu graças à intervenção de São Miguel. Oh naufrágio feliz!

Em relação ao Padre P. (outro padre), que está aposentado, São Miguel não está satisfeito com isso. Mas Deus nos deixa livres para agir. Ele quer a Seu serviço apenas aqueles que O querem servir voluntariamente, sem nunca olhar para trás. Diga ao Padre P. que Deus quer que ele continue, com muita coragem, realizando tudo o que ele já fez por causa dEle. Diga a ele para ser prudente e não comprometer as suas forças além do que possa suportar. Estou rezando por todas as suas intenções e, como eu disse antes, eu rezo por ele como eu faço por você. Pio IX foi direto para o céu. Ele teve seu purgatório na terra’.

Como você sabe que M.P. foi direto para o céu se não a viu passar pelo Purgatório?

‘Deus tornou isso conhecido para mim. É por meio da Sua bondade que eu sei as coisas que você me pergunta, quando não as vi ou não as experimentei por mim mesma. A justiça de Deus nos mantém no Purgatório, e nós merecemos, mas a Sua misericórdia e o Seu coração de Pai não nos deixa de todo desprovido de consolação. Nós desejamos ardentemente nossa completa união com Jesus, mas Ele deseja isso quase tanto quanto nós. Na terra, às vezes, Ele se comunica com certas almas de uma forma mais íntima (para alguns poucos, porque, são tão poucos os que querem ouvi-lO), e Ele se deleita em revelar seus segredos para elas. As almas que recebem esses favores são aquelas que procuram agradar a Deus em tudo o que fazem e que vivem e respiram apenas para Jesus e buscam sempre agradá-Lo.

No Purgatório há almas muito culpadas e que estão arrependidas e, não obstante os pecados que têm de expiar, elas estão confirmados na graça e não podem mais pecar. Elas são perfeitas uma vez que a alma é purificada em diferentes graus neste lugar de expiação. A alma compreende melhor a Deus, sem, no entanto, ver a Deus, porque senão não haveria mais qualquer Purgatório. Se, no Purgatório, nós não conhecêssemos a Deus melhor do que O conhecemos na terra, nosso sofrimento não seria tão forte e nem nosso martírio tão cruel. Nosso principal tormento é a ausência dAquele que é o único objeto dos nossos mais persistentes desejos! 

Os três amigos de V.P. já estão no Céu há muito tempo’.

Então o que sucedeu com as orações que o Padre P. ofereceu por eles?

‘Aqueles que estão no Céu, e para quem foram oferecidos orações na terra, podem aplicá-las às almas que desejam ajudar. É um pensamento muito consolador, para aqueles que se encontram no outro mundo, saber que seus parentes e amigos na terra não os esqueceram, mesmo quando não têm mais necessidade de orações. Em troca, eles não são ingratos.

Os juízos de Deus são muito diferentes daqueles do mundo. Ele leva em conta o temperamento e o caráter de cada um e o que é feito por descuido ou por pura malícia. Para Aquele que conhece os recantos mais secretos do coração de cada um, não é difícil ver o que se passa lá. Jesus é muito bom, mas é muitíssimo justo também’.

Qual é a distância entre o purgatório e a terra em que vivemos?

‘O Purgatório é o centro do globo’.

Não é a própria terra um Purgatório?

‘Entre as pessoas que vivem lá, algumas, pela penitência aceita ou voluntária, fazem o seu purgatório na terra porque lá é verdadeiramente um lugar de sofrimento; mas aquelas almas, que não possuem uma generosidade suficiente, têm de passar pelo verdadeiro purgatório para terminar o que apenas foi iniciado na terra’.