segunda-feira, 15 de abril de 2024

DECÁLOGO SOBRE A DESCONFIANÇA

1. 'Quem pensa estar de pé, tome cuidado para não cair!' (I Cor 10,12)

2. 'Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!' (Jr 17,5)

3. 'Mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar no homem' (Sl 117,8)

4. Não coloqueis nos poderosos a vossa confiança, são apenas homens nos quais não há salvação (Sl 145,3)

5. 'Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro desses homens ímpios' (II Pd 3,17)

6. 'Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas exa­minai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo' (I Jo 4,1)

7. 'Guarda bem o que Deus te deu; guarda-te de tudo o que Ele proibiu e aguarde com confiança o que Ele prometeu' (São Bernardo)

8. 'A terceira maneira de resistir às tentações e vencê-las é desconfiar de nós mesmos. Quem se considera firme deve ter cuidado para não cair, como nos diz o Grande Apóstolo (Cornelio Lapide)

9. 'Deus não permite que o diabo engane a alma que desconfia de si mesma e permanece forte na fé' (Santa Teresa de Ávila)

10. 'Nossa melhor política é colocar toda a nossa confiança na graça de Deus e desconfiar inteiramente de nossas próprias forças' (São Roberto Belarmino).