terça-feira, 7 de outubro de 2025

OS CINCO CAMINHOS DA CONVERSÃO

 

Querem que eu lhes indique os caminhos da conversão? São numerosos, variados e diferentes, mas todos conduzem ao céu. 

O primeiro caminho da conversão é abominar os nossos pecados: 'Comece a confessar os seus pecados para ser justo' (Is 43,26). Isso porque diz o profeta: 'Eu disse a mim mesmo: confessarei ao Senhor as minhas culpas. E tu perdoarás a minha falta e o meu pecado' (Sl 31,5). Condene você mesmo as faltas que cometeu e isso será suficiente para que o Mestre o ouça. Quem condena os seus pecados terá mais cuidado para não recair neles...

Há um segundo caminho que não é inferior ao primeiro: não guardar rancor de nossos inimigos, dominar nossa ira para perdoar as ofensas que nos infligem, porque assim obteremos o perdão das ofensas contra o Mestre. É a segunda maneira de obter a purificação de nossas faltas. 'Se perdoardes aos vossos devedores' - diz o Senhor - 'o meu Pai que está nos céus também perdoará as vossas faltas' (Mt 6,14).

Queres conhecer o terceiro caminho da conversão? É a oração fervorosa e atenta do fundo do coração. E o quarto caminho é a esmola, que tem um poder considerável e indescritível... 

O quinto caminho é o da modéstia e da humildade, que não são meios menores para destruir o pecado pela raiz. Temos como testemunho disso o publicano que não podia proclamar suas boas ações, mas em vez disso ofereceu sua humildade e depositou diante do Senhor o pesado fardo de suas faltas (Lc 18,9-).

Acabamos de indicar cinco caminhos para a conversão... Não fique inativo, mas avance todos os dias por esses caminhos! Eles são fáceis e, apesar de suas misérias, você é capaz de segui-los fielmente. 

(São João Crisóstomo)