terça-feira, 10 de maio de 2022

NA SOLIDÃO DO DESERTO...


Os santos, os Padres da Igreja, os grandes monges contemplativos buscaram de forma determinada o retiro espiritual, o afastamento do convívio dos homens, a solidão para viver de Deus e para Deus (Imitação de Cristo - Livro I , XX.1). Os textos das Sagradas Escrituras são muitos e diversos neste sentido: Davi habitava o deserto desde tenra idade, João Batista escolheu o deserto, Jesus se retirava a lugares ermos para se colocar em oração:

'Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor te conduziu durante esses quarenta anos no deserto, para humilhar-te e provar-te, e para conhecer os sentimentos de teu coração, e saber se observarias ou não os seus mandamentos' (Dt 8, 2).

'Ele conduziu seu povo através do deserto, porque sua misericórdia é eterna' (Sl 135, 16).

'Uma voz exclama: “Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus" (Is 40, 3).

'Eu disse no deserto a seus filhos: não sigais os preceitos dos vossos pais, não imiteis as suas práticas, contaminando-vos com os ídolos' (Ez 20, 18).

'De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração' (Mc 1,35).

'A essa notícia, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube e a multidão das cidades o seguiu a pé' (Mt 14, 13).

'À Mulher foram dadas duas asas de grande águia, a fim de voar para o deserto, para o lugar de seu retiro, onde é alimentada por um tempo, dois tempos e a metade de um tempo, fora do alcance da cabeça da Serpente' (Ap 12, 14).

A santificação impõe a solidão, o retiro da alma do mundo, o recolhimento interior. Estar com Deus e em Deus impõe o deserto do corpo e da alma, a libertação do mundo exterior e do mundo interior, o domínio da imaginação, dos sentimentos e da própria vontade:

'É difícil uma árvore plantada à beira de uma estrada conservar os seus frutos até a maturidade; é difícil também para uma alma, no meio dos homens, conservar a sua inocência até o fim' (São Crisóstomo).

'Aquele que ama a solidão é invulnerável aos dardos de seus inimigos: mas aquele que se mistura com a multidão receberá feridas frequentes e cruéis' (São Nilo) . 

'A solidão é o muro e o baluarte das virtudes' (São Bernardo). 

'Aquele que habita em ti, ó solidão, eleva-se acima de si mesmo, porque tendo a alma faminta de Deus, põe-se acima de tudo o que é da terra; fica suspensa na força da contemplação, e separada do mundo, voa para o céu, e esforçando-se para ver o que é superior a tudo, despreza tudo o mais' (São Basílio).

'A solidão é a forma e a regra da sabedoria; a solidão é por si só uma predileção à virtude; afastar-se do mundo é dispor-se a ir para o Céu' (São Jerônimo).