segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

A VIDA OCULTA EM DEUS: MATERNIDADE ESPIRITUAL


Deus dá à alma interior, como sua Esposa, uma verdadeira fecundidade espiritual. Assim, existem algumas almas no mundo que estão unidas a ela e devem nutrir-se dela como uma mãe alimenta os seus filhos. Não é necessário que ela conheça todas essas almas para se encarregar delas diante de Deus. Porém, às vezes, quando Ele julgar conveniente, Deus disporá de tal modo que a mãe e o filho espiritual se conheçam. Este encontro será de uma profunda alegria para ambos, totalmente espiritual e de coração. A alma interior não pode comunicar a vida divina senão do modo como o Pai a comunica ao Filho e o Filho ao Espírito Santo. A carne não possui nenhuma influência porque não há nada aqui para ela. O que nasceu do Espírito é Espírito e assim deve permanecer.

Nas origens das famílias religiosas, há sempre uma alma que vive nos cumes perto de Deus. Os problemas geralmente caem sobre ela em grande número como as gotas de uma chuva tempestuosa ou os flocos de uma tempestade de neve. Mas o amor que ela guarda em seu coração é mais forte do que tudo. E assim, o que seria motivo para a prostrar, a eleva; o que poderia extinguir a sua chama, a impele. O obstáculo torna-se uma solução e a ruína é o começo da prosperidade. Então ela assume toda a sua fortaleza e segue em frente no seu caminho, atraindo e arrastando tudo atrás de si.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte IV - Fecundidade Apostólica; tradução do autor do blog)