quarta-feira, 10 de abril de 2024

OITO MANEIRAS DE UM CATÓLICO PERDER A FÉ (III)

IV - PELO MUNDANISMO E PAIXÕES DESREGRADAS

Outra causa que leva à perda da fé é a corrupção do coração e a escravidão das paixões. Encontrareis homens que negam a imortalidade da alma, que negam a eternidade do inferno, que negam a infalibilidade da Igreja. Encontrareis homens que negam a origem divina da confissão. Mas por quê, meus irmãos, por quê? É porque essas verdades salutares põem um freio às suas paixões. Eles não podem acreditar nessas verdades e, ao mesmo tempo, satisfazer seus desejos criminosos.

Um homem honesto e virtuoso jamais pensaria em duvidar ou contradizer essas verdades sagradas. Apesar do seu orgulho inato, a mente é escrava do coração. Se o coração se eleva ao céu nas asas do amor divino, a mente também se eleva com ele. Mas, se o coração se enterra na lama das paixões imundas, logo exala vapores escuros e fétidos, que obscurecem o intelecto. A razão do infiel é a fraude  que carrega no coração.

Há um homem que já foi um bom católico, que costumava ir regularmente à missa e à confissão. Agora já não se confessa, é um infiel. Mas por quê? Terá, porventura, ficado mais esclarecido? Terá recebido algum conhecimento novo? Não; o único conhecimento novo que recebeu foi o triste conhecimento do pecado. Ele acreditou enquanto foi virtuoso. Só começou a duvidar quando começou a ser imoral; só se tornou um infiel quando se tornou um libertino. A história da sua vida é logo contada. Desejoso de satisfazer as suas paixões sem restrições e sem remorsos, tentou livrar-se de uma religião que o teria perturbado no meio dos seus prazeres ilícitos. A religião apareceu-lhe como a mão na parede, escrevendo a sua desgraça no meio da sua folia sem sentido. O respeito humano e a satisfação de suas paixões são as únicas causas que o levaram a tornar-se um infiel.

V - PELO CONVÍVIO COM OS ESCARNECEDORES DA RELIGIÃO

Frequentar a sociedade dos ímpios, dos zombadores da religião é, para muitos, outra causa de perda da fé. Um zombador da religião é um homem sem princípios, um homem afundado na mais grosseira ignorância do que é a religião. Ele blasfema contra o que não entende. Ele zomba das doutrinas da Igreja, sem saber realmente o que são essas doutrinas. Escarnece das doutrinas e práticas da religião, porque não as pode refutar. Fala com a maior gravidade das belas artes, das modas e até dos assuntos mais triviais, e ridiculariza os assuntos mais sagrados. No meio do seu próprio círculo social, profere os seus conceitos superficiais com toda a segurança pomposa de um pedante.

Imagine-se um jovem que foi educado como católico. Frequentou todos os dias uma escola católica até fazer a primeira comunhão. Aprendeu bem o catecismo. Mas os pais queixam-se de que já não reza as orações da manhã e da noite, que já não se confessa, não comunga e não vai à missa ao domingo. Por quê? Porque frequenta a sociedade das más companhias, que ridicularizam a religião e zombam de tudo o que é sagrado. 'As más companhias corrompem os bons costumes'. Na companhia de jovens pervertidos, ele logo sente vergonha de sua religião, torna-se completamente indiferente a ela, abandona toda prática de piedade e, finalmente, torna-se um infiel e também ele um zombador da religião.

VI - PELOS CASAMENTOS MISTOS

A experiência tem demonstrado suficientemente que os casamentos mistos são também uma causa para que muitos tenham perdido a sua fé. Esta é a razão pela qual a Igreja Católica sempre se opôs a eles. A parte católica está geralmente exposta ao perigo de perder a fé ou de se tornar indiferente a ela. A educação católica das crianças é também geralmente negligenciada e muitas vezes tornada impossível.

Há uma congregação, num dos estados americanos, que conta com cerca de duzentas famílias. Há nada menos que cinquenta e sete casamentos mistos nela. O número de convertidos é de apenas seis e o número dos que abandonaram a religião católica é de vinte e dois. Quanto às crianças, encontram-se atualmente cinquenta e quatro que estão a ser instruídas nos rudimentos da nossa religião, e espera-se que adiram à prática das suas doutrinas. Mas há cento e trinta e sete que estão a receber a sua formação religiosa em alguma seita religiosa ou são deixados a crescer na mais completa ignorância. Há mais trinta e um cujo fim último é ainda duvidoso. O número de ex-católicos é de quase quatro para cada catolico nesta congregação. Não há razão para crer que os casamentos mistos sejam menos produtivos de males em outras congregações. 

VII - PELA PARTICIPAÇÃO EM SOCIEDADES SECRETAS

O estado de irreligião e infidelidade em que estão mergulhados atualmente milhões de homens que foram católicos é obra das sociedades secretas da maçonaria. Mostrei previamente que o principal objetivo da maçonaria é destruir toda a religião revelada e introduzir o paganismo em seu lugar. Aderir a qualquer uma das sociedades secretas é abandonar a religião católica; pois a Igreja Católica excomungou todos aqueles que aderiram a uma sociedade secreta. No entanto, há milhares que se juntam a essas sociedades satânicas e abandonam Deus e sua santa religião por Satanás e sua obra de impiedade.

VIII - PELO ORGULHO E RAZÃO TÍBIA SOBRE OS MISTÉRIOS DA FÉ

O orgulho e o raciocínio frágil sobre os mistérios da fé é outro meio que o demônio utiliza para fazer as pessoas perderem a fé. Há certos homens orgulhosos que dizem que não podem acreditar em tal artigo ou em tal mistério da fé, porque é muito obscuro, muito incompreensível e contrário à razão; eles não querem acreditar mais nas verdades da religião do que podem entender. Por isso, levantam tantas objeções às verdades reveladas, e assim demonstram uma lamentável falta de razão. Pois, para ser um homem, é necessário ter razão. A razão é a luz do homem. Mas a razão diz-nos que é necessário acreditar no que Deus revelou, porque Deus não pode revelar outra coisa senão a verdade, e que não tem sentido aquele que quer submeter à sua razão o próprio Autor da sua razão; e que querer compreender o que está acima da sua inteligência é não ter inteligência. Imagine-se um jovem católico que sempre acreditou no que Deus nos ensina através da sua Igreja. Associa-se frequentemente a alguém que, de forma perspicaz, argumenta sobre os mistérios da fé. este jovem começa a ouvi-lo com prazer. A consequência é que se expõe a todo o tipo de tentações contra a fé. Começa ele próprio a argumentar sobre os mistérios da fé, depois a duvidar deles e, por fim, a perder toda a fé neles. Morre infiel.

Ai de nós! Quantos são os que foram filhos fervorosos da Igreja Católica, que viveram na graça de Deus, em grande felicidade e paz, mas que, pelas razões que acabamos de expor, levam agora a vida perversa dos infiéis! A sua desgraça deve ser um aviso para todos nós. Portanto, 'aquele que se julga em pé, cuide-se para que não caia' (1 Cor 10,12).

(Excertos da obra 'Apostles' Creed', do Pe. Muller, 1889, tradução do autor do blog)