sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A VIDA OCULTA EM DEUS: A VIRGEM MARIA, ELEITA DE DEUS


Olhando bem as coisas, ó meu Deus, parece que aquela alma privilegiada, verdadeiramente única, que é chamada por Vós nos Cânticos, como 'minha pomba, minha imaculada', que não excita o ciúme de nenhuma alma mas, ao contrário, desperta grande admiração e louvor de todos, é a doce e pura Virgem Maria, nossa Mãe. Somente a Ela se aplicam vossas palavras magníficas, sem quaisquer restrições e sem limites.

Ela é a vossa única Filha, Pai adorado; é a Mãe amorosa de Jesus, Filho único do Pai, por Ela gerado para ser o nosso Irmão para nos salvar. É a Santíssima Esposa do Espírito de Amor, a quem deve ser Mãe sem deixar de ser a Virgem das Virgens. Não há criatura pura, ó Santíssima Trindade, que vos seja tão querida como ela. É a vossa obra única, a eleita de Deus. Depois do Coração de Jesus, não há coisa mais preciosa para se conhecer ou mais doce para contemplar do que o Coração Imaculado da Santíssima Virgem. É um abismo de perfeição, de esplendor, de beleza, de graça, impossível de descrever.

O Coração de Maria é a obra prima do Espírito Santo. Ele a enriqueceu com todas as perfeições, com todas as virtudes. Sabemos que desde o primeiro instante de sua concepção, nossa Mãe desfrutou de todo o amor divino. No momento de sua criação, ela se inclinou para Deus para unir-se a Ele em perfeição; e o seu amor aumentava a cada momento, porque esse gesto se repetia ao longo de toda a sua vida e, cada vez, com maior profundidade e intimidade. O seu coração é a pureza em si, sem mancha ou sem mistura de coisa alguma. 

A Santíssima Virgem recebeu desde o primeiro momento de sua vida o poder de amar em estado puro e perfeito. E ela fez isso imediatamente; ela não conheceu pecado ou imperfeição... O seu amor pelas criaturas era uma continuidade da manifestação do seu amor a Deus, que não perturbou em nada a sua absoluta e santíssima pureza. Em Jesus ela amou plenamente a Deus, sendo Ele, ao mesmo tempo, o seu Deus e o seu Filho. Ela amava São José, São João, as santas mulheres, como ama todos os homens que se sucederam ao longo dos séculos. Ela ama todos os seus filhos com amor profundo e real, porque os ama pelo amor a Deus.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte III - A União com Deus; tradução do autor do blog)