terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

TESOURO DE EXEMPLOS (204/206)

204. PENSAI NO VOSSO FIM!

Quando Otão III, imperador da Alemanha, impelido pela extraordinária fama de santidade e dos milagres de São Nilo, foi visitá-lo e ofereceu-lhe magníficos presentes, o santo, agradecendo humildemente, assegurou-lhe que em sua pobreza era tão rico, que não carecia de coisa alguma.
➖ Se não quereis aceitar os meus presentes - replicou o imperador - ao menos pedi-me alguma graça para que se não diga que um monarca veio pedir-vos conselhos com as mãos vazias.
➖ Isto sim - respondeu o santo com o rosto iluminado - isto sim. Uma graça, uma só graça desejo muitíssimo, que é: 'Pensai no vosso fim!'

O imperador prometeu não se esquecer daquela recomendação. Feliz foi pois, tendo apenas 22 anos, quando ainda esperava grandes triunfos políticos e quando a sua noiva vinha da Grécia para a ltália, trazendo em dote grandes tesouros e terras, ele morreu em Paternó.

205. O MUNDO É ENGANADOR

Regressando Cristóvão Colombo da América, espalhou-se por toda a Europa a notícia desta região maravilhosa, onde os frutos eram tão grandes que quebravam os galhos das árvores e as montanhas escondiam ouro e prata e as crianças brincavam com pérolas. 

Acudiram então muitos aventureiros desejosos de riquezas e fortunas. Por meio de táticas de dissimulação, aproximaram-se dos índios e, enganando-os, trocavam espelhos, campainhas e outras bagatelas por barras de ouro e prata. E se alguns, percebendo o engano, não queriam dar a verdadeira riqueza em troca de ninharias, obrigavam-nos com violência e até os matavam.

A indignação que sentis ao pensar nessa ignóbil astúcia e crueldade ajudar-vos-á a compreender o que é mundo. O mundo é um mercado diabólico. Satanás sabe que, pelos méritos de Jesus Cristo, possuímos riquezas inestimáveis; conhece, também, a nossa ingenuidade; e por isso percorre as praças do mundo com suas mercadorias infernais (principalmente as más leituras) e muitos são os que se deixam iludir e enganar.

206. CUIDADO COM O MUNDO!

Santo Anselmo, arrebatado em êxtase, viu um grande rio cheio de imundícies e as águas coalhadas de cadáveres de homens, mulheres e crianças. Interrogando o céu sobre o significado daquela visão, foi-lhe revelado que o rio é o mundo e os náufragos são aqueles que o amam.

Essa visão seria, hoje em dia, muito mais espantosa. Por isso é preciso levantar a voz e clamar como Jeremias: 'Fugi dessa Babilônia, se quereis salvar a vossa alma'. Sim; é preciso fugir do mundo, de seus enganos, de suas loucuras, de suas obras. Não podeis servir a dois senhores!

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)