2. Pratica a penitência de pensar com dor nas ofensas feitas a Deus; a penitência de ser constante no bem, a penitência de lutar contra os teus defeitos.
3. Confesso ante tudo a grande desgraça que é para mim não saber expressar e sacar fora este grande vulcão sempre aceso que me abraça e que Jesus meteu dentro deste coração tão pequeno. Tudo se resume a isto: vivo devorado pelo amor de Deus e pelo amor ao próximo.
4. A ciência, filho meu, por muito grande que seja, é sempre algo muito pobre; e é menos que nada em comparação com o formidável mistério da divindade. Deves encontrar outros caminhos. Limpa o teu coração de toda a paixão terrena, humilha-te no pó e ora! Desse modo encontrarás com certeza a Deus, que te dará a serenidade e a paz na vida e a beatitude eterna na outra.
5. Já viste algum campo de trigo completamente igual? Poderás observar que algumas espigas são altas e vigorosas; outras, ao invés, estão dobradas até ao chão. Experimenta apanhar as altas, as mais vaidosas, e verás que estão vazias; se, ao contrário, colheres as que estão mais baixas, as mais humildes, verás que estão carregadas de grãos. Daqui poderás concluir que a vaidade é algo vazio.
6. Convém-nos esforçar-nos muito para chegar a ser santos e servir intensamente a Deus e ao próximo.
7. Façamo-nos santos; deste modo, depois de haver vividos juntos na terra, estaremos juntos para sempre no céu.
8. Ó meu Deus, me faz sentir cada vez mais a Vós em meu pobre coração e realiza em mim a obra que começaste. Sinto no íntimo uma voz que me diz insistentemente: santifica-te e santifica os outros!
9. Sê, pois, sempre fiel a Deus no cumprimento das promessas que lhe fizeste e não te preocupes com a zombaria dos ignorantes. Deves saber que os santos jamais se preocuparam do mundo e dos mundanos e puseram debaixo dos seus pés o mundo com as suas máximas.
10. O campo de batalha entre Deus e satanás é a alma humana. Nela se desenrola esta luta em todos os momentos da vida. É necessário que a alma deixe acesso livre ao Senhor e que seja fortalecida por Ele em todas as partes com toda a classe de armas; que seja iluminada por sua luz para combater as trevas do erro; que seja revestida de Jesus Cristo, de sua verdade e justiça, do escudo da fé, da palavra de Deus, para vencer a inimigos tão poderosos. Para alguém ser revestido de Jesus Cristo, é necessário morrer para si mesmo.