sexta-feira, 5 de abril de 2024

GALERIA DE ARTE SACRA (XXXVI)

ÍCONE DA ÁRVORE DE JESSÉ 

'A Raiz de Jessé' ou a 'A Árvore de Jessé' é um ícone que representa a genealogia de Jesus Cristo sob a forma de uma grande árvore ou videira de múltiplos ramos. A herança terrena de Cristo remonta a Jessé, o pai do Rei Davi, que é representado comumente deitado sob o tronco da grande árvore, que parece emanar do seu próprio corpo. A simbologia remonta pela árvore o grande legado da prole de Jessé e seu estado de dormição é similar ao estado primitivo de Adão, antes de ser trazido à vida por Deus.

'Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes'
 (Is 11,1)

No centro da árvore e em destaque, encontra-se a Mãe de Deus, como a 'Vara de Jessé', representada imediatamente abaixo de Jesus ou trazendo Cristo sentado no colo, o rebento do Filho de Deus Vivo. São José raramente é representado nessa iconografia, embora, ao contrário de Maria, ele seja um elo direto das genealogias descritas nos Evangelhos. A maioria dos ícones da Árvore de Jessé data dos séculos XII a XVI, mas as imagens nas quais os ícones se baseiam podem ser bem mais antigas, incorporadas comumente como figuras de bíblias, saltérios e vitrais.

'A raiz é o lar dos judeus, a vara é Maria, a Flor de Maria é Cristo. Ela é justamente chamado uma haste, pois ela é da linhagem real, da casa e família de Davi. Sua flor é Cristo, que destruiu o mau cheiro da poluição mundana e derramou nele o perfume da vida eterna'
(Santo Ambrósio de Milão)

O arranjo dos ramos da árvore que envolvem Jesus e sua mãe pode ser mais ou menos complexo, mais ou menos abrangente, compreendendo representações tanto dos antepassados ​​de Cristo (quase sempre com destaque para o Rei Davi e seu filho Salomão), bem como dos grandes profetas que preanunciaram a sua vinda (como por exemplo, Jacó comumente representado com uma escada, símbolo da sua visão profética - Gn 28, 12).