segunda-feira, 18 de setembro de 2017

EXERCÍCIOS DO AMOR DIVINO A JESUS (Parte II)

34 exercícios de amor a Jesus, propostos por São João Eudes, em honra e devoção aos 34 anos de sua vida; um ano no ventre de Maria e 33 de sua vida nesta terra.




PARTE II

9. Eu me entrego a Vós, Amor Irresistível, e me abandono inteiramente ao Vosso poder; vinde, vinde até mim e prostrai por terra tudo o que não seja de Vosso agrado; estabelecei em mim em plenitude o Vosso domínio celestial. Se para isso acontecer, o sofrimento é a premissa, entrego-me a Vós para padecer todos os martírios e tormentos mais dolorosos. Não me abandoneis! Livrai-me de tudo quanto Vos desagrada, meu Salvador, nada disso me importa. Porque o que realmente quero é Vos amar, ó meu Jesus, e Vos amar com perfeição, a qualquer custo e sobre todas as coisas.

10. Deus de Amor, que sois tão generoso, tão amoroso, que sois amor e dedicais tanto amor por mim, que também eu possa Vos amar assim! Que o Céu inteiro se converta em um incêndio de amor por Vós!

11. Quem poderá me impedir de Vos amar, Amor sem Medidas, depois de conhecer Vossa bondade infinita? Seria o  meu corpo? Antes se tornasse apenas pó. Seriam os meus pecados passados? Eu os faria submergir no oceano do Vosso Precioso Sangue. Tomai o meu corpo e a minha alma: fazei-me um homem das dores para que se apaguem em mim tudo o me impeça de Vos amar plenamente. Seria por acaso o mundo? Ou as criaturas? Mas não; eu renuncio, com todas as minhas forças, a qualquer afeto sensível às coisas criadas. Consagro inteiramente o meu coração e os meus afetos a Jesus Cristo, meu Criador e meu Deus.

Com efeito, Jesus não aclamou este mundo; pelo contrário, Ele disse que não era deste mundo, nem os seus, e nem seguia as medidas deste mundo. Assim, mundo, renuncio às tuas vontades e desprezo os teus prazeres como se fosse do mundo como um excomungado, como um anticristo, como um inimigo de meu senhor Jesus Cristo! Não anseio por nenhum dos teus louvores e mesuras, teus devaneios e tuas vaidades, nada do que possas me oferecer. Por que tudo isso é utopia, é nada. Quero sentir horror ao espírito mundano, ao teu comportamento, valores e concessões reprováveis. Eu quero odiar as tuas escolhas tanto quanto odeias e persegues a Jesus Cristo. Eis aí o meu adeus, mundo, adeus a tudo que não seja de Deus! De hoje em diante, escolho Jesus como o meu mundo, minha glória, meu tesouro, minhas graças, meu tudo.

Nada almejo a não ser Jesus; que se cerrem meus olhos às coisas do mundo e que eles se volvam por inteiro a Jesus. Não quero agradar e ser agradado a não ser para Jesus. Quero me alegrar em seu amor e no cumprimento de sua vontade; não quero sentir tristeza, a não ser por tudo aquilo que ofende e se opõe ao seu Divino Amor. Ou amar ou morrer, ou melhor, morrer e amar. Morrer para tudo o que não seja Jesus; amar o próprio Amor por inteiro, amar Jesus.

12. Jesus, Senhor dos meus amores, fui criado e colocado neste mundo apenas para Vos amar. Quão nobre, santo e excelso o fim para o qual fui criado! A que graça e a que dignidade fostes elevado, meu pobre coração, para ser parte da própria glória divina! Pois se Deus existe para Se contemplar e amar a Si mesmo, fostes feito para amar esse mesmo Deus e se ocupar eternamente em amá-Lo. Que seja bendito e amado para todo o sempre o Senhor da Vida que me deu um coração capaz de amá-Lo. Deus do meu coração: se Vós me criastes para Vos amar em perfeição, que eu viva para Vos amar sempre e cada dia mais, para Vos amar a esta perfeição! Ou amar ou morrer. Que não me seja dada a vida, a não ser para Vos amar. Jesus, prefiro antes padecer mil mortes do que perder o Vosso amor!

13. Sede, Amor Divino, a vida da minha vida, a alma da minha alma e o coração do meu coração. Que eu não viva senão por Vós e em Vós. Que eu não exista senão por Vós. Que eu não tenha mais pensamentos, palavras ou ações que não sejam somente por Vós e para Vós.

14. Sede, Senhor, o anseio exclusivo do meu coração, o único anelo digno de ser desejado. Que tudo o mais fora de Vós seja nada, que nem sequer mereça minha atenção. Somente quero a Vós, somente busco a Vós, somente desejo Vos amar. Vós sois o meu tudo, e o resto é nada; nada quero olhar, anelar ou amar que não sejais Vós. Quero tão somente estar Convosco e Vos amar em todas as coisas.

15. Jesus, Vós sois o Puro Amor, o único digno do amor do Pai eterno e de toda a corte celeste; intercedei para que eu Vos ame sobre todas as coisas, e em todas elas eu Vos ame em plenitude e que tudo que seja objeto do meu amor seja por amor a Vós e para Vós.

16. Jesus, único amor do meu coração, essência de todos os meus amores! Somente Vós sois digno de amor no céu e na terra. Quando será que seremos capazes de contemplar e amar somente a Vós?

17. Jesus, único amor do meu coração, afastai-me de mim mesmo e de todas as coisas do mundo; levai-me até Vós e envolvei-me no Vosso amor, de forma tão completa e absoluta, que somente em Vós possam estar por inteiro o meu espírito e o meu coração.

(versão para o português do autor do blog)