segunda-feira, 25 de julho de 2016

SANTOS E MÁRTIRES (VII)

SÃO CRISTÓVÃO


Embora seja um dos santos mais venerados da Igreja, pouco se conhece historicamente da vida de São Cristóvão. A sua referência tem origem em lendas que se perdem no tempo e que o descrevem como um gigante que, prostrado à beira de um rio muito caudaloso, fazia valer a sua força e a sua altura para ajudar as pessoas a atravessá-lo.

Eis que de uma certa feita, tal travessia lhe foi solicitada por um menino muito formoso. E, acostumado à tarefa, o gigante se dispôs de imediato a fazê-la. À medida que avançava pelas águas, porém, o peso da criança tornava-se assustadoramente maior, a ponto de submergi-los. Arfando e espumando de cansaço sob o peso descomunal e, amparado em um longo bastão em que se apoiava no fundo do rio, o gigante conseguiu reunir todas as suas forças remanescentes e finalmente depositar a criança em segurança na margem oposta, após uma luta tremenda contra os seus próprios músculos e resistência.

Limpando o suor do rosto em fogo, com as narinas dilatadas e sorvendo sofregamente o ar que lhe fugia dos pulmões, Cristóvão virou-se para o menino com voz entrecortada:

'O mundo não é mais pesado do que tu!'

E o menino, sorrindo-lhe docemente, retrucou:

'Tu levaste sobre os ombros mais do que o mundo todo, levaste o seu próprio Criador e Aquele a quem deves servir'.

E assim se deu a conversão de Cristóvão - 'aquele que carrega o Cristo'. O santo é retratado comumente levando o menino Jesus às costas e passou a ser invocado como o protetor dos condutores de veículos e pelos viajantes de maneira geral. O Martirológio Romano confirma de forma resumida o martírio desse varão católico: tendo sido ferido com varas de ferro e preservado da violência do fogo pelo poder de Jesus Cristo, foi finalmente transpassado por flechas e recebeu o martírio pela decapitação.