quinta-feira, 2 de outubro de 2025

SOBRE ANJOS E ARCANJOS


Que há anjos, muitas páginas da Sagrada Escritura o atestam. Mas é preciso saber que a palavra 'anjo' designa a sua função: 'ser mensageiro'. E chamamos 'arcanjos' aos que anunciam os grandes acontecimentos. Foi assim que o arcanjo Gabriel foi enviado à Virgem Maria; para este ministério, para anunciar o maior de todos os acontecimentos, impunha-se enviar um anjo da mais alta estirpe.

Do mesmo modo, quando se tratou de manifestar um poder extraordinário, foi Miguel que foi enviado. Na verdade, a sua ação, tal como o seu nome que quer dizer 'Quem como Deus?', faz compreender aos homens que ninguém pode realizar o que compete apenas a Deus. O antigo inimigo, que desejou por orgulho fazer-se semelhante a Deus, dizia: 'Eu subirei aos céus; erigirei o meu trono acima das estrelas; serei semelhante ao Altíssimo' (Is 14,13).

Mas o Apocalipse diz-nos que, no fim dos tempos, quando for abandonado à sua própria força, antes de ser eliminado pelo suplício final, ele terá de combater contra o arcanjo Miguel: 'Houve um combate nos céus: Miguel e os seus anjos combateram contra o Dragão. E também o Dragão combatia com os seus anjos; mas não venceu e foi precipitado no abismo' (Ap 12,7).

À Virgem Maria, foi então Gabriel, cujo nome significa 'Força de Deus', que foi enviado; não é verdade que ele vinha anunciar aquele que quis manifestar-se numa condição humilde, para triunfar do orgulho do demônio? Foi, pois, pela 'Força de Deus' que foi anunciado aquele que vinha como 'o Senhor dos exércitos, poderoso nos combates' (Sl 23,8).

Quanto ao arcanjo Rafael, o seu nome significa 'Deus cura'. Na verdade, foi ele que livrou das trevas os olhos de Tobias, tocando-os como toca um médico vindo do céu (Tb 11,17). Aquele que foi enviado para cuidar o justo na sua enfermidade merece bem ser chamado 'Deus cura'.

(São Gregório Magno)

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

LADAINHA DE SANTA TERESINHA DE JESUS


Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos agradeço todos os favores e todas as graças com que enriquecestes a alma de vossa serva Teresa do Menino Jesus durante os 24 anos que passou na Terra. Pelos méritos de tão querida santa, concedei-me a graça que ardentemente vos peço [fazer o pedido por intercessão se Santa Teresinha], se este estiver conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma.

Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo, mais uma vez, sua promessa de que ninguém vos invocaria em vão, derramando sobre nós uma chuva de rosas.

 Santa Teresinha do Menino Jesus, 
Rogai por nós. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém. [repetir após cada uma das 24 invocações abaixo]
 Pequena Rosa de Jesus, ...
 Filha favorita de Maria, ...
 Esposa fiel de Jesus, ...
 Mãe de inúmeras almas, ...
 Exemplo de santidade, ...
 Milagre das virtudes, ...
 Prodígio de milagres, ...
 Virgem Prudente, ...
 Heroína da fé, ...
 Anjo de caridade, ...
 Violeta da humildade, ...
 Mistica passionária, ...
 Lírio Puríssimo do Carmelo, ...
 Flor seleta da Igreja, ...
 Rosa incensada de amor, ...
 Mártir de amor, ...
 Mensageira da Paz, ...
 Encanto do Céu e da Terra, ...
 Padroeira das Missões, ...
 Semeadora de rosas, ...
 Mestra da infância espiritual, ...
 Advogada dos sacerdotes, ...
 Aquela que prometeu passar o seu Céu fazendo o bem na Terra, ...