quinta-feira, 1 de setembro de 2022

7 DITOS SOBRE SANTO ANTÔNIO ABADE


1. Num lugar deserto, havia um homem que caçava feras, que se escandalizou quando viu Santo Antônio Abade brincando alegremente com os seus confrades. E o questionou sobre tal atitude. O abade, querendo mostrar a ele que, às vezes, é preciso ser condescendente com os irmãos, lhe disse: 'coloque uma flecha no seu arco e o envergue'. Ele fez isso. O abade acrescentou: 'envergue mais' e o caçador assim o fez. O abade insistiu: 'Retese o arco ainda um pouco mais'. O caçador respondeu então: 'se eu esticar mais, o arco vai quebrar'. O abade respondeu: 'É assim também na obra de Deus: se esticarmos nosso arco além da medida com os nossos irmãos, eles se quebram. Por isso, às vezes, é necessário ser condescendente com os irmãos'. Ao ouvir isso, o caçador encheu-se de compunção e foi embora muito edificado. 

2. Santo Antônio Abade assim falou: 'Quem se senta no deserto para ficar em recolhimento na presença de Deus está livre de três guerras: a de ouvir, a de falar e a de ver. Só lhe resta uma: a guerra contra o seu próprio coração'.

3. Santo Antônio Abade refletia com o olhar voltado para o abismo dos juízos de Deus: 'Ó Senhor, por que alguns morrem jovens, outros muito velhos? Por que alguns são pobres e outros ricos? Por que os maus são ricos e os justos pobres?' Uma voz interrompeu os seus pensamentos: 'Antônio, cuide de si. Os juízos de Deus não te pertencem'.

4. Um grupo de homens se reuniu para visitar Santo Antônio Abade e, com eles, veio um ancião que lhes era desconhecido. Atravessavam de barco um lago e conversavam sobre as suas lidas diárias e assuntos diversos, enquanto o velho permanecia sempre em silêncio. Quando encontraram o abade, foram tomados de alegria sincera. O ancião permaneceu em silêncio. O abade indagou então a ele: 'estes jovens lhe fizeram boa companhia?' Ao que o ancião respondeu: 'sem dúvida, mas o curral deles não tem porteira e quem quiser pode entrar no estábulo e desamarrar o burro'. E, com isso, queria dizer que eles falavam livremente sobre tudo o que lhes vinha à boca.

5. Santo Antônio Abade assim falou: 'Ninguém, a menos que seja tentado, pode entrar no reino dos céus; de fato, remove as tentações, e ninguém se salva'.

6. Um homem procurou Santo Antônio Abade com o propósito de se tornar um monge. Ele havia renunciado às coisas do mundo e dado os seus bens aos pobres, mas guardando alguma coisa para si. O padre mandou que ele retornasse à sua terra natal e voltasse em outra ocasião, seminu e com um pedaço de carne amarrado ao corpo. O homem assim o fez e, quando retornou, estava todo cheio de feridas devido aos ataques que sofrera de animais diversos no caminho, por carregar em si o pedaço de carne exposta. O abade o recebeu então e lhe disse: 'agora você está pronto; aqueles que renunciam ao mundo, mas querem conservar os bens, ficam feridos e cobertos de cicatrizes porque vivem lutando contra os demônios'.

7. Santo Antônio Abade assim falou: 'Eu vi o mundo inteiro tomado por pesadas redes do maligno, que tudo envolvia, e então me perguntei amargurado: qual tesoura é capaz de cortar essas redes?' E ouvi uma voz que me disse: 'a humildade'.

(Máximas dos Padres do Deserto)