quarta-feira, 13 de setembro de 2017

FÁTIMA EM FATOS E FOTOS (XII)

56. Como se deu a quinta aparição de Nossa Senhora?

Na manhã do dia 13 de setembro de 1917, uma enorme multidão se comprimia por todos os caminhos e estradas que interligavam Aljustrel à Fátima e à Cova da Iria, incluindo peregrinos de aldeias próximas e lugares distantes, pessoas doentes, padres e seminaristas, gente do povo e de mais fortuna. As três crianças tiveram grandes dificuldades para fazer o percurso desde Aljustrel até a azinheira das aparições, tantas foram as interrupções durante a caminhada, diante de tanta gente querendo vê-las, falar com elas, fazer-lhes chegar à Nossa Senhora pedidos incessantes de curas e conversões... 

Chegando finalmente ao local das aparições, as três crianças começaram a rezar o terço junto com toda a multidão (estimada em mais de 20.000 pessoas). Perto do meio dia de um dia ensolarado e sem nuvens no céu, o silêncio da Cova da Iria somente era quebrado pelo suave murmúrio da prece comum de uma grande multidão. E, então, as crianças perceberam o mesmo relâmpago e a mesma luz brilhante* das outras vezes e, em seguida, viram Nossa Senhora pousada sobre a pequena azinheira.


* muitas pessoas presentes perceberam claramente o movimento suave de um globo luminoso deslocando-se no espaço, vindo do nascente até o local das aparições (um testemunho formal deste fato foi dado pelo Monsenhor João Quaresma, então vigário geral da diocese de Leiria); muitas outras pessoas, entretanto, não perceberam este evento no local (um deles foi o Cônego Manuel Nunes Formigão, da Catedral de Lisboa e professor do Seminário de Santarém).

57. Como foi o diálogo de Lúcia com Nossa Senhora nesta quinta aparição?

A quinta aparição foi a mais breve de todas; assim que as crianças lhe viram, Nossa Senhora disse à Lúcia:

– Continuem a rezar o terço, para alcançarem o fim da guerra. Em outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José com o Menino Jesus, para abençoarem o mundo. Deus está contente com os vossos sacrifícios, mas não quer que durmais com a corda. Trazei-a só durante o dia.
– Têm-me pedido para lhe pedir muitas coisas; a cura de alguns doentes, de um surdo mudo...
– Sim, alguns curarei, outros não. Em outubro, farei o milagre para que todos acreditem.

E, como das outras aparições, começou a se elevar suavemente até desvanecer-se por completo na distância.

58. Em que consistiram os interrogatórios do Cônego Manuel Nunes Formigão com as crianças?

O Cônego Manuel Nunes Formigão Júnior* estivera presente na Cova da Iria por ocasião da quinta aparição, como enviado do Patriarcado de Lisboa para averiguar a natureza dos acontecimentos que estavam ocorrendo em Fátima e que, então, já haviam se tornado públicos por todo o país. Diante da assertiva da visão do 'globo luminoso' testemunhado por outros sacerdotes presentes à aparição de setembro e da manifesta expectativa de um milagre na aparição seguinte, resolveu investigar mais a fundo os acontecimentos interrogando diretamente os próprios videntes. Neste propósito, em duas ocasiões distintas, 27 de setembro e 11 de outubro de 1917, deslocou-se de Lisboa até Aljustrel, à casa das famílias dos videntes, para interrogá-los diretamente sobre os acontecimentos locais das aparições de Nossa Senhora.


* Nasceu em Tomar a 1 de janeiro de 1883. Foi professor do Seminário e do Liceu de Santarém. Em 1922, foi nomeado bispo de Leiria e membro da Comissão Canônica para o estudo dos acontecimentos de Fátima, sendo o autor do Relatório Final destas investigações. Em 1926, fundou a Congregação das Religiosas Reparadoras de Nossa Senhora Dores de Fátima. Faleceu, em Fátima, a 30 de janeiro de 1958.

59. Como se deu o primeiro interrogatório* do Cônego Manuel Nunes Formigão com as crianças?

O primeiro interrogatório foi feito aos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta e também a Maria Rosa, mãe de Lúcia, em 27 de setembro de 1917: 'Eram três horas da tarde quando me apeei do trem que de Torres Novas me conduzira por Vila Nova de Ourém à humilde povoação... À distância de dois quilômetros da igreja paroquial e do presbitério, num insignificante lugarejo chamado Aljustrel, pertencente à freguesia, ficam situadas perto uma da outra, as modestas habitações das famílias dos videntes' [Doc. 10 - Documentação Crítica de Fátima].


O cônego dirigiu-se primeiro à casa das duas crianças mais novas, mas estas estavam ausentes. Dirigiu-se, então, à casa da Lúcia, que também estava fora, a vindimar numa pequena propriedade de sua família. Alguém se prestou logo a ir chamá-la de ordem da mãe. Neste período, chegaram à casa de Lúcia as duas crianças mais novas, informadas pelos vizinhos da presença do sacerdote. O cônego interrogou primeiro a Francisco e depois a Jacinta e assim descreve as crianças:

'A menina chama-se Jacinta de Jesus, tem sete anos de idade e é filha de Manuel Pedro Marto e de Olímpia de Jesus. Bastante alta para a sua idade, um pouco delgada sem se poder dizer magra, de rosto bem proporcionado, tez morena, modestamente vestida, descendo-lhe a saia até à altura dos artelhos, o seu aspecto é o de uma criança saudável, acusando perfeita normalidade no seu todo físico e moral. Surpreendida com a presença de pessoas estranhas, que me tinham acompanhado e que não esperava encontrar, a princípio mostra um grande embaraço, respondendo, por monossílabos, e num tom de voz quase imperceptível, às perguntas que eu lhe dirijo. O irmão, rapaz de nove anos de idade, entrou com um certo desembaraço no quarto, onde estávamos, conservando o barrete na cabeça, decerto por não se lembrar de que o devia tirar... Convidei-o a sentar-se numa cadeira ao meu lado, obedecendo imediatamente sem nenhuma relutância'. 

Lúcia chegou meia hora depois de terminado o interrogatório de Jacinta de Jesus, e foi interrogada na sequência, sendo descrita pelo sacerdote nos seguintes termos: 'Mais alta e mais nutrida que as outras duas crianças, de tez mais clara, robusta e saudável, apresenta-se diante de mim com um desembaraço que contrasta singularmente com o acanhamento e a timidez excessiva da Jacinta. Singelamente vestida como esta, a sua atitude não denota e o seu rosto não traduz nenhum sentimento de vaidade nem de confusão. Sentando-se, a um aceno meu, numa cadeira, ao meu lado, presta-se da melhor vontade a ser interrogada sobre os acontecimentos de que ela é a principal protagonista, sem embargo de se sentir visivelmente fatigada e abatida, mercê das visitas incessantes que recebe e dos inquéritos repetidos e prolongados a que é submetida'

* a versão completa dos diálogos deste primeiro interrogatório será publicada em postagem independente neste blog.


60. Como se deu o segundo interrogatório* do Cônego Manuel Nunes Formigão com as crianças?

O segundo interrogatório foi aplicado à Lúcia e à sua mãe no dia 11 de outubro de 1917. Outras pessoas foram entrevistadas pelo cônego no sentido de fornecer informações gerais sobre a religiosidade e os costumes das famílias dos videntes: 'Uma charrete me transportou a Vila Nova de Ourém, de onde depois de haver trocado impressões com o Rev. Pároco daquela Vila sobre os acontecimentos que motivavam a minha viagem, segui noutra charrete para a Fátima, onde me apeei às 11 horas da noite, dirigindo-me imediatamente para o lugar de Montelo, a dois quilômetros de distância.•.. No dia seguinte de manhã propus-me ir interrogar novamente os videntes a Aljustrel ... chegado àquele lugar, dirigi-me imediatamente a casa da Lúcia' [Doc. 11 - Documentação Crítica de Fátima].

Nesta altura, o Cônego Formigão já assumia claramente uma posição de firme crença nas aparições de Fátima, a qual já designava como  'a Lourdes ou a La Salette Portuguesa': 'Embora receasse que as crianças fossem vítimas de uma alucinação, hipótese que aliás tudo me fazia repelir, ou que os acontecimentos extraordinários que ali se realizavam fossem provocados pelo espírito das trevas para fins desconhecidos, no meu espírito ia-se radicando cada vez mais a convicção de que a Fátima era o local destinado pela Rainha do Céu, Padroeira de Portugal, para teatro de novos prodígios da sua bondade e misericórdia' [Doc. 11 - Documentação Crítica de Fátima].

 * a versão completa dos diálogos deste segundo interrogatório será publicada em postagem independente neste blog.