quinta-feira, 14 de março de 2019

50 JACULATÓRIAS DA ALMA PENITENTE (II)


11. Não entreis, Senhor, em juízo com vosso servo, porque nenhum vivente se justificará diante de Vós. De mil encargos que me fizerdes, não poderei responder a um só. Todo me entrego nos braços de Vossa misericórdia.

12. Que maldade há no mundo tão execrável, que eu não esteja pronto para a cometer? Senhor, amarrai com as cadeias de vosso santo temor as fúrias de minha liberdade porque sou capaz de tornar a Vos crucificar.

13. Isto me pasma, Senhor: como não respeitei a Vossa presença! Como não temi Vossa indignação! Como não me compadeci de Vossas dores! Como pisei o Vosso Sangue! Como não correspondi a tanto amor! Não pode haver maior cegueira.

14. 'Pecaste, alma minha: diz-me, agora, que fruto tiraste do teu pecado? Amaste as criaturas mais que ao Criador: que te ficou rendendo esta desordem? Perda da amizade de Deus e do direito à sua glória, remorso de consciência, costume de tornar a pecar, escravidão ao demônio, reato da culpa, dívida da pena eterna'. Ó quem dera rios de lágrimas nos meus olhos para lamentar tão grave desgraça!

15. Vinde, vinde, Senhor, ao meu coração; formai um azorrague das cordas de Vosso amor e temor e lançai daqui todos os maus afetos que profanam a Vossa casa.

16. Rogo-vos, meu Jesus, por aquele primeiro leite que bebeste nos peitos virginais de Vossa Mãe Santíssima e por aquelas sagradas primícias de Vosso Sangue, que derramastes na Circuncisão, que não permitais que jamais caia de Vossa graça, nem esteja um ponto fora dela.

17. Pequei mais que o número das areias do mar; porém, Senhor, as vossas misericórdias não têm número. Em vós ponho toda a minha esperança: não padecerei confusão eterna.

18. Eu a pecar; Vós, Senhor, a me perdoar; eu a Vos fazer injúrias; Vós a fazer-me benefícios. O certo é, Senhor, que cada um obra como quem é. Bendita seja Vossa paciência, que tanto me esperou.

19. Muito agravado estais de mim e vos sobra razão. Ó quem, para aplacar-Vos, tivera as lágrimas de uma Madalena, as penitências de uma egípcia, os gemidos de um Agostinho, a compunção de um São Pedro!

20. Ah, pecador atrevido e infame! Tu foste o que açoitaste a Jesus, tu o coroaste de espinhos; o que lhe lançaste salivas no rosto, o que o pregaste na Cruz... Como não te confundes?

[Excertos da obra 'Luz e Calor', do Pe. Manuel Bernardes (1644 - 1710)]