segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

TESOURO DE EXEMPLOS (201/203)

 

201. MORTO E CONDENADO

O conde Orloff e um general russo, ambos incrédulos, juraram por zombaria que o primeiro deles que morresse apareceria ao outro, para comunicar-lhes e há inferno. Poucos meses mais tarde, teve o general de seguir para a guerra, pois as tropas do imperador francês Napoleão haviam invadido a Rússia.

Eis que um dia, ao amanhecer, estando o conde Orloff em seu leito, mas bem acordado, abrem-se de par em par as cortinas do aposento e aparece o general, em pé, com o rosto muito pálido e as mãos sobre o peito. Espantou-se não pouco o conde; maior, porém, espanto, quando ouviu estas palavras:
➖ Existe o inferno e eu estou nele!" - e a visão desapareceu.
Poucos dias depois recebia o conde uma carta em que lhe era comunicada a morte do general. Precisamente o dia e hora, em que aparecera a o conde, recebera uma bala no peito e falecera.

O inferno existe. É uma verdade de fé. Foi Deus que o revelou. De Deus não se zomba impunemente.

202. VENCIDO PELA PACIÊNCIA DE DEUS

A vida do venerável Queriolet, contemporâneo de São Vicente de Paulo, é a mais bela prova da paciência de Deus com o pecador. Até aos trinta anos, esta alma impetuosa vivera numa contínua alternativa de confissões e pecados.

Depois, possuído de um ódio satânico contra Jesus Cristo, partiu para Constantinopla para se fazer maometano. Num bosque da Alemanha foi assaltado por assassinos que, depois de matarem seus dois companheiros, queriam acabar com ele também. Diante da morte iminente, Queriolet fez voto a Nossa Senhora de converter-se se ela o livrasse dos assassinos. 

Ela o livrou, mas ele não se converteu e, não tendo podido fazer-se maometano, fez-se huguenote ao regressar à França. Deus, porém, o seguia como o pastor procura a ovelha desgarrada. Numa tenebrosa noite de grande tempestade, acorda com a queda de um raio sobre a casa. Queriolet saltou do leito como uma fera, cerrou os punhos e blasfemou. 

Qualquer homem já teria cansado de suportá-lo; mas Deus não se cansa e o segue. Em Loudun, uma pobre mulher desconhecida o detém e lhe diz: 'Tu tens um voto a cumprir. Lembra-te de que, naquele bosque na Alemanha, te queriam assassinar?' Queriolet tremeu como naquele dia em que estivera nas mãos dos assassinos. Mas, como o sabia aquela mulher, se ele não comunicara isso a ninguém? Teria Deus suscitado aquela mulher para a sua conversão? Deus ainda tinha compaixão dele para o chamar daquela maneira? Este pensamento venceu-o finalmente, e depois de alguns anos, Queriolet ressuscitava à graça para nunca mais cair, tornando- se a admiração do mundo inteiro por suas virtudes.

Não obstante os nossos grandes pecados, não desesperemos; voltemos a Deus. Ele nos espera.

203. A CONFIANÇA NA PROVIDÊNCIA

Uma vez, estando Santa Catarina muito atribulada, apareceu-lhe Jesus e disse-lhe: 'Catarina, pensa em mim e eu pensarei em ti e em tuas necessidades'. Quando as cruzes, as desgraças e as perseguições nos afligirem, pensemos em Deus, pondo nele a nossa confiança.

Sem a confiança na Providência, como São Camilo, São Jerônimo Emiliani, São João Bosco, São José Cottolengo e tantos outros teriam podido asilar e manter milhares de pessoas, milhares de infelizes? Lede a história deles. Alguma vez chegou a faltar o dinheiro, a roupa, o pão... e o único que não faltou foi a confiança na Providência. E esta encarregava-se de provê-los de tudo.

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)