quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

GALERIA DE ARTE SACRA (XXXV)

ÍCONE DA EPIFANIA DO SENHOR


Da Galileia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: 'Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!' Mas Jesus lhe respondeu: 'Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa'. Então, João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. 17.E do céu baixou uma voz: 'Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição'.

O ícone da Epifania ou Teofania do Senhor está centrado no mistério da revelação da Santíssima Trindade e de Jesus Cristo como Filho de Deus, por meio do batismo do Senhor nas águas do rio Jordão, mediante um ato de profunda humildade e submissão de Jesus a um simples homem - João Batista, o Precursor. O ícone apresenta Jesus Cristo no centro da figura imerso no Rio Jordão, em pé e com olhar frontal, dirigido diretamente para todos nós. 


O curso do rio é modelado pelas margens rochosas. Na margem direita, encontra-se João que, embora esteja batizando a Cristo, é ele que se inclina reverentemente diante o batizado. Perto dele, a figura da árvore e do machado em sua base evoca as palavras do próprio João Batista: 'O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo' (Mt 3,10). Na margem oposta, um grupo de anjos, prostrados em reverência, aguardam para vestir Jesus, após a sua revelação pública como Filho de Deus. 

Junto aos pés de Cristo, são representadas pequenas criaturas que parecem fugir do Senhor porque a terra e as criaturas tremem diante a face do seu Deus: 'O mar, à vista disso, fugiu, o Jordão volveu atrás. Os montes saltaram como carneiros; as colinas, como cordeiros. Que tens, ó mar, para assim fugires? E tu, Jordão, para retrocederes para a tua fonte?' (Sl 113, 3-5).

Outros ícones similares apresentam também alguns peixes nas águas do Jordão, simbolizando os homens eleitos, aqueles que podem nadar nas águas puras da sã doutrina de Cristo, redimidos e fieis aos ensinamentos do nosso Salvador.