segunda-feira, 8 de abril de 2019

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA A QUARESMA (I)

SOBRE OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

1º MANDAMENTO:

DEUS NOS ORDENA... que abracemos a fé, que devemos alimentar pela oração atos de piedade e de comunhão frequente. Que tenhamos esperança de que Ele nos dará o Céu e as graças para o merecermos. Que O amemos acima de tudo e tudo aceitemos pelo que porventura nos mande para nos purificar. Que em cada um dos nossos irmãos vejamos o próprio Cristo e os amemos como Ele nos amou ao ponto de morrer por nós. Que façamos da nossa vida uma oração agradável a Deus, atribuindo-lhe tudo o que somos e tudo que fazemos.

DEUS NOS PROÍBE... que omitamos ou sejamos negligentes em fazer as nossas orações da manhã e da noite e em receber os sacramentos. Confissões e comunhões sacrílegas. Práticas supersticiosas. Dúvidas voluntárias contra a fé. Por em perigo a fé por leituras inconvenientes. Indiferença religiosa. Respeitos humanos, fonte de covardias. Falta de confiança na Providência ou confiança presunçosa nas próprias forças. Falta de coragem ou desespero. Resistência à graça. Oração sem alma, mecânica e rotineira.

2º MANDAMENTO:

DEUS NOS ORDENA... compenetrarmos bem da grandeza e da santidade divinas. Respeitar as pessoas e as coisas consagradas ao seu culto. Cumprir os votos que foram feitos.

DEUS NOS PROÍBE... blasfêmias, isto é, injúrias para com Deus. Uso vão do seu Santo Nome. Juramentos falsos ou inúteis. Desejar o mal ao próximo ou a si mesmo.

3º MANDAMENTO:

DEUS NOS ORDENA... Consagração do domingo a Deus, pela assistência à Santa Missa (ou a santificação do domingo quando a Missa não está disponível) e a abstenção de ocupações servis.

DEUS NOS PROÍBE: Trabalhar no domingo sem necessidade ou autorização. Mau comportamento ou dissipações na igreja. Busca de distrações contrárias à santificação do dia do Senhor.

4º MANDAMENTO:

DEUS NOS ORDENA... em relação aos nossos pais, amor, obediência, respeito, assistência; rezar por eles, vivos ou mortos. Em relação aos filhos: educação religiosa, bom exemplo. Na família: contribuir para a felicidade e o bom entendimento de todos; disponibilidade, polidez, delicadeza. Em relação aos superiores: submissão e respeito. Em relação ao Estado: contribuir para o bem comum; dever eleitoral; pagamento de impostos.

DEUS NOS PROÍBE... desobediência, falta de respeito, ingratidão para com os nossos pais e superiores; desentendimento e divisões na família. Recusar participar nos encargos da comunidade.

5º MANDAMENTO:

DEUS NOS ORDENA... alegrar-se com a felicidade dos outros e para ela contribuir na medida do possível; sofrer com o infortúnio do nosso próximo e procurar aliviá-lo.

DEUS NOS PROÍBE... insultos, recusa do perdão, inveja, desprezo, ódio. Desejar a morte ou má sorte a outrem, desejo de vingança. Golpes, feridas, mutilações, homicídios, aborto. Atentar contra a saúde por intemperança. Escândalo por maus exemplos, conselhos, aprovações ou silêncio; egoísmo, indiferença pela miséria e necessidade dos outros.

6º e 9º MANDAMENTOS:

DEUS NOS ORDENA...  Respeito para com o nosso corpo, membro do Corpo Místico e templo do Espírito Santo. Emprego das forças da nossa vida no plano providencial da criação continuada; pureza, fidelidade e generosidade no amor conjugal. Fugir das ocasiões do pecado e luta contra os maus hábitos.

DEUS NOS PROÍBE... pensamentos ou desejos impuros provocados voluntariamente, em si ou nos outros. Conversas inconvenientes. Canções licenciosas. Leituras e espetáculos imorais. Modas provocantes. Galanteios perigosos. Afeições ou familiaridades condenáveis. Danças lascivas. Ações contrárias à castidade. Contatos desonestos. Imprudência e leviandade no namoro. Adultério. Atentados contra a fecundidade do matrimônio.

7º e 10º MANDAMENTOS:

DEUS NOS ORDENA... considerar os bens deste mundo como meios e não como fins. Usar deles para maior bem de todos, sem egoísmo. Respeitar a justiça e a equidade em todos os domínios. Reparar o dano injusto causado. Restituir o que injustamente se retém. Dar esmola segundo as suas posses. Ter consciência profissional.

DEUS NOS PROÍBE...roubo, receptação, danificação injusta causada nos bens de outrem. Fraude, negócios desleais, faltas de lealdade no trabalho, no comércio, nos contratos: maneiras modernas de disfarçar o roubo. Cooperar na injustiça, seja de que maneira for, ativa ou passivamente. Salários insuficientes. Negligência em pagar as dívidas. Exploração dos fracos; avareza, apego ao dinheiro, cobiça. Esbanjamento. Desejo de roubo ou injustiça.

8º MANDAMENTO:

DEUS NOS ORDENA... amar e servir a verdade. Ser sincero e leal. Respeitar a honra e o bom nome do próximo.

DEUS NOS PROÍBE... a mentira com ou sem prejuízo de outrem. Calúnias ditas ou aprovadas. Falsos testemunhos. Juízos temerários. Violação de segredo confiado ou do sigilo profissional. Simulações e hipocrisia.

(Do 'Missal Romano Quotidiano', de Dom Gaspar Lefebvre, 1963)

Nenhum comentário: