quinta-feira, 21 de julho de 2016

FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO


São Cipriano (séc. III): 'Não há salvação fora da Igreja'

Credo de Santo Atanásio (séc. IV), oficial da Igreja Católica: 'Todo aquele que queira se salvar, antes de tudo é preciso que mantenha a fé católica; e aquele que não a guardar íntegra e inviolada, sem dúvida perecerá para sempre (...) esta é a fé católica e aquele que não crer fiel e firmemente, não poderá se salvar'.

Papa Inocêncio III (1198 - 1216): 'De coração cremos e com a boca confessamos uma só Igreja, que não de hereges, só a Santa, Romana, Católica e Apostólica, fora da qual cremos que ninguém se salva'.

IV Concílio de Latrão (1215), infalível, Cânon I: '...Há apenas uma Igreja universal dos fiéis, fora da qual absolutamente ninguém é salvo...'

Papa Bonifácio VIII (1294 - 1303): 'Por apego da fé, estamos obrigados a crer e manter que há uma só e Santa Igreja Católica e a mesma apostólica e nós firmemente cremos e simplesmente a confessamos e fora dela não há salvação nem perdão dos pecados (...) Assim o declaramos, o decidimos, definimos e pronunciamos como de toda necessidade de salvação para toda criatura humana'

Concílio de Florença (1438 - 1445): 'Firmemente crê, professa e predica que ninguém que não esteja dentro da Igreja Católica, não somente os pagãos, mas também, judeus, os hereges e os cismáticos, não poderão participar da vida eterna e irão para o fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos, a não ser que antes de sua morte se unirem a Ela...'

O Concílio infalível de Trento (1545 - 1563) além de condenar e excomungar os protestantes, reiterou tudo o que os Concílios anteriores declararam, e ainda proferiu: '... A nossa fé católica, sem a qual é impossível agradar a Deus..."

Papa Pio IV (1559 - 1565), um dos papas do Concílio de Trento: '... Esta verdadeira fé católica, fora da qual ninguém pode se salvar...' (Profissão de fé da Bula Iniunctumnobis de 1564)

Papa Benedito IV (1740 - 1758): 'Esta fé da Igreja Católica, fora da qual ninguém pode se salvar...'

Papa Gregório XVI (1831 - 1846), Mirari Vos: 'Outra causa que tem acarretado muitos dos males que afligem a Igreja é o indiferentismo, ou seja, aquela perversa teoria espalhada por toda a parte, graças aos enganos dos ímpios e que ensina poder-se conseguir a vida eterna em qualquer religião, contanto que se amolde à norma do reto e honesto. Podeis com facilidade, patentear à vossa grei esse erro tão execrável, dizendo o Apóstolo que há um só Deus, uma só fé e um só batismo (Ef 4,5): entendam, portanto os que pensam poder-se ir de todas as partes ao Porto da Salvação que, segundo a sentença do Salvador, eles estão contra Cristo, já que não estão com Cristo (Lc 11,23) e os que não colhem com Cristo dispersam miseravelmente, pelo que perecerão infalivelmente os que não tiverem a fé católica e não a guardarem íntegra e sem mancha (Simb. Sancti Athanasii).

Erros condenados pelo Papa Pio IX (1846 - 1878), no Syllabus:

15a 'É livre a qualquer um abraçar e professar aquela religião que ele, guiado pela luz da razão, julgar verdadeira'.

16a 'No culto de qualquer religião podem os homens achar o caminho da salvação e alcançar a mesma eterna salvação'

17a 'Pelo menos deve-se esperar o bem da salvação eterna daqueles todos que não vivem na verdadeira Igreja de Cristo'

18a 'O protestantismo não é senão outra forma da verdadeira religião cristã na qual se pode agradar a Deus do mesmo modo que na Igreja Católica'.

(...) 'não temem fomentar a opinião desastrosa para a Igreja Católica e a salvação das almas, denominada por Nosso Predecessor, de feliz memória, de ‘loucura’ (Mirari Vos) de que a ‘liberdade de consciência e de cultos é direito próprio e inalienável do indivíduo que há de proclamar-se nas leis e estabelecer-se em todas as sociedades constituídas; (...) Portanto, todas e cada uma das opiniões e perversas doutrinas explicitamente especificadas neste documento, por Nossa autoridade apostólica, reprovamos, proscrevemos e condenamos; queremos e mandamos que os filhos da Igreja as tenham, todas, por reprovadas, proscritas e totalmente condenadas' (Pio IX, em Quanta Cura)

Papa Leão XIII (1878 - 1903), encíclica Libertas Praestantissimum: ... 'oferecer ao homem liberdade (de culto) de que falamos, é dar-lhe o poder de desvirtuar ou abandonar impunemente o mais santo dos deveres, afastando-se do bem imutável, a fim de se voltar para o mal. Isto, já o dissemos, não é liberdade, é uma escravidão da alma na objecção do pecado'

Papa Pio XI (1922 - 1939), em Mortalium Animus: 'Os esforços [do falso ecumenismo] não têm nenhum direito à aprovação dos católicos porque eles se apoiam sobre esta opinião errônea que todas as religiões são mais louváveis naquilo que elas revelam, e traduzem todas igualmente, se bem que de uma maneira diferente, o sentimento natural e inato que nos leva para Deus e nos inclina ao respeito diante de seu poder (...) Os infelizes infestados por esses erros sustentam que a verdade dogmática não é absoluta, mas relativa, e deve pois, se adaptar às várias exigências dos tempos e lugares às diversas necessidades das almas'

São Pio X (1903 - 1914), no Catecismo Maior:

149 - Que é a Igreja Católica?

A Igreja Católica é a sociedade ou reunião de todas as pessoas batizadas que, vivendo na terra, professam a mesma fé e a mesma lei de Cristo, participam dos mesmos sacramentos, e obedecem aos legítimos Pastores, principalmente ao Romano Pontífice.

153 - Então não pertencem à Igreja de Jesus Cristo as sociedades de pessoas batizadas que não reconhecem o Romano Pontífice por seu chefe?

Todos os que não reconhecem o Romano Pontífice por seu chefe, não pertencem à Igreja de Jesus Cristo.

156 - Não poderia haver mais de uma Igreja?

Não pode haver mais de uma Igreja, porque, assim com há um só Deus, uma só fé e um só Batismo, assim também não há nem pode haver senão uma só Igreja verdadeira.

168 - Pode alguém salvar-se fora da Igreja Católica, Apostólica, Romana?

Não. Fora da Igreja Católica, Apostólica, Romana, ninguém pode salvar-se, como ninguém pôde salvar-se do dilúvio fora da Arca de Noé, que era figura desta Igreja.