sábado, 29 de junho de 2013

O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO (VIII)


O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO

PARTE IX - 1881/1883

1881

1881: 'Ser amigo de Jesus na terra implica sofrimento do corpo e da alma. Quanto mais Ele ama uma alma, mais Ele compartilha com ela o sofrimento que suportou por nós. Feliz é a alma assim privilegiada. Que oportunidade para o mérito! Esse é o atalho para o Céu. Portanto, não evite o sofrimento, mas o acolha, uma vez que é por ele que você se une mais intimamente com Jesus, a quem você realmente ama. Eu já não lhe disse antes que o amor faz com que tudo se torne suave? As dores parecem amargas porque você não ama o suficiente. O meio infalível de se chegar rapidamente a uma união íntima com Jesus é o amor, mas o amor unido ao sofrimento. Você tem sido submetida até este momento a muitas cruzes, mas, ainda assim, você ainda não ama Jesus com o amor que Ele espera de você.

Se você tivesse consciência de como os sofrimentos são benéficos para a alma! Eles são as carícias mais ternas que o Esposo Divino pode dar a alma que Ele queira unir mais intimamente a Si mesmo. Ele envia para a alma favorecida cruz sobre cruz, sofrimento sobre sofrimento, de modo a arrebatá-la deste mundo. Então, Ele pode falar ao coração dela. O que se passa durante estas interlocuções celestes! Você saberia se você as desejasse! Jesus está postergando todas as graças que Ele poderia derramar sobre você, até que você esteja realmente preparada para recebê-las. Nosso Senhor deseja que o seu agir seja apenas para Ele,  que todas as suas ações sejam para a Sua maior glória e para fazer dele o confidente de todas as suas alegrias e tristezas. Não faça coisa alguma sem pedir os seus conselhos e orientação, e não espere nenhuma outra recompensa em tudo o que você faz que não seja apenas o amor de Jesus.

Você tentou fazer isso há muitos anos! Então, você disse: 'Meu Jesus, que eu nunca encontre qualquer gratidão na terra para o pouco bem que eu possa fazer. Que apenas o Senhor me baste!' Como é que este propósito lhe parece agora? Tem sido cumprido? Jesus nunca se deixa vencer em generosidade. Você vai experimentar isso. Você deve saber também que não são as suas orações que me darão a alegria eterna tanto quanto as suas ações feitas com recolhimento perfeito e em íntima união com Jesus. Eu sabia que Ele tinha grandes desígnios para a sua alma quando Ele me enviou a você desta forma. Se eu pudesse dizer-lhe tudo o que sei sobre esse assunto! Quão grande é o amor de Jesus por você! Quanta bondade, quanta dedicação! Ele tem buscado você e não fica decepcionado com a sua indiferença. Quão fria e distante você  tem sido às vezes a um Deus tão bom!

Peça perdão por todas essas faltas e acerque-se dEle como ao pai mais amoroso. Não tenha medo de ser inoportuna. Eu gostaria de ver mais confiança em sua alma. Sempre busque agradá-lO, desde o momento que você acorda pela manhã até a noite, sem dar ouvidos aos impulsos de sua própria natureza'.

Abril de 1881: 'Se você não está avançando mais rapidamente na perfeição, é porque a sua vontade não está ainda unida intimamente o bastante com a de Deus. Jesus se submete pacientemente a todos estes atrasos, mas quem perde com isso? Você. Se você conhecesse as graças que Jesus está guardando para lhe dar, como Ele deseja se unir a você, você iria desistir de sua vontade rebelde que se submete a Ele hoje, mas já não o faz novamente no dia seguinte. Ele, que é tão bom e tão amoroso, está esperando isso de você.

Jesus não vai deixar você descansar até chegar à perfeição que Ele destinou a você. Você pode fazer o que quiser, mas até que a sua vontade esteja unida a de Jesus e suas ações sejam realizadas sob sua condução e para Seu agrado, você não vai encontrar nem a paz, nem descanso, nem a felicidade de alma'.

1882

Setembro de 1882: 'Jesus tem feito muito por você e vai fazer ainda mais no futuro, mas você tem que corresponder às Suas graças com um espírito generoso. As almas que chegam ao auge da perfeição que Ele exige delas são herdeiras do Seu coração. Ele não lhes recusa nada. Quando chegar a esse estágio, Jesus e você serão uma coisa só. Seus sentimentos, seus pensamentos e seus desejos serão os mesmos.Faça o bem, então, tenha pressa em se santificar de modo a dar maior glória ao Seu Amigo que espera por esse momento para inundar a sua alma com a Sua graça. Você ainda não fez esforço suficiente em termos de sua vigilância interior, em resguardar a sua mente diante da Presença Divina de Jesus. Tente aceitar os problemas e você será fortemente amparada. Jesus está esperando somente por um pouco de boa vontade de sua parte para fazer todo o resto.

Diga a si mesmo todos os dias: 'Desde que Jesus começou a me conceder tantas graças especiais, o que eu tenho feito? O que eu deveria ser? O que eu seria se tivesse sempre correspondido bem a todas as graças?' Meditar estas reflexões por alguns minutos vai fazer muito bem à sua alma. Pense bem nelas, pois esta é a vontade de Deus, conforme eu já lhe disse. Ele também deseja que você se dedique intensamente na sua via de perfeição, porque dela depende a de muitos outros. Jesus sente por você um amor tão intenso que Ele quer derramar sobre você graças especiais que Ele compartilha apenas com seus amigos mais íntimos. Apresse-se em fazer orações e sacrifícios para o feliz momento em que se dará a união divina que Jesus deseja compor com a sua alma.

Reconheça diante deste Divino Amigo a sua própria pobreza e o abismo de suas misérias e, então, permita que Ele possa agir como queira. Este é o caminho do Seu amor, para enriquecer os que são mais pobres, em que refulge mais a Sua bondade. Busque amar muito a Jesus! Apegue-se a Ele com mais firmeza do que a qualquer outra coisa, junte-se a Ele com a força de seu coração para que você possa viver somente para o seu amor. Por amor a Jesus, ame a todos aqueles que vivem em torno de você e as pessoas com quem você tem quaisquer relações. Não se acanhe em esforçar-se para ser prestativa para com elas, para rezar por elas e renegar a sua própria vontade por elas. Quanto mais uma alma ama a Jesus, mais ela ama o seu próximo'.

30 de outubro de 1882: 'Você está sempre lamentando porque você disse que preferiria ser como as outras Irmãs, mas você ainda não terminou comigo. Você vai ter que me ouvir enquanto Deus quiser. Você pode tentar ser tão dura quanto queira para se livrar de mim, mas eu tenho ainda muitas coisas a dizer. Talvez algum dia você vá entender melhor tudo isso'.

25 de Dezembro de 1882: 'Não fique infeliz porque eu ainda não estou no Céu. É verdade que eu disse: 'Eu só entro no Céu quando você chegar à perfeição que Deus quer de você'. No entanto, o elevado grau de perfeição que Jesus está chamando você não é alcançado em tempo tão curto. Existem diferentes graus de perfeição e não é o menor que está sendo exigido de você. Você sabe do amor de Jesus por você, apesar de você estar ainda muito longe daquele estado para o qual Ele a chamou. Este Amigo querido sabe que seria necessário um milagre para fazer você chegar (de imediato) ao estado de perfeição a que Ele chama  algumas almas e Ele não vai realizar esse milagre.

A alma deve avançar por um caminho estreito, muitas vezes demasiado difícil para a natureza humana. Para atingir o objetivo que Jesus planejou para você, você deve como que morrer inteiramente para si mesma e não ter mais nem vontade, nem amor-próprio. Até agora, você ainda não chegou lá. Assim, se alguém a acusar injustamente e atribuir-lhe motivos que você nunca teve (você sabe do que estou falando), você não deve deixá-los lhe afligirem. É Deus quem permite isso para lhe dar a oportunidade de renunciar a si mesma e se unir somente a Ele. Ele deseja que você alcance um estado de espírito em que absolutamente nada possa perturbar a paz de sua alma. Dores, alegrias, decepções, tudo pressupõe ser ignorado. Ouça-me bem, Deus quer satisfazer todos os seus desejos, saciar o seu coração e ser Seu tudo em tudo e, acredite em mim, isso não é trabalho para um dia.

Não, você não é muito indulgente. Em alguns casos, é muito melhor ceder do que se impor. Esta é uma  questão específica que Jesus quer que você siga. Antes de dar conselhos ou uma bem merecida repreensão a um aluno ou qualquer outra pessoa, lembre-se, por um momento, de se colocar no lugar da outra pessoa e aja em relação a ela como você gostaria que ela agisse em relação a você em uma situação similar. Tal ação será muito agradável a Jesus'.

1883

1883: 'Novamente, mais um ano se passou para a eternidade! Da mesma maneira, outros vão passar, dias que seguem uns aos outros até aquele que põe um fim ao curto período de vida na terra para, em seguida, começar a longa vida da eternidade. Use bem cada minuto, como se cada um deles fosse uma oportunidade para merecer o Céu e escapar do Purgatório. Toda ação realizada na presença de Jesus merece um grau extra de glória no Céu e um maior amor por Ele. As ações assim realizadas forjam uma cadeia de amor que une a sua alma cada vez mais intimamente ao Amado! Quando o último anelo é completado, Jesus rompe as débeis ligações que ainda detêm a alma, agora plena de mérito, ao seu corpo, e a torna unida a Ele por toda a eternidade. Assim você pode compreender como uma vida, vivida na inserção gradual da alma com Cristo, pode realmente ser feliz. Se, em alguns poucos minutos, a alma pode ser elevada em união extática com Jesus e esquecer todos os seus sofrimentos passados, o que não seria a união com Ele pela eternidade?

Oh, se você pudesse saber! Se você pudesse entendê-lo! Você, a quem Jesus deu todos os meios possíveis de alcançá-la, iria trabalhar em favor de sua perfeição sem cessar. Oh, se nós tivéssemos aqui apenas cinco minutos do tempo que você gasta pensando em si mesma e se perguntando se o que eu digo é verdadeiro ou falso, o que nós, por nossa parte, não iríamos fazer por Ele, a quem ansiamos tão ardentemente! É o diabo que lhe cega às vezes e faz você ignorar o que eu lhe digo. Ele sabe bem o resultado. Evite seus truques, lance-se de todo o coração para o trabalho de sua santificação e deixe que este ano seja o início da vida perfeita que Jesus espera de você todo esse tempo. 

Desde o início deste ano, assuma o propósito de não dizer qualquer palavra inútil, não expresse a sua opinião a menos que seja obrigada a fazê-lo, fale pouco e não levante os olhos da curiosidade. Seu primeiro olhar pela manhã deve ser dirigido para Jesus, que seu primeiro pensamento seja para Ele, que a sua primeira palavra seja de agradecimento e amor. Depois, ao pé do altar, coloque o seu coração no coração de Jesus na intenção de todo o dia, e em espírito, fale com Ele até à noite. À noite, outra vez, prostre-se aos pés de Jesus com sentida dor pelas suas faltas e com verdadeira ação de graças pelas graças recebidas. Lembre-se do que eu lhe disse sobre este assunto. Seja muito fiel nestas práticas. Jesus quer de você uma pureza ilimitada de intenção. Não se poupe por nada; quanto mais uma alma se sacrifica, mais feliz ela se torna. É um fato conhecido que o amor é recompensado pelo amor, mas o amor também é recompensado pela gratidão, a negação de si e do dom de si mesmo. Portanto, você deve sacrificar-se e oferecer-se sem reservas. O sofrimento sempre prepara o caminho para o amor. Há um grau de amor que somente pode ser alcançado por aqueles que sofreram muito e sofreram bem, e com isso, quero dizer, principalmente, os sofrimentos da alma. O maior sofrimento que uma alma, que ame realmente a Jesus, pode suportar é o de não ser capaz de amá-lO tanto quanto Ele o deseja.

Oh como Jesus ama você, apesar de sua frieza e de sua miséria. Lembre-se de todas as graças que Ele derramou sobre você, como Ele a atraiu com a Sua bondade, sofrimentos e provações. Ele a tira de si mesma e, por seu amor, deseja unir-Se tão intimamente a você que bem poder-se-ia dizer que você se tornaria como ‘um outro Jesus’. 

Madre X. está no Purgatório Inferior. As almas dos religiosos, sacerdotes e daqueles que desperdiçaram as graças recebidas padecem um Purgatório terrível, porque abusaram dos meios que Deus lhes colocou à disposição’. 

Maio de 1883 (Retiro): ‘Quando Deus quer algo especial de uma alma, Ele tem muitos meios de obtê-lo. Seus planos são bem definidos e controlados. Ele se manifesta quando e como quiser. É para você especialmente que Jesus, desde toda a eternidade, escolheu para preparar e santificar a pessoa de quem lhe falei. Vocês vão se santificar uma à outra, no amor de Deus. 

Durante este Retiro, sua união deve ser ainda mais íntima com Jesus. Seu amor deve ser ainda maior, a sua vontade deve ser a Dele, seus interesses devem ser os Seus interesses. Por que você se preocupa com o seu Padre? Tudo o que Deus faz é para o bem. Não foi Ele quem o preparou e o trouxe a você? Por que Ele deveria então levá-lo embora? Os caminhos de Deus são insondáveis. O que Ele não faz para Se unir a uma alma que Ele deseja somente para Si? Que caminhos desconhecidos Ele tem em seu poder! Então, tenha muita confiança em Jesus e não duvide de Sua bondade. Quanto melhor você for, mais você vai tentar agradá-lO em todos os sentidos e, em consequência, mais generoso Ele será com você.

Este Retiro deve ser o início daquele elevado estágio de perfeição para o qual Jesus lhe tem chamado por tanto tempo. Jesus espera muito deste Retiro. Ele lhe deu uma nova graça especial. O que mais você quer? Em troca, dê-se sem reservas. Deixe que Ele seja o mestre do seu coração. Atenha-se com muito cuidado sobre a sua alma e deixe a sua comunicação com Jesus se fazer sempre de coração para coração. 

Que nenhuma palavra, nenhum pensamento, nem mesmo um mínimo desejo seu nasça sem estar amparado pela Sua Santa Vontade. Se você soubesse que união Jesus pretende fazer com a sua alma, você não colocaria nunca obstáculo algum no caminho. Nem reclame contra o sofrimento como você faz. Será que afinal você entende? Esta magnitude da perfeição está assustando você, você se sente como se estivesse sendo enganada. 

Mas com Jesus, o que você pode temer? Ele é seu Pai, seu Amigo, seu Esposo, seu Tudo. Ele não tem o direito de exigir o que Ele quer de uma alma sem ter que contá-la por quê? Ele é o grande Mestre, o Senhor de tudo. Por que você tenta, com a sua contextualização limitada, examinar a Sua conduta? Adore Seus desígnios e seja obediente sem contestação. Isto é o que Ele exige de você; portanto, com todo o coração, esforce-se seriamente na sua santificação. Renove o seu amor e ternura para com Jesus. Consola-O, tente compensar todas as ofensas que Ele recebe do mundo. Ame-O por todos aqueles que não o fazem. Jesus espera e quer isso de você, você vai se recusar a fazê-lo?'

20 de maio de 1883: 'Jesus dá muitas provas do Seu amor por você mas, em contrapartida, Ele exige também suas provas de amor por Ele. Você já está bem ciente de tudo o que Ele está pedindo a você, então, não deve mais hesitar. Nesta entrega, nesta imersão, submeta-se por inteiro e não receie os dons recebidos. Na terra gerimos os nossos próprios assuntos mas, no outro mundo, Deus dispõe de nós como Lhe aprouver. 

Há muito poucas amizades verdadeiras na terra. Muitas vezes as pessoas se amam por capricho ou interesse próprio. Mas, basta uma certa frieza, uma palavra, uma falta de atenção para separar amigos que pareciam inseparáveis. Isso é porque Deus não está dentro de suas almas; apenas corações que estão transbordando do amor de Jesus podem extravasar o amor das amizades verdadeiras. Todos amizade que não está enraizada em Deus é falsa e não é duradoura. Mas quando Jesus toma posse de um coração, ele pode amar e fazer o bem aos seus amigos, porque tem em si a fonte da amizade pura e perfeita. Todo o resto é apenas humano e nada mais. Sempre se imponha um ideal acima dos valores terrenos, da mera mundanalidade. Nunca busque a estima ou a amizade de ninguém. Só Jesus lhe basta e Ele quer você para Si para todo o sempre. Seu coração não é lá muito grande para Ele... Portanto, ame-o somente...’

Junho de 1883: 'Bem, você está satisfeita? Será que agora você acredita em mim? Eu te perdoo tudo o que você pensou sobre mim nestes últimos dias. Dadas as circunstâncias, não poderia ser diferente. Você não cometeu nenhum pecado. Olhe para a bondade de Jesus; depois de ter permitido que o diabo lhe causasse tanto sofrimento, Ele pôde, enfim, despachá-lo e fazer a Sua Santa Vontade em relação a você. É isso que Ele estava esperando. Quando Deus tem projetos especiais para uma alma, eles não são cumpridas sem muito sofrimento. Você comprovou isso mais de uma vez, não foi? Mas você nunca esteve sozinha.

M.L. nunca deve sentir-se desencorajado. Diante dos momentos de preocupação e de cansaço, ele tem o Tabernáculo; que ele abra o seu coração para Jesus e peça com muita confiança a luz pela qual ele mesmo possa ser luz para as almas confiadas aos seus cuidados. Jesus o ama e vai provar isso para ele. Em troca, ele nunca poderá fazer o bastante para um Deus tão bom.

Você não está feliz em ter encontrado finalmente um Pai Espiritual? Preste muita atenção a tudo o que ele diz porque isso vai agradar muito a Deus. Esta é outra graça, tire bom proveito dela. É uma grande fortuna para a alma encontrar um diretor que a compreenda. Isso é muito raro na terra. Jesus encontra tão poucas almas generosas na terra, tão poucas que O amem, mesmo entre os seus sacerdotes! O bom Mestre espera muito do seu Padre. Oh, quão grande sacerdote ele é! Que missão sublime ele tem mas, infelizmente, hoje em dia são poucos os que realmente entendem isso'.

28 de agosto de 1883 (Festa de Santo Agostinho): 'Até agora, você nunca rezou como Jesus quer ver você rezando. Você não se prostra o bastante em Suas inspirações e, muitas vezes, perde de vista a Sua presença, que é a causa porque você não avança na via de perfeição que Ele planejou para você. Cuide, portanto, com maior anelo, de sua prostração interior. Eu lhe tenho pedido isso em Seu Nome há um longo tempo'.

29 de agosto de 1883 (Retiro): 'Por muitos anos, Deus tem buscado você e, por meio de um pretexto ou outro, você se faz de surda. É mais do que tempo você começar a prestar atenção a tudo o que eu lhe disse. Aproveite bem esses dias santos do Retiro e coloque em prática tudo o quanto você tem escrito. Considere como (sua união) está com Jesus, que é tão bom e tão paciente com você. Lembre-se que Ele pode cansar-se de você, afinal, vendo que você presta tão poucas contas das graças que Ele lhe tem dado e daquelas que Ele ainda tem reservado para você no futuro. 

De uma vez por todas, mostre a Jesus que você realmente O ama e aniquile a sua vontade à dEle. Já se teve hesitações suficientes. Diga a Ele que Ele pode fazer o que Ele quiser com você, mas isso tem que vir do mais íntimo do seu coração. Para se chegar à santidade, não é tão difícil quanto você imagina. Você sofre mais em resistir e em lutar todos os dias contra a Vontade de Deus, que lhe está atraindo para Ele, do que se você se entregasse definitivamente a Ele sem quaisquer reservas'.

Mesmo Dia (Sete horas da noite)'Acostume-se a falar com Nosso Senhor como a seu amigo mais sincero e dedicado. Não faça e nem diga coisa alguma sem consultá-lO. Eu tenho lhe falado isso durante todos estes anos ​​e por muitas vezes; hoje, vou repetir tudo mais uma vez. Deus quer que você preste muita atenção a isso e, sobretudo, o coloque em prática. Este entreolhar de sua alma para com Jesus, para captar qual seja o Seu menor desejo, juntamente com os diálogos que Ele deseja fazer com você, não vão perturbá-la e nem impedi-la de exercer bem as suas obrigações exteriores. Pelo contrário, é impossível manter-se em paz e em recolhimento sem uma vida interior assim. As paixões de dentro refletem-se sempre exteriormente e a alma que for vigilante do seu interior, também o será de seu exterior. 

Isto é o que Jesus pede de você, uma vida de fé e de união eterna com Ele, uma vida escondida e humilde que só Ele possa conhecer. Deixe Jesus ser tudo para você. Considere tudo como meios que Ele utiliza para Se fazer mais íntimo de sua alma e, portanto, para realizar Seus desígnios sobre você. Não interponha obstáculos no caminho, seja generosa, não poupando nem energia e nem boa vontade. Comece logo esta vida de entrega, de sacrifício e, sobretudo, de amor que Jesus está determinado a acolher de você. Somente assim você vai encontrar a paz e a serenidade que Ele lhe tem oferecido há tantos anos.

Deixe a Santa Vontade de Deus ser o fundamento de tudo o que você possa fazer ou sofrer. Jesus espera muito de você, muito sofrimento da alma e do corpo mas, especialmente, do seu amor. É impossível amar sem sofrer. Isso você conhece bem e já teve provas abundantes disso no passado. Prepare-se para o que está por vir no futuro. Deus deu a você uma capacidade de sofrer mais do que a qualquer outra pessoa. Esta é uma graça e um ato de misericórdia para com você. Quando há grandes sacrifícios a serem feitos, há um mérito maior. Rogo a você não resistir por mais tempo aos desígnios que Deus tem em relação a você. Não peça mais outras provas, você já as tem o bastante. Você sabe muito bem que Jesus quer que você seja totalmente dEle. Pondere todas essas coisas aos pés do Tabernáculo, peça a Ele orientá-la e não postergue mais tempo para realizar Seus planos. Peça o auxílio dEle; em primeiro lugar para si mesma e, depois, para as outras almas.

Algum dia você vai ter que responder por todos esses privilégios. Tudo por Jesus! Não preste atenção ao que os outros podem pensar de você. O diabo está se contorcendo para deter o seu progresso espiritual e Jesus lhe permite distanciar-se de tudo o que lhe rodeia. Tome como único objetivo fazer sempre todos os seus deveres e todas as suas ações por amor de Jesus. Isso é tudo o que importa, o resto é secundário. Seja muito generosa, mantenha o seu ego nas sombras e Jesus seguindo à sua frente. Pense nisso muitas vezes se você quiser que suas ações sejam do agrado de Jesus. Inclua um pequeno sacrifício em cada uma delas, alguma coisa que lhe custe algum esforço. Sem tal cuidado, não há mérito em nada. 

É certo que você não terá dificuldades, mais do que qualquer outra pessoa, em agradar a Jesus. Nem de longe pense que, quando algo lhe custar um grande esforço, é porque não tenha mérito. É exatamente o oposto. Deixe somente Jesus e você saber sobre isso. Pergunte-me, todas as noites, se Deus está satisfeita com você e eu vou lhe dizer o quanto está. Você já sofreu muito e vai sofrer ainda mais mas, em troca, Jesus tem sido muito bom para você e o será ainda muito mais no futuro'.