terça-feira, 30 de junho de 2026

A SÓS COM DEUS (II)


Jesus me disse: Eu sou a Vida e quero dá-la a ti; e conduz-me à sua morada para que viva nEle mesmo e participe dessa vida divina, cada vez mais intensa, tornando-me por ela, de certo modo, participante da natureza divina. Não é soberba, ó meu Deus, nem presunção, nem temerário atrevimento deste pobre coração pensar assim, desejar e esperar viver da vossa própria vida ainda neste exílio. 

Seria soberba incompreensível, se tal pensamento tivesse brotado de mim; mas fostes Vós quem me ensinastes como Pai e quem me ordenastes. Quero, humilde e obediente, seguir-vos; quero, submisso e fiel, oferecer-me inteiramente à vossa santa vontade e, por ela, alcançar tão grande felicidade.

Certamente, este viver em Deus não é fácil, nem sequer possível às nossas pequenas forças. Grandes obstáculos tendem a nos dificultar e o principal obstáculo somos nós mesmos; somos nós que os erguemos.

Para que este belo ideal e desejo de viver em Deus se realize em mim, e para que eu possa receber em plenitude a vida de Deus, é necessário que antes faça desaparecer todos os obstáculos, destrua e arranque tudo quanto em mim é miséria moral, fraqueza e maldade; é preciso por fim ao meu amor-próprio, reconhecer a minha impotência e compreender que é somente Deus - exigindo, contudo, a minha cooperação - quem me comunica a sua vida e a sua santidade. Somente negando-me deste modo e permanecendo vigilante, cheio de esperança em Deus, preparar-me-ei para receber a beleza que Deus deseja comunicar-me.

Ó meu Deus, que quereis dar-me a vossa própria vida! Fazei que eu me prepare para recebê-la, que eu a peça e vos manifeste o meu desejo de a possuir. Fazei que eu a queira de verdade; que queira eficazmente; que queira com humildade e com uma vontade firme e resoluta. Mas, por muito que eu o queira, será possível que eu possa participar da vida de Deus? Essa Vida está acima das minhas forças; porém Deus é meu Pai e me diz por Jesus Cristo: 'Quero que sejas um comigo; quero comunicar-te a minha vida. Não ponhas obstáculos; deixa-te reduzir ao nada de ti mesmo para que Eu possa dar-te a verdadeira vida'.

[Excertos da obra 'Com Dios a Solas - Un Carmelita Descalzo', do Pe. Valentin de San Jose (1896 - 1989)]