quinta-feira, 31 de agosto de 2023

O CÉU É UM LUGAR


Céu significa o lugar e, especialmente, a condição de suprema bem-aventurança. Se Deus não tivesse criado corpos, mas unicamente puros espíritos, o Céu não teria de ser um lugar; seria apenas como o estado dos anjos, que se regozijam em Deus.

Mas, na verdade, o Céu é também um lugar. Lá encontramos a humanidade de Jesus, a bem aventurada Virgem Maria, os anjos e as almas dos santos. Embora não possamos dizer com certeza onde se encontra esse lugar, ou qual é a sua relação com o Universo, a revelação não nos permite duvidar da sua existência.

A Igreja ensina como doutrina da Fé, definida pelo Papa Bento XII: 'As almas de todos os santos estão no Céu antes da ressurreição dos corpos e do Julgamento Final. Eles vêem a essência divina por uma visão que é intuitiva e facial, sem a intermediação de qualquer criatura. Por causa desta visão na qual desfrutam da essência divina, eles são verdadeiramente bem aventurados, têm a vida eterna e o repouso eterno'.

O Concílio de Florença diz que as almas em estado de graça, depois de purificadas, entram no Céu, veem Deus trino como Ele É em si mesmo, com um grau maior ou menor de perfeição, de acordo com os seus méritos durante a vida terrena.
(Pe. Reginald Garrigou-Lagrange)