terça-feira, 25 de agosto de 2020

AS CINCO PETIÇÕES DE JESUS POR NÓS


No capítulo 17 de São João, em oração fervorosa e sublime dirigida a Deus Pai, Jesus faz cinco petições amorosas em nosso favor, seus fieis discípulos nessa terra: 'Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus' (Jo 17,9). Cinco petições a Deus em favor de todos os seus filhos - de ontem, hoje e amanhã: 'Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim' (Jo 17,20).

1. Unidade dos Cristãos

'Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós' (Jo 17,11)

'Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste' (Jo 17,21). 

'Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um' (Jo 17,22)

2. Plenitude da Alegria Cristã

'Mas, agora, vou para junto de ti. Dirijo-te esta oração enquanto estou no mundo para que eles tenham a plenitude da minha alegria' (Jo 17,13)

3. Proteção contra o Mal

'Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal' (Jo 17,15)

4. Santificação pelo Amor à Verdade

'Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade' (Jo 17, 17-19)

5. Herança da Glória Eterna

'Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo' (Jo 17,24).