terça-feira, 12 de setembro de 2017

CATECISMO ILUSTRADO DE PIO X

O chamado Catecismo Ilustrado de Pio X é assim conhecido porque foi publicado poucos anos após a encíclica Acerbo Nimis, em que o Papa São Pio X atribuía à ignorância das verdades da fé cristã como sendo a principal fonte dos males que afligiam o seu tempo (e, em escala miseravelmente maior, o nosso tempo!). Neste contexto, o papa recomendava explicitamente: 'Pertence, pois, ao catequista escolher e tratar as verdades relativas à fé ou aos costumes cristãos e pô-las em evidência em todos os seus aspectos. Como, por outro lado, o fim do ensino deve ser a emenda da vida, o catequista estabelecerá uma comparação entre os preceitos; depois, com a ajuda de exemplos apropriados e sabiamente escolhidos nas Sagradas Escrituras, na História Eclesiástica ou na vida dos santos, mostrará aos seus auditores e far-lhe-á como que tocar com o dedo, a regra segundo a qual devem ordenar a sua conduta; terminará exortando-os a detestar e fugir do vício, e a praticar a virtude'. 


O método exigia um conhecimento integrado dos fundamentos da vida cristã, dos sacramentos, dos mandamentos da Lei de Deus e da Igreja, dos Novíssimos do homem, tudo isso temperado pelos ensinamentos das Sagradas Escrituras, da História da Igreja e de exemplos da vida dos santos. O Catecismo Ilustrado foi proposto exatamente para fornecer este conhecimento integrado, mediante textos divididos em tópicos específicos, numa sequência estruturada e, principalmente, associados a belíssimas imagens que ilustravam os principais aspectos de cada tema abordado. Além de uma Introdução, o Catecismo Ilustrado é dividido em 4 partes: O Símbolo dos Apóstolos, Os Sacramentos, Os Mandamentos de Deus e da Igreja e Diversos (compreendendo 4 divisões de tópicos: Oração - Os Últimos Fins do Homem - Os Pecados - As Virtudes e as Obras de Misericórdia), comportando um total de 68 textos e imagens.


Neste blog, todos os 68 textos e imagens foram apresentados ao longo de 32 postagens, desde setembro/2014 até fevereiro/2016 (no marcador Breviário Digital), rearranjados numa formatação especial que buscou reproduzir a impressão original do Catecismo. Agora todo o Catecismo Ilustrado, em formatação especial, foi estruturado numa único documento, que passa a ficar disponível para consulta livre e contínua dos leitores na Biblioteca Digital deste blog.