segunda-feira, 23 de agosto de 2021

TESOURO DE EXEMPLOS (91/93)

 

91. SÃO PEDRO, APÓSTOLO

Nasceu em Betsaida, cidade da Galileia. Seu pai chamava-se Jonas, nome que por singular coincidência significa 'pomba'. Em certo sentido, todos os papas são filhos da 'pomba', porque na eleição dos mesmos influi o Espírito Santo. E São Pedro haveria de ser o primeiro papa. Tinha um irmão chamado André, e dois primos, Tiago e João, filhos de Zebedeu e pescadores, como ele no lago de Tiberíades.

Casara-se Pedro em Cafarnaum, porto famoso daquele lago, e vivia muito bem com os seus. Prova disso é que Jesus, sem dúvida a pedido de Pedro, curou-lhe a sogra. Não só era bom esposo, mas - coisa menos frequente - era também bom genro. Um dia entrou Jesus na barca de Pedro e seus companheiros e mandou que remassem para o alto mar e lançassem as redes.

➖ Mestre - disse Pedro - trabalhamos a noite inteira e não pegamos nenhum peixinho; mas, já que assim o queres, em teu nome lançarei as redes.
A pesca foi tão abundante que Pedro se lançou aos pés de Jesus, suplicando:
➖ Afasta-te de mim, Senhor; eu não sou mais que um miserável pescador.
➖ Tem confiança e segue-me. De hoje em diante serás pescador de homens.
E Pedro, abandonando tudo, seguiu prontamente a Jesus. Cristo distinguiu-o muito e prometeu-lhe que o faria seu Vigário e Chefe supremo da Igreja. Pedro, por sua vez, foi o primeiro a afirmar categoricamente que Jesus era o Filho de Deus.

Durante a última Ceia, Pedro mostrou-se excessivamente confiado nas próprias forças. Jesus, porém, disse a ele e aos outros que, quando o vissem preso e maltratado, todos o abandonariam. Pedro replicou impetuosamente:
➖ Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei.
Nosso Senhor repreendeu-o suavemente, porque sabia que o ardoroso Apóstolo o havia de negar três vezes. E assim foi. Mas Pedro, segundo contam os antigos, chorou tanto esse pecado, que as lágrimas abriram dois sulcos em suas faces.

Depois da Ressurreição, foi nomeado solenemente por Jesus Cristo como Chefe supremo da Igreja , que governou até à morte. Em Jerusalém, o rei mandou prendê-lo para, depois da Páscoa, dar-lhe a morte. Mas, ouvindo as preces dos fiéis pelo primeiro Pontífice, enviou Deus um anjo à prisão e o Apóstolo foi libertado.

Depois de ter estado em Antioquia, fixou Pedro a sua sede em Roma, de onde governou toda a Igreja. Quando Nero decretou a primeira perseguição contra os cristãos, São Pedro foi encerrado na prisão Mamertina, onde permaneceu vários meses em companhia de São Paulo. A 29 de junho do ano 67, o príncipe dos apóstolos foi crucificado sobre uma colina às margens do rio Tibre. Pediu e obteve que o pregassem na cruz de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer da mesma forma que seu divino Mestre. No lugar do glorioso martírio de São Pedro, levanta-se hoje o Vaticano, onde reside o seu sucessor, o Papa. Festa litúrgica: 29 de junho.

92. SANTA MARIA MADALENA

Nasceu provavelmente em Betânia. Foi filha, segundo Santo Antonino, de Siro e de Êucaris, ambos muito considerados por sua nobreza e fortuna. Eram seus irmãos Marta e Lázaro, a quem Jesus ressuscitou.

Maria Madalena, pela morte de seus pais, herdou o castelo da Magdala e converteu-o em palácio de prazeres mundanos. Suas paixões e as carícias, de que era alvo por causa de sua formosura, levaram-na a cometer graves pecados. Talvez por conselho de seus irmãos foi um dia ouvir a pregação de Jesus. Foi para ela a hora da graça. A grande pecadora - escreve São Gregório - começou a amar a Verdade e resolveu mudar de vida; antes, porém, quis obter o perdão de seu Mestre.

Estava Jesus à mesa em casa de um fariseu, chamado Simão. Maria de Magdala ajoelhou-se a seus pés, regou-os com suas lágrimas de arrependimento, perfumou-os com riquíssimo aroma e enxugou-os com seus próprios cabelos. O fariseu dizia consigo: 'Se este homem fosse profeta, bem saberia que é essa mulher e não consentiria que ela lhe beijasse os pés'. Mas Jesus, penetrando-lhe os pensamentos, disse:

➖ Simão, vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; ela, porém, banhou-me os pés com suas lágrimas e enxugou-os com seus cabelos. Não me deste o beijo da paz; ela, porém, não cessou de beijar-me os pés, desde que entrou. Não me ungiste a cabeça com perfume; ela, porém, ungiu-me os pés com bálsamo precioso... Pelo que te digo que lhe são perdoados os seus pecados, porque amou muito
Depois disse à pobre Madalena: 
➖ Os teus pecados te são perdoados - e acrescentou - A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Os Evangelhos contam vários outros episódios em que intervém Maria Madalena. Com São João e as santas mulheres, acompanhou Jesus durante a paixão, esteve aos pés da cruz e ajudou a amortalhar o corpo do Senhor. No domingo, foi a primeira a chegar ao sepulcro e, achando-o vazio, correu a avisar a São Pedro e a São João. Verificando o fato, voltaram para casa; Maria, entretanto, continuou a chorar junto ao sepulcro. 

Olhando para o interior do mesmo, viu dois anjos vestidos de branco, sentados um à cabeceira e o outro aos pés, que lhe perguntaram: 
➖ Mulher, por que choras?
➖ Choro - respondeu - porque levaram daqui o meu Senhor e não sei onde o puseram. 
De repente ouve passos. Volvendo o olhar, vê Jesus a quem toma pelo coveiro e lhe diz: 
➖ Se tu o tiraste daqui, dize-me onde o puseste e eu o levarei. 
Então o suposto coveiro pronunciou o seu nome: 'Maria!' Ela, reconhecendo a voz de Jesus, diz: 'Mestre!' e quis beijar-lhe os pés. Mas Jesus se opôs, dizendo: 
➖'Não me toques, porque ainda não subi ao Pai' - e a encarregou de anunciar aos discípulos a ressurreição.

Segundo antiga lenda, Santa Madalena teve de fugir da Palestina, em companhia de seus irmãos Lázaro e Marta, indo estabelecer-se em Marselha e dizem que Lázaro foi o primeiro bispo dessa cidade. A nossa santa, porém, retirada a uma gruta, passou seus últimos trinta anos de vida fazendo rigorosíssimas penitências. A Igreja celebra a festa desta santa em 22 de julho.

93. SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Nasceu de família humilde numa pequena aldeia da França em 1785. Aos oito anos guardava um pequeno rebanho e, levando consigo uma pequena imagem de Nossa Senhora, reunia os companheiros da sua idade e diante da imagem rezavam o rosário. Outras vezes, confiava à sua irmãzinha a guarda das ovelhas e procurava um lugar solitário para rezar.

Aos treze anos deixou o rebanho e começou a trabalhar na roça. 'Quando estava na roça' - conta ele mesmo - 'rezava em voz alta, se não havia ninguém perto; em voz baixa, quando havia ali algum companheiro'. Ao manejar a enxada, costumava dizer: 'É preciso arrancar a alma das más ervas'. Quando, depois de comer, os outros dormiam a sesta, eu aparentava dormir, mas continuava conversando com Deus em meu coração. Quando ouvia o relógio, dizia: 'Coragem, minha alma; o tempo passa; a eternidade chega; vivamos como condenados a morrer. E rezava uma Ave-Maria'.

Estudou para padre. Muito lhe custou passar nos exames; mas, à força de trabalho, penitência e oração, conseguiu chegar ao bom termo. Seus superiores mostraram-se benévolos com ele, porque reconheciam sua virtude e seu zelo. Foi destinado a reger a pequenina paróquia de Ars. Os moradores de Ars eram indiferentes; não iam à igreja. João Maria recorreu às suas armas favoritas: passava horas inteiras, em oração, diante do sacrário; mortificava-se, disciplinava-se e tudo oferecia a Deus para que tocasse os corações de seus paroquianos. Ao mesmo tempo, esmerava-se em tratá-los com amor e prodigalizar-se conselhos e esmolas.

Pouco a pouco fez-se o milagre, e Ars começou a ser uma paróquia exemplar. A fama da santidade do cura de Ars transpôs fronteiras não só daquela aldeia, mas até da França. Milhares e milhares de pessoas chegavam de toda a parte para confessar-se com o santo, ouvir os seus sermões, solicitar seus milagres. Em 1840, contaram-se mais de 20.000 peregrinos, e esse número continuou aumentando.

Levantava-se, invariavelmente, à meia-noite para dirigir-se à igreja e sentar-se no confessionário. Os penitentes sucediam-se sem interrupção até às sete da manhã, hora em que o vigário celebrava. Terminada a missa, outra vez confissão até às onze. Subia, então, ao púlpito e fazia a sua instrução catequética. Saia da igreja ao meio-dia. Dois guardas precisavam defendê-lo dos empurrões do povo, pois todos queriam vê-lo, falar-lhe, tocá-lo, receber a sua bênção ou guardar alguma palavra sua. Às 13 horas, novamente confissões até à reza da noite.

Perguntaram-lhe uma vez:
➖ Se Deus vos permitisse escolher entre estas duas coisas: ir para o céu, agora mesmo, ou ficar na terra, até o fim do mundo, trabalhando na conversão dos pecadores, que faríeis?
➖ Ficaria na terra.
➖ Até o fim do mundo?
➖ Sim, até o fim do mundo.
➖ Mas, com tanto tempo ainda, não vos levantaríeis tão de madrugada, não é?
➖ Ah! meu amigo; levantar-me-ia como agora, à meia-noite, e seria o mais feliz dos servidores de Deus.

Gozava do dom da profecia e penetrava no mais secreto das vidas e das consciências. Gente não disposta a confessar-se, ou resolvida a fazê-lo mal, ficava surpreendida quando o santo lhe recordava os pecados ocultos, e saía chorando do confessionário. Dissipava as dúvidas com muita facilidade. Fez grandes e inúmeros milagres tanto em vida como depois da morte, cuja data ele mesmo anunciou com exatidão. A 4 de agosto [no original, data indicada como 09 de agosto], aos setenta e três anos de idade, sua alma voou para o céu, onde goza e gozará do prêmio eterno de seus trabalhos e penitências. Festa litúrgica: 4 de agosto.

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)


ver PÁGINA: TESOURO DE EXEMPLOS