quarta-feira, 3 de abril de 2024

TESTAMENTO ESPIRITUAL

1. Onde quer que estejas, e para qualquer lado que te voltes, miserável serás, se te não converteres a Deus. Em tudo pondera o fim e de que modo te apresentarás diante o rigoroso Juiz, a quem nada é oculto, que não se deixa aplacar com dádivas, nem admite desculpas, mas que julgará segundo a justiça.

Insensato e mísero pecador, que responderás a Deus que conhece os teus crimes, tu que tremes diante do vulto de um homem irado? Por que não te acautelas para o dia do juízo, quando ninguém poderá ser excusado ou defendido por nenhum outro? Agora o teu trabalho é frutuoso, as tuas lágrimas são bem acolhidas, os teus gemidos são ouvidos e a tua dor é expiatória e meritória.

2. Aqui tem grande e salutar purgatório o homem paciente que, recebendo injúrias, mais sente dor da maldade de quem lhe ofende do que da própria ofensa; que de boa vontade ora pelos seus inimigos, perdoando no íntimo do coracão todos os agravos; que não tarda em pedir perdão aos outros; que mais facilmente se deixa levar  pela misericórdia do que pela ira; que faz violência a si mesmo, esforçando-se por submeter a carne ao espírito. Melhor é purgar agora os pecados e extirpar os vícios, que deixá-los para serem extirpados na outra vida. Por certo nós mesmos nos enganamos pelo amor desordenado que temos à carne.

3. Que outra coisa devorará aquele fogo, senão os teus pecados? Quanto mais te poupas agora e segues os apetites da carne, tanto mais severamente serás depois atormentado, acumulando maior reserva de combustível para te queimar. No que mais tiveres pecado, nisso mais severamente serás castigado. Ali os preguiçosos serão incitados por aguilhões ardentes, e os gulosos serão atormentados com sede e fome extrema. Ali os impudicos e voluptuosos serão submergidos em abrasado e fétido enxofre, e os invejosos uivarão como cães furiosos. 
 
4. Não haverá nenhum vício que não tenha ali o seu particular tormento. Os soberbos serão acabrunhados de toda a sorte de confusão, e os avarentos reduzidos a uma penúria extrema. Uma hora de suplício ali será mais insuportável que cem anos da mais rigorosa penitência aqui. Ali não há sossego e nem consolação alguma para os condenados, emquanto aqui às vezes cessam as dores e somos aliviados pelos amigos. 

Tem agora cuidado e dor pelos teus pecados para que, no dia do juízo, estejas seguro como os bem aventurados. Porque então estarão os justos com grande confiança diante dos que os angustiaram e perseguiram. Então se levantará, para os julgar, aquele que agora se sujeita humildemente ao juízo dos homens. Então terá muita confiança o pobre e humilde; enquanto o soberbo de todos os modos estremecerá de pavor. 

5. Então se verá, como foi sábio neste mundo, quem aprendeu a ser menosprezado e tido por louco, por amor de Jesus Cristo. Então dará prazer toda a tribulação, sofrida com paciência e a iniquidade será reduzida ao silêncio. Os que foram dados à piedade se encherão de alegria e os irreligiosos, de tristeza. A carne então mais se regozijará de ter sido mortificada, do que a que foi sempre nutrida em delícias. Então resplandecerá a roupa vil e a vestimenta preciosa será obscurecida. Então será mais exaltada a simples obediência do que toda a astúcia do mundo.
 
6. Então se alegrará a mais pura e boa consciência do que a filosofia dos sábios. Então será mais estimado o desprezo pelas riquezas do que todos os tesouros dos ricos da terra. Então te consolarás mais haver orado com devoção do que de haver comido com regalo. Então te aproveitarão mais as boas obras do que as muitas e belas palavras. Mais agradará então a vida austera e de rigorosa penitência do que todas as delícias terrenas. 

Aprende agora a sofrer um pouco para que possas livrar-te de coisas mais penosas. Experimenta primeiramente aqui o que poderás ter de cumprir no outro mundo. Se agora tão pouco queres padecer, como poderás suportar tormentos eternos? Se agora o menor incômodo te torna tão impaciente, que lhe será então o inferno? Sem dúvida, não podes almejar ter duas venturas: deleitar-te aqui neste mundo e depois reinar com Jesus no Céu. 

7. Se até hoje sempre tivesses vivido em meio a honrarias e deleites, que te aproveitaria, se agora mesmo tivesses de morrer? Tudo é vaidade, o que não for amar e servir somente a Deus. Decerto os que amam a Deus de todo o coração, não temem a morte, nem o suplício, nem o juízo e nem o inferno, porque o perfeito amor tem refúgio seguro junto de Deus. Mas quem se deleita ainda em pecar, não admira que tema a morte e o juízo. Todavia, se não te desvias do mal pelo amor, convém ao menos que o faças pelo temor do inferno. Porém aquele que despreza o temor de Deus, não poderá perseverar no bem, antes cairá muito depressa nos laços do demônio. 

8. Que pode te dar o mundo sem Jesus! Estar sem Jesus é um inferno terrível; estar com Jesus é um doce Paraíso. Estando Jesus contigo, nenhum inimigo te poderá ofender. Quem encontra Jesus, encontra um grande tesouro, ou antes, um bem superior a qualquer outro. Quem o perde, priva-se de muito mais do que de um mundo inteiro. Viver sem Jesus é reduzir-se à extrema pobreza; estar bem com Jesus é tornar-se sumamente rico. Preferível é, pois, ter todo o mundo por inimigo do que ofender a Jesus. 

9. Confessarei, pois, contra mim mesmo, a minha iniquidade; confessar-Vos-ei, Senhor, a minha fraqueza. Vede, Senhor, a minha fragilidade e meu abatimento, que melhor conheceis do que eu mesmo. Compadecei-Vos de mim e tirai-me desta lama para que nela não fique atolado e submergido. O' Todo Poderoso Deus de Israel, zelador das almas fieis, dignai-Vos de olhar para as obras e dores do vosso servo e assisti-lo em tudo. Fotalecei-me de força celestial, para que não me vença e me domine esta carne fragilizada e ainda rebelde ao espírito, e contra a qual convém combater, enquanto vivemos neste mundo miserável.

(Imitação de Cristo; 1, 22 - 24; 2, 8; 3, 20)