quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

TEMPO E OITAVAS DO NATAL


É sempre importante destacar que o Natal não contempla apenas o dia 25 de dezembro (com início solene da sua celebração na noite do dia 24 de dezembro). Na verdade, este é apenas o primeiro dia do Tempo do Natal, que transcorre desde o dia 25 de dezembro até o domingo do Batismo do Senhor de acordo com o atual calendário litúrgico e que, junto ao Tempo do Advento, constitui o período chamado de 'Ciclo do Natal'. Os oito dias entre 25 de dezembro e 1º de janeiro são chamados 'Oitava de Natal' (cuja origens remontam as grandes festas judaicas que duravam oito dias e ao simbolismo do oitavo dia, como dia simbólico da eternidade, tempo sem fim que se segue ao período de uma semana convencional dos tempos humanos). Na Oitava de Natal, são celebradas as seguintes festas particulares:

26 de dezembro - Santo Estêvão: primeiro mártir do cristianismo, símbolo de todos que morreram em nome de Cristo.

27 de dezembro - São João Evangelista: 'o discípulo amado', símbolo de todos que seriam capazes de morrer em nome de Cristo.

28 de dezembro - Santos Inocentes: símbolo de todos que morreram por Cristo sem o saber. 

Domingo da Oitava - Sagrada Família: símbolo e modelo para todas as famílias cristãs (caso o domingo coincida com o dia 1º de janeiro, a data é transferida para o dia 30 de dezembro).

1º de janeiro - Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. 

Esta semana é a mais santa de todas no ano, um tempo propício para se alcançar graças extraordinárias para toda Igreja e para todos os cristãos e, muito especialmente, para as benditas almas do Purgatório. Eis o tempo mais propício e mais especial para se rezar na intenção das almas de nossos entes queridos falecidos! 

O tempo de Natal é concluído com as seguintes datas principais:

6 de Janeiro – Solenidade da Epifania do Senhor ou Dia de Reis.
Domingo depois da Epifania – Festa do Batismo de Jesus Cristo.

No calendário litúrgico tradicional, o Tempo de Natal compreendia um período maior, que se estendia desde o dia 25 de dezembro até o dia 13 de janeiro, contemplando as seguintes festas principais:

25 de Dezembro – Nascimento do Menino Jesus.
28 de Dezembro – Massacre dos Santos Inocentes.
Domingo entre o Natal e a Oitava – Apresentação do Menino Jesus no Templo.
1 de Janeiro – Oitava de Natal.
Domingo entre a Oitava e a Epifania – Festa do Santíssimo Nome de Jesus (data transferida para o dia 02 de janeiro, no caso de não ocorrer um Domingo entre a Oitava do Natal e a Epifania).
6 de Janeiro – Epifania ou Dia de Reis.
Domingo depois da Epifania – Festa da Sagrada Família.
13 de Janeiro – Batismo de Jesus Cristo.