quinta-feira, 11 de abril de 2024

TESOURO DE EXEMPLOS (316/320)

 

316. POR QUE ERA ATEU

Encontraram-se, certo dia, um pároco e um homem notoriamente ímpio e avarento. Na conversa com o padre, nao fêz segredo de sua impiedade e declarou abertamente que, embora respeitador das crenças alheias, nao acreditava em Deus. O vigário, tomando uma folha de papel, escreveu sobre ela a palavra 'Deus'. 
➖ O senhor está vendo esta palavra? - perguntou ao ateu.
➖ Perfeitamente - respondeu o outro. 
O pároco tirou do bolso uma moeda de dois mil réis (das antigas) e colocou-a exatamente sobre a palavra que escrevera e tornou a perguntar: 
➖Você ainda vê a palavra 'Deus'? 
➖ Agora nao a vejo, porque a moeda me impede. 
➖ Pois é isso mesmo, meu amigo, o que se está dando com a sua pessoa. Você vê só o dinheiro e por isso nao enxerga mais a Deus. O próprio Salvador disse: 'Os cuidados deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a palavra de Deus'.

317. OCULTARA OS PECADOS

Em Lima, capital do Peru, uma senhora tinha três criadas. Uma era cristã, convertida do paganismo. Deixou, porém, a prática da oração, tornando-se leviana e livre nos costumes. Tendo adoecido, recebeu os sacramentos com pouca devoção. Revelou, depois, às suas companheiras de serviço, que tivera o cuidado de ocultar ao sacerdote todos os pecados que cometera. 

Alarmadas, as companheiras levaram o fato ao conhecimento de sua patroa, a qual alcançou da enferma a promessa de fazer uma confissão sincera. Marta, assim se chamava ela, confessou-se de novo e morreu depois de algum tempo. Apenas exalou o último suspiro, começou o seu cadáver a espalhar um mau cheiro insuportável, de modo que tiveram de levá-lo para fora da casa. O cão, por natureza tranquilo, pôs-se a uivar lúgubremente. 

Uma das criadas, indo dormir no quarto onde Marta falecera, foi despertada por rumores espantosos; todos os móveis eram como que agitados por uma força invisível e atirados ao chão. Com a outra criada, deu-se a mesma cena espantosa. Resolveram, pois, passar juntas a noite. Ouviram, a certa altura, a voz clara e distinta de Marta, que se lhes apresentou em estado horrível e rodeada de chamas. Disse-lhes que, por ordem de Deus, vinha fazer-lhes conhecer em que estado se achava e que fôra condenada por seus pecados de impureza e por suas confissões mal feitas. E acrescentou: 'Contai a outros o que acabo de revelar-vos, para que não sejam vítimas da mesma desgraça'. A estas palavras, lançou um grito de desespero e desapareceu (Villard, V. III).

318. DUAS CLASSES DE PESSOAS

Um pároco convidou um seu paroquiano a fazer a Páscoa.
➖ Mas, senhor vigário, para que confessar-me se eu não tenho pecado?
Respondeu-lhe o padre: 
➖ Olhe, senhor; só há duas classes de pessoas que não têm pecados: os que ainda não chegaram ao uso da razão e os que já a perderam.

319. JÁ FEZ A PÁSCOA?

Um dia, indo Dom Bosco a Carignano, sentou-se ao lado do cocheiro e durante a conversa disse-lhe:
➖ Espero que o senhor já tenha feito a Páscoa.
➖ Ainda não - respondeu o bom homem; e, ademais, faz muito tempo que não me confesso. Eu gostaria de confessar-me com o padre com quem me confessei a última vez, se o encontrasse.
➖ E quem é esse padre?
➖ É Dom Bosco; não sei se o senhor o conhece; confessei-me com ele em Turim.
➖ Pois sou eu mesmo, respondeu o santo.
Fixando nele o olhar, o condutor reconheceu-o.
➖ Como farei para confessar-me agora mesmo?
➖ Dê-me as rédeas e ajoelhe-se.
E enquanto os cavalos caminhavm lentamente, o homem confessou-se com grande alegria da alma.

320. NÃO SABE CALAR-SE!

Sócrates falava muito pouco. Um indiscreto perguntou-lhe, certa ocasião, se guardava silêncio por ignorância, ao que Sócrates respondeu: 'Um ignorante não sabe calar-se!'

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)