quinta-feira, 27 de junho de 2013

O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO (VII)


O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO

PARTE VIII - 1880 (II)

Por que eu estava tão emocionada quando ouvi pela primeira vez as palavras do Padre?

'Isso já era o prelúdio para as graças que você receberia durante o retiro. Há certas atrações entre as almas que não são compreendidas aqui na terra. Deus fez a alma daquele Padre e a sua, uma para a outra, e é por isso que você estava tão impressionada quando ele falou; muitas vezes você vai sentir o mesmo sentimento no futuro. Reze muito por este Padre, a quem Jesus lhe deu para ajudá-la a elevar a sua alma até Ele. Ele precisa de graças mais fortes e maiores do que a maioria das pessoas, para não ser desencorajado. Em seu trabalho, ele se depara com jornadas pesadas e cansativas para a sua natureza. Sua vida é difícil e penosa. Você deve ajudá-lo com as suas orações. Até agora, você tem feito isso, mas não é o bastante.Você deve oferecer por ele seus trabalhos, alguns dos seus sofrimentos exteriores, alguns dos seus sacrifícios; em uma palavra, unir as intenções dele a tudo o que você faz e unir as suas intenções a tudo o que ele faz.

Jesus tem grandes desígnios sobre ele, como ele tem também sobre você; por esta razão, Ele permite que você fale com ele e abra o seu coração. Considera-o como seu pai e seja submissa a ele como uma verdadeira filha, e isso será agradável a Deus. Não se perturbe porque eu lhe digo todas essas coisas. Você tem conduzido muito bem o que eu tenho dito a você. Eu tinha que lhe dizer isto e você deve repeti-lo ao Padre. Você me ouve?

Este retiro foi muito agradável a Deus e muito proveitoso para as almas. É com deleite que Jesus vê as almas  religiosas volverem-se a Ele e buscá-lO como seu único fim. É para isso que Jesus os chama a Seu serviço, mas quão fácil é na terra esquecer-se do que é mais sagrado. Um bom retiro ajuda as almas a renovar o seu primeiro fervor e é isso que aconteceu nesse que você acabou de fazer e que consolou enormemente o Sagrado Coração de Jesus.

O que são os poucos momentos que temos que passar na terra comparados com a eternidade? Na hora da morte, você não vai achar que tenha feito muito. Seja muito generosa, não ouça a si mesmo, mas sempre olhe para o objetivo que Jesus lhe chama. Isso é a santidade, amor puro. Vá sempre em frente e nunca olhe para trás. Grandes cruzes, cruzes que esmagam muitas vezes o coração, por assim dizer, são a herança dos amigos de Deus.

Você recentemente se queixou a Jesus porque Ele enviou muitas dores a você neste ano. É verdade, mas por que você encontra essas cruzes tão pesadas? É porque você não O ama o bastante e, ainda assim, você não chegou ao fim de suas provações. Aquelas que você teve até agora são apenas as precursoras das que você ainda tem a esperar. Eu não lhe disse que você iria sofrer sempre no corpo e na alma e, muitas vezes nos dois juntos? Não há santidade sem sofrimento. Quando você permite a graça trabalhar livremente em você, quando Jesus realmente reina sobre a sua vontade e você permite que Ele seja o senhor absoluto de todo o seu ser, então, não importa quão fortes sejam as cruzes, você não vai sentir o peso delas.

O amor vai absorver tudo mas, até esse momento chegar, você vai sofrer, e sofrer muito, porque a alma não tem como desprender-se de tudo, em um minuto, de forma a agir apenas por puro amor. Deus vê os seus esforços com agrado. Ah, se Ele fosse mais conhecido e compreendido na terra! Mas não, Ele é esquecido. Pelo menos, você O ame e O console. Deixe os seus esforços sempre crescer em intensidade, de modo a agradá-lO sempre mais. Trabalhe duro, sem relaxar, para que você possa em breve alcançar o grau de santidade que Ele deseja de você'.

16 de setembro de 1870: 'Você está um pouco mais satisfeita consigo mesma nesses últimos dias, e Jesus também, porque você está fazendo esforços para agradá-lO e tornar-se mais intimamente unida a Ele. Mas não pense que esta união já esteja concluída. Este é apenas um tímido começo daquilo que Ele deseja ter com a sua alma. Oh, quão pouco as pessoas na terra compreendem o grau de desprendimento que Jesus exige de uma alma a qual pretende fazer toda Sua! As pessoas pensam que amam e que, em breve, serão santos porque sentem uma devoção pouco mais sensível do que o habitual; mas todas estas devoções naturais não são nada.

A alma deve elevar-se e separar-se de seu amor-próprio, de suas paixões, a fim de libertar-se de todo o amor humano. É difícil, e muito poucos compreendem o que tudo isso significa. A você que foi dado, pela grande misericórdia de Deus, compreender um pouco mais sobre isso, você que Ele ama tanto, comece a trilhar o caminho da abnegação e do aniquilamento interior. Pense muitas vezes nos sinais do amor que Jesus lhe deu. Considere o quão longe Ele tem ido em buscar você e como Ele aplainou todos os obstáculos em seu caminho. Ele fez mais para você do que para qualquer outra pessoa. Cada dia Ele derrama sobre você graças especiais. Reflita quão generoso Ele tem sido com você nestes últimos dias. Em troca, ele espera uma grande generosidade da sua parte, mais do que a dos outros, a quem Ele não abençoou tão ricamente (de graças) e de quem Ele não espera (portanto) um alto grau de perfeição. De você Ele espera uma entrega plena de si mesma diante de todas as provações e, sobretudo, muito amor.

De todo coração e de toda alma, você deve estar submersa a Ele, de modo que você não faça nada que não seja do Seu agrado. Eleve-se acima das coisas terrenas e do que lhe cerca para se perder inteiramente em Sua Vontade. Você deve esforçar-se para nunca perdê-lO de vista nem por um momento. Não pense que, por essa razão, será ficará tão absorvida que não será capaz de atender bem às suas obrigações. Você vai experimentar o contrário, que a alma mais intimamente unida a Jesus cumpre com maior exatidão todas as suas obrigações, uma vez que Jesus, a quem ela ama, age por ela. Ele é, por assim dizer, um único ser com ela. Assim você verá que será habilmente auxiliada e dirigida em tudo o que você tiver que fazer.

Quanto bem as almas interiores podem semear ao seu redor! As coisas feitas de forma diferente não têm nenhum valor. A alma que está unida a Jesus é a única que tem privilégios sobre Seu coração. Ela é tratada com regalos e Ele não lhe recusa a nada. Tenho muitas coisas para lhe dizer sobre este assunto, mas você não iria entendê-los agora. Devemos esperar o momento escolhido por Deus. Se você o desejar, esse momento não vai demorar muito a chegar. Jesus tem um desejo muito grande de unir-se inteiramente a você, mais do que você jamais poderá entender, e Ele deseja isso mais do que nunca neste momento. Esteja pois muito consciente e vigilante sobre si mesma.

É tão auspicioso amar Jesus, e poder passar diretamente e sem impedimentos da união mais íntima na terra à união plena com Ele no Céu! Pense bem sobre o que eu disse a você. Uma única ação feita por você com pureza de intenção e oferecida para meu alívio, quando feita em união íntima com Jesus, me alivia muito mais que muitas orações vocais. Quanto mais cedo você chegar à perfeição, mais rápido chegará o dia da minha libertação. É verdade que a Madre Superiora sofreu muito nesses últimos dias; mas um dia de grande sofrimento, infringido a ela, traz mais proveito para a sua alma e para toda a comunidade do que dez dias ou mais de boa saúde, nos quais ela pode exercer sem problemas todas as obrigações do seu ofício'.

29 de setembro de 1870: 'Sim, eu sabia de todo o sofrimento do Padre. É por isso que, quando você me perguntou se ele tinha superado o cansaço, eu disse, 'Não', e nada mais. Eu não queria preocupá-la. Você ficaria consternada sabendo-o em tais sofrimentos e como você estava pensando nele mais do que o habitual diante de Deus, por evidente inspiração, achei melhor que ele mesmo lhe dissesse todas as agruras que tem enfrentado. Jesus vai lembrar-se de tudo isso. As almas, pelas quais ele está sofrendo, estão mesmo no Purgatório neste momento, mas ficarão apenas por um período curto. Dentre elas, está a do sacerdote que Jesus quis recompensar e também as dos dois jovens a quem Ele quis salvar, tirando-os do mundo onde o bem maior pode ser facilmente corrompido. Diga a ele para se consolar, que Jesus o ama muito e guarda um lugar especial para ele em Seu Sagrado Coração, à frente de muitos outros. É para lá que ele deve ir em espírito, para descansar e renovar as forças da alma, de modo a continuar em frente o que ele se comprometeu a fazer por Seu Divino Mestre'.

02 de outubro de 1870: 'Diga muitas vezes ao dia: 'Meu Deus, cumpra-se em mim todos os vossos desígnios e concede-me nunca colocar quaisquer obstáculos no caminho de qualquer um dos meus atos. Meu Jesus, eu quero o que desejais, porque assim o quereis, porquanto Vós o desejastes!' 

03 de outubro de 1870 (Domingo): 'Ah se fosse dado a você compreender com quanto desprezo e indiferença Jesus é tratado na terra, não apenas pelo mundo em geral; como Ele é insultado e escarnecido mesmo por aqueles que O deveriam amar... Essa indiferença ocorre mesmo em comunidades religiosas, de homens e de mulheres, entre pessoas escolhidas, onde ele deveria ser tratado como um Amigo, um Pai, um Esposo. Muitas vezes Ele sequer recebe a consideração mostrada a um estranho. Essa indiferença permeia  também o clero, hoje mais do que em qualquer outro tempo. Ele é tratado como um igual por aqueles que deveriam tremer diante da ideia de tão grandiosa e augusta missão que lhes foi confiada. A realidade mais sagrada é, muitas vezes, tratada com tédio e frieza. Quantos são os que possuem espírito interior? Posso assegurar-lhe que são poucos. Aqui no Purgatório, os sacerdotes que expiam por sua indiferença e sua falta de amor são numerosos. Sua negligência tremenda precisa ser expiada no fogo e sob tortura de todos os tipos. Você pode julgar por isso que Deus, que é tão bom e amoroso para com todas as Suas criaturas, não encontra quem O ame e que O console.

Infelizmente, estas almas são poucas. Essa é a tristeza do Sagrado Coração de Jesus, a ingratidão dos seus. Entretanto, o Seu Sagrado Coração está transbordando de amor para ser compartilhado. Ele quer encontrar algumas almas que morreram para si mesmas, para inundá-las com o Seu Divino Amor, mais do que já fez para quem quer que fosse. Oh, quão pouco é compreendido Jesus na terra, quão pouco se compreende o Seu Amor e a Sua misericórdia! As pessoas tentam conseguir tudo, menos o que conduz à verdadeira felicidade. Que tristeza! 

Você nunca deve ficar irritada, nem exteriormente e nem interiormente. Esforce-se para evitar os aborrecimentos, causados pela descortesia ou pela malícia dos outros. Sempre mantenha a calma. Por que ficar aborrecida por causa da culpa de alguém? Isso, em vez de melhorar a situação, causa dois males em vez de um'.

14 de outubro de 1870 (Durante a ação de graças após a Comunhão): 'A mínima infidelidade de sua parte, um ligeiro esquecimento, a menor indiferença para com Jesus, é muito dolorosa para com Ele e machuca o Seu coração amoroso, muito mais do que uma lesão feita por um inimigo. Tenha muito cuidado ao autoexaminar-se, sem omitir nada. Deixe Jesus livre para chegar com alegria e descansar em seu coração, de modo que você possa consolá-lO de todas as aflições com que é oprimido no mundo. Proceda com Ele como ao melhor dos pais, ao mais devotado dos cônjuges. Console-O e faça reparação, com o seu amor e ternura, de todas as injúrias que Ele recebe diariamente. Você deve defendê-lO e glorificá-lO de todo o coração. Esqueça de si em Sua Presença e certifique-se de moldar os seus próprios interesses aos Seus interesses e Ele vai fazer por você muito mais do que se você se preocupasse com eles'.

16 de outubro de 1870: 'É tarefa vã a sua preocupação com as almas que lhe são confiadas, no sentido de corrigi-las, fazê-las um pouco mais inclinadas a uma vida interior. Você só terá resultados concretos nesta missão na medida em que você mesma for elevada espiritualmente. Somente por meio do extravasamento de sua própria piedade, você pode preencher os corações destas almas. Se você mesma não for o que deveria ser, se você não estiver intimamente unida a Jesus, suas palavras vão chegar aos ouvidos delas, mas não entrarão em seus corações e, então, os seus esforços serão infrutíferos. Você vê como é bom estar-se unida a Jesus? Essa é a única verdadeira felicidade na terra'.

Novembro de 1880: 'Quando você tiver que reprovar alguém que tenha cometido uma falta leve ou mesmo uma falta grave, faça-o com grande delicadeza. Seja firme quando a falta o exigir, diga algumas palavras, mas nunca fale sob tensão, para que a reprovação feita não comprometa nem a alma de quem a recebe nem a alma de quem a faz. Evite chamar a atenção para faltas anteriores, especialmente quando se corrige as crianças. Este é um erro comum e que muito desagrada a Deus, e aqueles que fazem isso estão errados. Como eles podem saber que isso já não foi perdoado? Então, por que se referem a estas faltas de novo? Deus não nos deu tal exemplo. Nossos pecados devem constantemente humilhar-nos e devemos chorar sobre eles, na amargura do nosso coração, diante do Senhor, mas nunca devemos nos referir aos pecados passados ​​dos outros.

A alma cristã e, acima de tudo, uma alma religiosa, para ser agradável aos olhos do Senhor, deve tratar o seu próximo como ela espera que Nosso Senhor a trataria. Lembre-se disso bem e, quando a oportunidade acontecer, pratica-o fielmente. Não deixe que os deveres, cuidados e preocupações da vida tomem muito do seu tempo, de modo a impedi-la de unir-se a cada momento com Jesus e, assim, conhecer e cumprir a Sua Santa Vontade.

Se você passar por qualquer dificuldade, aceite-a com resignação, porque foi permitida por Nosso Senhor que, do mal que permite, tira um bem muito maior. Ajoelhe-se diante do Tabernáculo e aí ofereça a Jesus as provações de sua alma que, às vezes, parecem quase insuportáveis. Seu coração vai se iluminar por completo. Se, ao contrário, você tiver alguma alegria, especialmente aquela felicidade que nos enleva quando a serviço de Deus, aceite-a em espírito de humildade e gratidão e lembre-se de que a terra não é um lugar de descanso, mas uma terra de exílio, de trabalho árduo, e de todos os tipos de sofrimentos.

Aceite todas as coisas com espírito tranquilo, não deixando nada interferir com o seu objetivo. Sua única satisfação, seu repouso completo, só devem subsistir em Jesus. Você deve agir apenas por Ele, Seu amor deve sustentar sua coragem e você nunca poderá fazer o bastante diante do amor de Deus. Quanto mais você se separar das coisas terrenas, mais Jesus vai derramar graças especiais e carícias divinas sobre você. Muitas vezes você vai se sentir completamente indiferente às coisas que antigamente lhe atraíam. Deus em Sua misericórdia permite isso, porque Ele lhe ama e gradualmente quer afastar você das coisas materiais. Essa é a maneira como Deus procede com as almas que Ele reserva inteiramente para Si mesmo. Nosso Senhor permite a tais almas exaurirem-se das coisas que não são do Seu interesse, e a experimentarem uma aversão por todas as coisas que não servem aos propósitos de Deus. Deus permite isso para esvaziar seus corações de tudo o que é humano, para que Ele possa ocupá-los e enchê-los com o Seu amor e Sua graça'.

Novembro de 1870 (outra data): 'Nos dias em que você receber a Comunhão na primeira missa, faça apenas um leve desjejum antes das oito horas, digamos, cerca de três minutos. Estou dizendo isso porque Nosso Senhor gostaria que você prolongasse a sua ação de graças. Isto lhe daria um quarto extra de hora, além de seu quarto de hora de costume, e você teria, então, mais tempo para conversar com Jesus, pois você tem muitas coisas para lhe dizer. E, assim, o segundo quarto de hora seria dedicado somente a Ele. Continue procedendo da mesma maneira durante as Pequenas Horas (orações do Ofício Divino recitadas antes da Santa Missa) e durante a maior parte da missa. Peça tal concessão à Madre Superiora. Quantas graças a mais você não receberia! 

Por uma graça especial, as Sagradas Espécies continuam com você por um longo tempo depois da Comunhão. Usufrua esses momentos felizes em gratidão a Ele a quem o próprio Céu não é capaz de conter. Assim, você pode obter tudo o que o seu coração deseja. Que amor Deus mostra assim à Sua pobre criatura, para achegar-se a ela, para comungar com ela com tal prova de amizade! Durante esses momentos, em adoração, agradeça e suplique a Ele ajudá-la a reparar todas as injúrias que Jesus recebe do nosso ingrato mundo. Ele é por demais ofendido. Não amado também. Você sabe que Ele a ama e você tem provas suficientes disso.

Enquanto você ainda está na terra, é impossível entender o que Deus exige de uma alma em expiação dos seus pecados no Purgatório. Você está sob a impressão de que muitas orações, bem proferidas, vão levar uma alma quase imediatamente à posse da felicidade eterna. Não é nada disso. Quem pode sondar os juízos de Deus? Quem pode entender quão pura deve estar uma alma antes de ser admitida e poder compartilhar a Sua felicidade eterna? Ah se as pessoas soubessem, se elas considerassem tudo isso ainda na terra, que vidas diferentes não levariam!

Considere seriamente quantos pecados veniais uma pessoa, negligente com a sua salvação eterna, comete em um dia. Quantos minutos deste dia ela oferece a Deus? Será que ela coloca o pensamento nEle em tudo? Bem, há 365 dias em um ano e, se houver muitos desses anos, essa pessoa morre acusada de uma multidão de pecados veniais que não foram apagados, porque ela nem sequer pensava neles.

Quando esta alma aparece diante de Deus para ser julgada, traz consigo apenas centelhas esparsas de amor na hora de prestar contas de sua vida diante de Deus, que a chama de volta para Ele. Por ser uma vida tão estéril, ela tem que começar tudo de novo, quando chega a este lugar de expiação. Vidas vividas sem amor para com Deus terão que ser expiadas com grandes sofrimentos aqui no Purgatório. Porque, na terra, não usufruíram da misericórdia de Deus, mas viveram apenas para o bem do corpo. Agora, para recuperar o seu primeiro esplendor, elas têm que dar satisfação disso até o último ceitil. Isso é o que acontece com as almas indiferentes; para as almas com culpa maior, é pior ainda.

Tente amar muito a Deus agora, para que você não tenha que vir aqui, aprender a amá-lO por meio de sofrimentos que não têm mérito. Os sofrimentos e provações na Terra são meritórios; portanto, não perca nenhum deles mas sobretudo, viva o amor. O amor apaga muitas faltas e evita outro tanto por não infringir danos às pessoas que amamos. É por isso que uma alma que ama verdadeiramente a Jesus coloca-se constantemente em guarda para evitar tudo o que possa fazer sofrer o Seu Coração Divino. Há muitas almas no Purgatório dependendo de você para deixar este lugar de sofrimento. Reze por elas com todo o seu coração'.