quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

SOBRE OS MAUS PENSAMENTOS

Há duas maneiras de alcançar merecimento no mau pensamento que vem de fora. A primeira, vem, por exemplo, de um pensamento de cometer um pecado mortal. Resisto-lhe prontamente, e este fica vencido.  A segunda maneira de  alcançar merecimento é quando me vem aquele mesmo mau pensamento e eu lhe resisto, e torna-me a vir, uma e outra vez, e eu resisto sempre, até que o pensamento se vai vencido. Esta segunda maneira é de mais merecimento que a primeira.

Peca-se venialmente, quando vem o mesmo pensamento de pecar mortalmente, e a pessoa lhe dá atenção, demorando-se um pouco nele, ou recebendo alguma deleitação sensual, ou havendo alguma negligência em rejeitar o tal pensamento.

E há duas maneiras de pecar mortalmente. A primeira é quando se dá consentimento ao mau pensamento, para o por logo em prática conforme consentiu, ou para o executar se pudesse. A segunda maneira de pecar mortalmente é quando se põe em ato aquele pecado; e é maior por três razões: a primeira, pelo maior espaço de tempo; a segunda, pela maior intensidade; a terceira, pelo maior dano de duas pessoas.

(Santo Inácio de Loyola)