terça-feira, 20 de janeiro de 2026

EXAME DE CONSCIÊNCIA (VII)

    

VII. Exame de consciência de pecados mortais

Este exame de consciência [apresentado nas postagens a seguir] pode ajudá-lo a se preparar para a confissão. No entanto, não se destina apenas a ser uma lista de verificação a ser usada antes da confissão. O objetivo deste exame é ajudar as almas a saber quais ações ou atitudes são pecaminosas e a gravidade do pecado em particular. A esperança é que esse conhecimento sirva para impedir as pessoas de cometer esses pecados.

Três coisas são necessárias para que um pecado seja mortal: (i) matéria grave (conforme indicado no exame a seguir); (ii) conhecimento ou crença firme de que o ato é gravemente errado antes de cometê-lo; (iii) consentimento total da vontade.

Todas essas três condições devem estar presentes simultaneamente para que um pecado seja mortal. Isso significa que se você não sabia que o ato era gravemente errado, então você não é culpado de ter cometido um pecado mortal. Se você não quis cometer o ato, por exemplo, mas foi forçado ou o mesmo ocorreu por meio de um sonho, você não é culpado de ter cometido um pecado mortal.

Todos os pecados mortais cometidos desde sua última confissão devem ser confessados por tipo e número, ou seja, o nome do pecado e quantas vezes ele foi cometido. Se houver um pecado mortal do passado que foi esquecido e não foi confessado, ele deve ser exposto numa próxima confissão. Não é necessário confessar pecados veniais, mas esta é uma prática boa e piedosa.

(Excertos da obra 'An Examination of Conscience', de Fr. Robert Altier, 2002)