quinta-feira, 12 de abril de 2018

AVE MARIA DE SANTO AFONSO DE LIGÓRIO

Ó Virgem Imaculada e santa, ó criatura a mais humilde e a mais excelsa diante de Deus!

Fostes tão pequena aos Vossos olhos, porém tão grande aos olhos do Senhor, que Ele Vos exaltou a ponto de Vos escolher para Sua Mãe e fazer-Vos depois Rainha do céu e da terra. Dou, pois, graças Àquele Deus, que tanto Vos sublimou, e me alegro convosco por ver-Vos tão unida a Deus, que mais não é possível a uma pura criatura. Diante de Vós que sois tão humilde, com tantos dotes, me envergonho de comparecer, eu, miserável, tão soberbo e tão carregado de pecados. Entretanto, mesmo assim, quero saudar-Vos:

Ave, Maria, cheia de graça: sois cheia de graça, impetrai também a graça para mim. 

O Senhor é convosco: aquele Senhor que esteve sempre convosco desde o primeiro instante de Vossa criação, uniu-se agora a Vós mais estreitamente, fazendo-se Vosso Filho.

Bendita sois Vós, entre as mulheres: ó Mulher bendita entre todas as mulheres, alcançai-me também a divina benção. 

E bendito é o fruto de Vosso ventre: ó planta bem-aventurada, que destes ao mundo um fruto tão nobre e tão santo:

Jesus! 

Santa Maria, Mãe de Deus: ó Maria, confesso que sois verdadeiramente a Mãe de Deus, e por esta verdade estou pronto a dar mil vezes a vida.

Rogai por nós, pecadores: mas se Vós sois a Mãe de Deus, sois também a Mãe de nossa salvação e de nós pobres pecadores. Pois para salvar-nos foi que Deus se fez homem, e Vos fez Sua Mãe para que Vossos rogos tenham a virtude de salvar qualquer pecador. Eia, pois, ó Maria, rogai por nós: 

Agora e na hora da nossa morte: rogai sempre, rogai agora, que estamos em vida no meio de tantas tentações e perigos de perder a Deus. Mas sobretudo rogai por nós na hora da nossa morte, quando estivermos a ponto de deixar este mundo, e sermos apresentados ao divino tribunal a fim de que, salvando-nos pelos merecimentos de Jesus Cristo, e pela Vossa intercessão, possamos um dia, sem perigo de jamais nos perder, saudar-Vos e louvar-Vos com o Vosso Filho no céu, por toda a eternidade. 

Amém.
(Santo Afonso Maria de Ligório - Glórias de Maria)