domingo, 7 de outubro de 2012

GLÓRIAS DE MARIA: NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO


Alain de La Roche (1428 – 1475), pregador da ordem dominicana, na sua obra ‘Da Dignidade do Saltério’, narra a famosa aparição de Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão em 1214, exortando o santo a pregar e recitar o ‘Saltério dos Leigos’ (Rosário) para a conversão dos hereges e para a salvação das almas. Por intercessão de Nossa Senhora do Rosário, São Domingos (mais tarde, fundador da ordem dominicana) esmagou a heresia albigense ou dos cátaros que avassalava então grande parte da Europa, com grandes perseguições à Igreja Católica.


A devoção ao Santo Rosário expandiu-se por todo o continente europeu nos anos seguintes e sustentou os extraordinários acontecimentos que refrearam o avanço muçulmano contra a Europa, mais de 350 anos depois. Em 07 de fevereiro de 1571, as forças da cristandade, reunidas pelo Papa São Pio V no golfo de Lepanto, derrotaram a esquadra muçulmana em muito maior poderio (que já tomara Constantinopla e a ilha de Creta e se encontrava às portas da Europa), levando à frente um estandarte do Santo Rosário, enquanto o mesmo era rezado em Roma e em vários lugares e paróquias, na intenção da vitória de Cristo. A estupenda e histórica batalha de Lepanto barrou a ascensão do Islã sobre a Europa cristã e deu origem à devoção de Nossa Senhora do Rosário, cuja festa é celebrada no dia 07 de outubro de cada ano. ‘Non virtus, no arma, non duces, sed Maria Rosarii victores nos fecit’ (Nem as tropas, nem as armas, nem os comandantes; foi Nossa Senhora do Rosário que nos deu a vitória).



A palavra ‘Rosário’ significa ‘coroa de rosas’ (do latim rosarium). Ao depositarmos estas coroas de flores ao pé da Santa Virgem do Rosário, tornamo-nos repositórios de toda espécie de graças de Deus, abrasamo-nos no amor a Cristo e nos preservamos de todas as ações diabólicas. Nas palavras de São Luís Maria Grignion de Montfort:

‘Ainda que vos encontrásseis à beira do abismo ou já tivésseis um pé no inferno; ainda que tivésseis vendido vossa alma ao diabo; ainda que fôsseis um herege endurecido e obstinado como um demônio; cedo ou tarde vos converteríeis e salvaríeis, desde que rezeis devotamente todos os dias o Santo Rosário até a morte, para conhecer a verdade e obter a contrição e o perdão de vossos pecados.’ 

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do Santo Rosário, no qual se junta, à recitação da Ave-Maria, a profunda meditação dos santos mistérios da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor. São Domingos, apóstolo do Rosário, acompanhai-nos com a vossa benção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção à Maria, cheguemos mais depressa a Jesus e, como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora nos leve à vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém!