sexta-feira, 1 de julho de 2016

GALERIA DE ARTE SACRA (XXII)

ALTAR DE GHENT

O chamado 'altar ou retábulo de Ghent' é um painel articulado de grandes dimensões, executado provavelmente no período 1430 - 1432, e cuja autoria é comumente atribuída ao pintor flamengo Jan Van Eick. O pórtico central, constituído por quatro painéis maiores, é articulado a duas portinholas laterais, cada uma contendo outros quatro painéis menores, pintados em ambos os lados e passíveis de serem mantidos abertos ou fechados sobre o pórtico central. Tal disposição permite a montagem do pórtico em duas perspectivas completamente distintas.

(i) Pórtico Aberto


O painel superior representa a Santíssima Trindade ao centro, identificada pela tripla tiara na cabeça, tendo a figura de Nossa Senhora à esquerda e São João Batista à direita, Os painéis laterais representam as milícias celestes que entoam glórias a Deus. Nos painéis extremos, estão representadas as figuras nuas de Adão e Eva.

O painel inferior comporta cinco painéis que representam em conjunto a cena da adoração do Cordeiro de Deus, com vários grupos de pessoas reunidas ao seu redor que representam, em sequência do centro para fora, os santos e mártires, os cavaleiros de Cristo, os juízes e os homens justos.

(ii) Pórtico Fechado


No pórtico fechado, a cena principal é a da Anunciação do Anjo à Virgem Maria. Na parte superior, estão representados alguns profetas do Antigo Testamento que previram a vinda do Filho de Deus. Na parte inferior, estão representados São João Batista e São João Evangelista na forma de estátuas e, nos painéis limites, aparecem ajoelhados o casal de nobres que financiou a obra.