quarta-feira, 20 de julho de 2022

PARA SER UM HOMEM ETERNO... (III)

   ... SEJA UM HOMEM DE ORAÇÃO


Ninguém tem tempo. É preciso fazer tudo o que é possível no menor tempo possível. As coisas do mundo demandam tempo e, para fazê-las, é preciso que o homem se torne escravo do tempo. E, se acaso ainda for possível, ser escravo e escracho do tempo. O tempo nos consome, e somos consumidos neste redemoinho dos dias e semanas como uma consequência feliz e previsível da nossa vontade. Ainda que o resultado concreto de tudo isso seja sempre um imenso vazio.

A vida plena em Deus exige... parar o tempo. O tempo é o maior contratempo na nossa vida interior. O recolhimento e a oração implicam, na intimidade com Deus, o domínio completo dos sentidos e dos sentimentos. Esse domínio é principalmente o controle da imaginação e do tempo exterior. Estamos na Presença de Deus, estamos fora do mundo, estamos em oração. A oração é um ato de libertação do homem contra a escravidão do tempo e dos sentidos. 

Mas a oração é muito mais que isso. A oração é um ato de amor, do mais puro amor humano, que nos permite aspirar aos patamares mais elevados da graça divina. Para se ficar sinceramente na Presença de Deus, é preciso o despojamento de nós mesmos e o desapego à própria existência. Orar significa o sobrevoo da alma sobre a nossa condição humana; orar sem cessar consiste em tornar este voo um prelúdio da eternidade com Deus.

A oração é um sopro do Espírito Santo que perpassa pelos labirintos das percepções humanas. Estamos sempre preocupados em fazer, em fazer muito e sempre cada vez mais ansiosos por fazer mais. Deus conta apenas com aquilo que podemos fazer bem. Com as nossas obras, pequenas obras, incensadas do puro amor humano, movidas pela caridade, sublimadas pela oração. Pela oração e pela graça divina, homens de barro são transformados em homens eternos.

Para ser um homem eterno... seja um homem de oração. Porque a nossa salvação depende da nossa oração, da nossa capacidade de nos colocarmos continua e proficuamente na intimidade com Deus como frutos venturosos de homens de uma vida. Aprender com a oração a estar e a permanecer na intimidade de Deus é o maior tesouro deste mundo e a fonte de todas as bem aventuranças; a oração nos leva ao encontro de Deus, não rezar implica nos perder no mundo.

Seja um homem de oração. Para colocar as coisas em ordem e curar as feridas abertas ou mal curadas, é preciso primeiro esvaziar a alma dos sentidos e dos apegos humanos. A alma de um homem de oração é uma catedral vazia, ainda que tenha as dimensões e a simplicidade de uma choupana. Na alma de um homem de oração, esvaziada de si mesmo, o infinito amor de Deus seria capaz de refazer o universo inteiro.