domingo, 11 de janeiro de 2015

O BATISMO DE JESUS

Páginas do Evangelho - Batismo do Senhor

O Batismo de Cristo - Bartolomé Murillo (1618 - 1682)

No Batismo do Senhor, encerra-se na liturgia o tempo do Natal e manifesta-se em plenitude a divindade de Cristo. Nas águas do Jordão, João Batista realizava um batismo de penitência, de caráter muito mais relativo que o Batismo Sacramental a ser instituído mais tarde por Jesus, como o próprio profeta externava: 'Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo' (Mc 1, 8).

O Batismo de Jesus constitui, ao contrário, um ato litúrgico por excelência, pois o Senhor se manifesta publicamente em sua missão salvífica. Chega ao fim o tempo dos Profetas: o Messias tão anunciado torna-se realidade diante o Precursor nas águas do Jordão. O batismo de Jesus é um ato de extrema humildade e de misericórdia de Deus: assumindo plenamente a condição humana, Jesus quis ser batizado por João não para se purificar, pois o Cordeiro sem mácula alguma não necessitava do batismo, mas para purificar a humanidade pecadora sob a herança dos pecados de Adão. Ao santificar as águas do Jordão e nelas submergir os nossos pecados, Jesus santificou todas as águas do Batismo Sacramental de todos os homens assim batizados.

Após ter recebido o batismo de João, Jesus 'viu o céu se abrindo e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.' (Mc 1, 10). Nas margens do Jordão, no mistério insondável do Filho na intimidade com o Pai, manifesta-se pela primeira vez a Santíssima Trindade, ratificada pela pomba e pela voz que vem do Céu: 'Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer' (Mc 1, 11). Amado por Deus, Jesus se submeteu ao batismo de João para nos tornar também herdeiros da graça santificante, limpos de toda mácula do pecado e filhos amados por Deus: 'Quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus' (Jo 3, 5).

No Jordão, igualmente, manifestou-se por inteiro o perdão e a misericórdia de Deus e a graça da salvação humana por meio do batismo. Com o batismo de Jesus, e a partir do batismo de Jesus, tem início a vida pública do Messias preanunciado por gerações. Esta liturgia marca o início do Tempo Comum, período em que a Igreja acompanha, a cada domingo, a cada semana, as pregações, ensinamentos e milagres de Jesus sobre a terra, o tempo em que o próprio amor de Deus habitou em nós.