sábado, 30 de julho de 2022

A VIDA OCULTA EM DEUS: DEUS E A ALMA ENCANTAM-SE MUTUAMENTE


Vós amastes a alma, ó meu Deus, comunicastes a vossa vida a ela, e a cumulastes de beleza. E a alma agora tornou-se parecida a Vós, a ponto de se confundir em Vós. Vós a sublimastes em encanto e ela também Vos encanta. E agora estais ligado a ela por enlaces invisíveis aos olhos do corpo ou mesmo da imaginação, e que não podem ser apreendidos com as mãos e que, no entanto, são tão reais, tão suaves e tão intensos. Uma atração livre e irresistível os mantém voltados um para o outro, mutuamente unidos, arrebatados e presos um ao outro. E a alma percebe que Vos envolve com a sua doce influência da mesma forma que ela mesma se sente completamente inundada pela Vossa, ó meu Deus!

Quem pode inferir, ó meu Deus, a profundidade e o poder de tal encanto? Nada lhe escapa. Invade todo o ser, ousamos dizer que até a medula. É uma divinização ab intra. Dir-se-ia então que o Vosso ser, intangível por nada, torna-se o próprio ser da alma. Esta comunga - ou melhor, talvez seja comungada - de Vossa plenitude. É felicidade insondável, paz, alegria, fortaleza, segurança, luz, calor, vida, tudo, pois Vós sois tudo. É mais do que tudo, porque estais acima de tudo. Podemos contemplar-Vos por dentro. Possuir-Vos em nós, e não apenas Vos provar, mas sermos como Vós.
 
Tudo isso basta-nos para morrer. E, no entanto, é apenas um amanhecer, nada mais do que um começo. O horizonte se abre em infinitas e belas perspectivas. Deus compartilha o presente com abundância, parecendo esgotar o seu tesouro de graças. E, no entanto, o que está por vir será ainda muito mais!

NADA AGRADA MAIS A DEUS DO QUE UMA ALMA QUE IGNORA A SI MESMA

Nada está escondido de Vós, ó meu Deus. Vós não deixais escapar o menor dos movimentos de uma alma que Vos ama. Parece até que ficais totalmente ocupado em captar a menor manifestação do amor dela por Vós. Ela pode se moldar em discrição e modéstia como um véu que possa esconder por completo, de todos e de si mesma, o pouco que ela julga fazer por Vós, mas é tempo perdido. Não existem véus para Vós, ó meu Deus. O esforço que a alma faz para manter em segredo o quanto Vos ama, só aumenta o Vosso encanto por ela. Nada pode agradar-Vos mais do que uma alma que busca o silêncio, que ignora a si mesmo e que quer agradar somente a Vós. Ela se torna o foco de todas as Vossas complacências, e doce atração aos Vossos olhos. Atrai, sobretudo, o Vosso Coração. O vosso amor é exposto para a alma que amais em ocasiões sem fim. Alma escolhida e bendita entre todas, quem poderá exprimir a medida de sua felicidade?

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte III - A União com Deus; tradução do autor do blog)