quinta-feira, 28 de março de 2019

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A QUARESMA

Quais são as razões para se velar os altares das igrejas durante o Tempo da Quaresma? 

O costume de se cobrir as imagens e crucifixos dos altares das igrejas, durante o período quaresmal, com véus roxos (o chamado velatio), tem essencialmente duas razões principais:

(i) sinal de antecipação do luto da Igreja pelos eventos da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, em memória do recolhimento e do isolamento do Senhor no Horto das Oliveiras;

(ii) centralização da devoção cristã nos eventos do Mistério Pascal de Cristo, em relação a quaisquer outros anelos de devoção aos santos ou mesmo a Nossa Senhora.

As cruzes devem permanecer veladas até ao término da celebração da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa, e as imagens até o início da Vigília Pascal.

Quais orações da Missa devem ser omitidas durante o Tempo da Quaresma? 

Nas missas do Tempo Quaresmal, não são pronunciadas nem o Glória e nem o Canto de Aleluia. O primeiro pode e deve ser enunciado por ocasião de uma festa ou solenidade particular inserida no Tempo Pascal (por exemplo, como acontece com a Festa de São José, em 19 de março). Nos dias de Quaresma, nunca é enunciado, nem mesmo no Quarto Domingo da Quaresma (Domingo Lautere ou da Alegria). O Canto de Aleluia não deve ser enunciado em tempo algum durante o período pascal.

Quais são os eventos da Igreja, durante o Tempo da Quaresma, que aprofundam ainda mais a memória da Paixão do Senhor?

À medida que avança o tempo pascal, a Igreja como que submerge com o sofrimento, paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. É como se a Igreja morresse junto com Cristo. Assim, depois do luto e velamento dos altares, a renúncia aos cantos de louvor, em meio a mortificações, jejum e penitências, a submersão aos mistérios da paixão torna-se ainda mais e mais profunda. Depois da Missa da Quinta-Feira Santa, o próprio Santíssimo é removido do altar principal que se desnuda. Os sinos são substituídos pelas matracas de madeira. Na Sexta-Feira Santa, não há nem Missa e, no início da Vigília Pascal, abre-se mão até de luz! Esta extraordinária sequência de eventos é memória viva de como o Cristo se esvaziou completamente de sua glória para nos remir e salvar dos nossos pecados.

Como devemos viver a Quaresma segundo o espírito da Igreja? 

(i) praticar correntemente o jejum e mortificar-nos não só nas coisas ilícitas, mas também em coisas lícitas, num sentido de proposição de penitências pessoais;
(ii) intensificar os momentos de oração e de todas as práticas de caridade cristã para com o próximo;
(iii) ouvir com profunda devoção a Palavra de Deus, com o firme propósito de praticá-la na nossa vida diária;
(iv) preparar-nos com grande zelo para a recepção dos sacramentos da confissão e da comunhão pascal