sábado, 27 de julho de 2019

COMPÊNDIO DE SÃO JOSÉ (XVII)


81. Dentro da liturgia existem referências a São José? 

Além daquelas nas missas, São José tem seu nome lembrado na 'Ladainha dos Santos' e Leão XIII aprovou a recitação do 'Ofício votivo de São José' nas quartas-feiras. Seu nome está incluído também nas orações rezadas depois da missa desde 1884; assim como o mesmo papa prescreveu uma belíssima oração em honra a ele: 'A vós, São José, recorremos', a ser rezada no mês de outubro após a reza do Rosário. Em 1921, Bento XV inseriu o seu nome no prefácio da missa e acrescentou sua invocação na oração 'Bendito seja Deus'. Pio XI, em 1922, incluiu-o nas orações pelos moribundos no Ritual Romano. João XXIII em 1962 incluiu o seu nome no Cânon da missa. 

82. Existem algumas orações ou práticas de piedade josefinas indulgenciadas? 

São muitas, basta lembrar apenas algumas, tais como: a 'Ladainha a São José', indulgenciada em 1909 por Pio X . Da mesma forma, Bento XV em 1921 concedeu indulgências especiais para a recitação do 'Pequeno Ofício de São José'. Existem muitas outras orações indulgenciadas como aquela bastante conhecida 'Jesus, José e Maria, eu vos dou meu coração…'. O importante é salientar que todas estas orações exaltam a sua santidade, dignidade e a sua missão específica no mistério da nossa redenção.

83. Quais são as devoções mais características nas práticas de piedade josefina ao longo dos séculos? 

Uma devoção bastante difundida desde o século XIV e presente até hoje é a prática 'As sete dores e sete alegrias de São José'. No final do século XV, encontramos o 'Rosário de São José' e ainda hoje existem vários. Em 1597, ficou conhecida a 'Ladainha de São José', publicada em Roma e atribuída a Jerônimo Graziano da Mãe de Deus; também esta até hoje é muito rezada. Desde 1850, multiplicaram-se diversas formas do 'Rosário de São José; Rosário Perpétuo de São José: Rosário do devoto de São José; Terço a Maria Santíssima e a São José'… Em 1649, surgiu a devoção do 'Cordão de São José', com as Agostinianas da Bélgica, como forma de curar as doenças e livrar os fieis das ciladas do demônio. Esta devoção foi enriquecida por Pio IX com indulgências. Os padres capuchinhos difundiram a devoção nascida com a Ordem Terceira Franciscana na França do chamado 'Escapulário de São José'; da mesma forma, desde 1865, os Camilianos divulgaram o 'Escapulário da Bem-aventurada Virgem Maria, São José e São Camilo'. Em 1875, surgiu no México a devoção de benzer as velas na festa de São José assim como, ainda neste mesmo país, a partir de 1903, implantou-se o costume de benzer a 'Água de São José'. Em Milão, desde 1854, implantou-se o 'Culto Perpétuo a São José”, dedicando ao santo um dia a cada mês do ano. Surgiram depois “A Novena Perpétua a São José'; 'Os sete domingos de São José'; 'As dezenove quartas-feiras de São José' e 'As sete quartas-feiras de São José'. A prática das 'quartas-feiras dedicadas a São José' é muito comum ainda hoje, assim como a 'dedicação do mês de março a São José', também muito celebrado atualmente. 

84. São José foi lembrado também na música? 

A música foi da mesma maneira uma forma utilizada para honrar o nosso santo. Alguns músicos famosos compuseram missas em honra do nosso santo, tais como: Johann G. Albrechtsberger, que compôs a Missa Sancti Josephi; Flor Peeters, a Missa in honorem Sancti Joseph; Pergolesi com o '“Oratório sobre a morte de São José', assim como inumeráveis outras músicas e cânticos nascidos em vários países que contribuíram para exaltar São José. 

85. Existiram outras formas de honra tributadas a São José? 

Uma das mais características foi a coroação canônica de suas imagens. A primeira delas deu-se em Bogotá em 1779; depois, na cidade do México, em 1788; também em Guanajuato no México em 1790. Em Kalisz, na Polônia, São José foi coroado em 1796 e recoroado em 1985. Dezenas de outras coroações aconteceram no século XX em Barcelona, Montreal, Buenos Aires, Ávila, Santa Ana (El Salvador). Atestam-se ainda o culto a São José as suas aparições, dentre as quais as de 1448 em Novara (Itália), em Knock (Irlanda) em 1879 e em Fátima (Portugal) em 1817.

('100 Questões sobre a Teologia de São José', do Pe. José Antonio Bertolin, adaptado)