Tomai tento, todos vós, ó cristãos, das
insondáveis graças e mistérios que Deus nos legou na Santa Eucaristia.
Lembrai-vos sempre: bastaria uma única comunhão para nos tornarmos verdadeiros santos,
pelo depósito inesgotável de graças que nos podem ser concedidas neste santo sacramento.
Porém, devido às nossas limitações e pecados, uma infinidade de graças perpassa
sem acolhida na alma humana durante a santa comunhão: fluem através dos
orifícios e vazios de nossas imperfeições e apegos mundanos e diluem-se no
imenso anfiteatro formado pelos nossos sentidos e pensamentos voláteis, pela
imaginação solta, pelos instintos e interesses profanos. Da graça infinita,
coleta-se um quase nada dos dons de Deus.
Mas bendito seja esse ‘quase nada’ que
nos santifica cada vez mais, a cada comunhão! Diante da grandeza deste
mistério, Santo Agostinho exclamava: ‘O
sacramentum pietatis!O signum unitatis! O vinculum caritatis! (Jo 26, 6,
13). Da união íntima e pessoal em Cristo, no sacramento-mor do amor, da
caridade e da misericórdia de Deus com a humanidade, todos nós nos tornamos um
em Cristo, Cristo em nós. Com efeito, muitos grãos de trigo se transformaram no
pão que será convertido no Corpo de Cristo. Muitos grãos de uva foram prensados
para se tornarem o vinho que será convertido em Sangue de Cristo. Muitas almas,
como grãos, serão incorporados ao próprio Cristo na unidade: somos todos ‘um’
em Cristo!
Tomai tento, pois, ó cristãos: sejais
almas privilegiadas no banquete eucarístico, afastando de vossos pensamentos e
sentimentos quaisquer adornos emotivos ou superficiais diante dos sagrados
mistérios; que a consumação de vossa alma seja completa e profunda em Cristo na
Santa Comunhão; que uma miríade de graças santificantes possa elevar as almas
de verdadeiros cristãos para maior glória da Santa Igreja e da cristandade. E,
particularmente, que um grande número de santas comunhões possa constituir um
ato de reparação completa e de desagravo agradável a Deus diante de tantas
blasfêmias, indiferentismo, sacrilégios e aberrações cometidas contra a Santa
Eucaristia, em tantas missas e em tantos lugares, como frutos apodrecidos de
uma perda singular do conceito do sagrado e da consequente dessacralização dos
santos mistérios.
Revelação de
Jesus a Santa Faustina (Diário da
Misericórdia Divina)
‘Ah! Como
Me dói que as almas se unam tão pouco Comigo na Santa Comunhão! Espero
pelas almas e elas se mostram indiferentes. Amo-as tão afetuosa e sinceramente
e elas não confiam em Mim. Quero cobri-las de graças e não querem aceitá-las.
Procedem Comigo como com alguma coisa inanimada e, no entanto, tenho o Coração
cheio de amor e misericórdia'.
Revelação de
Nossa Senhora ao Pe. Gobbi (Movimento
Sacerdotal Mariano):
'Hoje, o meu
Coração de Mãe está triste e profundamente ferido porque, ao redor da
presença divina de Jesus na eucaristia, vejo tanto vazio, tanto abandono, tanto
desleixo, tanto silêncio (indiferença) ... Circundai Jesus Eucarístico
de flores e de luzes; cercai-O de delicada atenção;aproximai-vos dEle com
gestos profundos de genuflexão e adoração. Quero ... que o culto
eucarístico volte a reflorir cada vez mais intensamente em
toda a Igreja. Agora deve terminar esta profunda crise de piedade para
com a Eucaristia, que contaminou toda a Igreja, e que foi causa de tanta
infidelidade e da difusão de uma tão vasta apostasia'.
Exemplos de Aberrações Litúrgicas na Santa Eucaristia:
Jesus Cristo, por inteiro presente na
Sagrada Eucaristia, em corpo, sangue, alma e divindade, sob as aparências do
pão e do vinho, tende piedade de nós!
Eucaristia I: Primeira Parte (Primeiro Domingo de Agosto)
Eucaristia II: Segunda Parte (Segundo Domingo de Agosto)
Eucaristia III: Terceira Parte (Terceiro Domingo de Agosto)
Eucaristia IV: Quarta Parte (Quarto Domingo de Agosto)
Eucaristia V: Quinta Parte (Primeiro Domingo de Setembro)
Eucaristia VI: Sexta Parte (Segundo Domingo de Setembro)
Eucaristia VII: Sétima Parte (Terceiro Domingo de Setembro)
Eucaristia VIII: Oitava Parte (Quarto Domingo de Setembro)
Eucaristia IX: Nona Parte (Quinto Domingo de Setembro)
Eucaristia VI: Sexta Parte (Segundo Domingo de Setembro)
Eucaristia VII: Sétima Parte (Terceiro Domingo de Setembro)
Eucaristia VIII: Oitava Parte (Quarto Domingo de Setembro)
Eucaristia IX: Nona Parte (Quinto Domingo de Setembro)