segunda-feira, 1 de junho de 2020

CANTOS DA MISSA TRADICIONAL (III): PUER NATUS EST NOBIS

Após as orações preliminares, tem início a Primeira Parte da Missa - Missa dos Catecúmenos. O sacerdote sobe ao altar, dando início ao Introito, perfazendo o Sinal da Cruz e fazendo comumente a leitura de alguns versículos de um determinado salmo. O introito muda a cada missa e constitui um esboço da natureza da missa que será rezada. Por essa razão,  é muito rico e variado de proposições, assumindo características especiais por ocasião de festas litúrgicas específicas, como, por exemplo, o Natal, Domingo de Ramos, missa dos defuntos, Terceiro Domingo do Advento e missas votivas a Nossa Senhora. Exemplo (Missa de Natal):

Introito - Natal

Puer Natus est Nobis


Puer natus est nobis, et filius datus est nobis: cujus imperium super humerum ejus: et vocabitur nomen ejus, magni consilii Angelus. Cantate Dominum canticum novum quia mirabilia fecit. Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto. Sicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.  Amen.

Nasceu-nos um Menino e um Filho nos foi dado; o império repousa sobre seus ombros e será chamado Anjo do Grande Conselho. Cantai ao senhor um canto novo, porque Ele fez maravilhas. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.