sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

A VIDA OCULTA EM DEUS: DIGNIDADE E HARMONIA DA ALMA INTERIOR


Quando nos deparamos com uma alma interior, ficamos impressionados com a sua dignidade, desenvoltura e graça. Acreditaríamos que ela teria sangue real, o que em si é verdade, uma vez que ela é filha de um rei e, portanto, é rainha. Jesus não é o Rei dos reis? Ela não é a sua esposa? Por que, então, tal digressão? Na alma interior, tudo participa dessa nobreza divina que é revelada por suas palavras, seus gestos, seus movimentos, seus menores passos, que são polidos, discretos e firmes. Ao caminhar, não faz alarde e nem atrai a atenção e, no entanto, agrada, atinge o seu fim sem esforço. Mal notamos o que está fazendo, suas ações são ordenadas e silenciosas, têm o senso de medida. Age como se tem que agir. Fala como convém falar. Mantém-se calada no momento adequado. Mas o exterior é apenas um reflexo. O interior é o que Deus vê e o que realmente importa e o que é verdadeiramente belo. Um interior ordenado como um todo e em tudo.

Nesta alma, até os menores movimentos interiores são delicados e agradam por completo ao vosso julgamento. Todos eles são inspirados pelo vosso amor, princípio e fim de suas aspirações. E também a sua regra. Sim, todos os pensamentos desta alma são pensamentos de amor e o mesmo se dá com todos os seus desejos e com todas as suas ações.

Uma harmonia profunda reina nesta alma. O Espírito Santo, um artista com mãos hábeis, sempre a moldou. Da vontade, plástica como o barro e firme como o ouro, Ele fez um colar irrepreensível que mantém todas as outras faculdades perfeitamente unidas entre si. As faculdades sensíveis servem às faculdades internas e as obedecem. Estas, por sua vez, estão sob o comando daquela vontade na qual o amor divino penetrou tão profundamente. E todo esse mundo interior assim ordenado tem algo firme, gracioso e forte que agrada aos vossos olhos, ó meu Deus; é como uma participação nessa vossa simplicidade harmoniosa que sustenta - atrevo-me a dizê-lo - as vossas inumeráveis ​​e infinitas perfeições. Basta uma única palavra para expressar tudo quando vos consideramos sob esse ponto de vista: 'caridade' - a mesma palavra que distingue e nos revela o íntimo da alma interior.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte III - A União com Deus; tradução do autor do blog)

Nenhum comentário: